Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Brotoeja

Um excelente remédio caseiro para a brotoeja é fazer um banho com aveia, ou aplicar um gel de babosa, pois elas possuem propriedades que ajudam a diminuir a coceira e a acalmar a irritação da pele.

A brotoeja é uma reação da pele ao suor, muito comum em bebês e crianças, mas que também pode afetar os adultos, principalmente aqueles que se encontram acamados, especialmente nos dias mais quentes do ano. Normalmente a brotoeja não requer nenhum tratamento específico, sendo indicado manter a pele sempre limpa e devidamente seca.

No entanto, para aliviar a vermelhidão e a coceira, pode ser útil utilizar alguns dos seguintes remédios caseiros:

1. Gel de babosa

Remédios caseiros para Brotoeja

A babosa é uma planta medicinal com ácido fólico, vitaminas e cálcio na sua constituição, que têm propriedades cicatrizantes, nutritivas, regeneradoras, hidratantes e anti-inflamatórias e deve ser preparada da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 2 folhas de babosa;
  • Toalha.

Modo de preparo:

Cortar 2 folhas de Babosa ao meio e com a ajuda de uma colher, extrair o gel de dentro da folha para um recipiente e de seguida humedecer uma toalha limpa com o gel e passar nas regiões com brotoeja cerca de 3 vezes ao dia. Veja outros benefícios desta planta medicinal.

2. Água de aveia

Remédios caseiros para Brotoeja

A aveia apresenta muitas propriedades que promovem a saúde e bom funcionamento do organismo, graças aos seus componentes como ácido pantotênico, beta-glucanos, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos. Como apresenta propriedades calmantes e protetoras da pele, é ótimo para tratar a brotoeja.

Ingredientes:

  • 25 g de aveia
  • 1 litro de água fria

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e reservar. Tomar banho diário com sabonete adequado ao tipo de pele e depois passar a água com a aveia pelo corpo, numa temperatura mais próxima à da pele, porque a água morna tende a piorar a coceira e a água fria pode ser desconfortável.

No caso do bebê, antes de retirar o bebê do banho deve-se trocar a água da banheira e depois acrescentar a mistura, deixando o bebê dentro de água por cerca de 2 minutos.

3. Compressas de Camomila

Remédios caseiros para Brotoeja

A camomila é ótima para tratar problemas de pele como a brotoeja, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que acalmam a coceira e a vermelhidão. Assim podem-se colocar compressas de camomila no local afetado, preparando-as da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 ml de água fervente; 
  • Pano.

Modo de preparo:

Deitar as flores na água quente e deixar repousar durante 15 minutos e a seguir filtrar a mistura, e embeber no pano. Estas compressas devem ser aplicadas de manhã e à noite, conforme a necessidade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...