Neem (óleo de Neem): para que serve e como usar

Atualizado em abril 2024
Evidência científica

O Neem, é uma árvore indiana rica em isoprenóides, nimbolida e nimbidina, que são compostos fitoquímicos com ação antifúngica, antiparasitária e antisséptica que ajudam a tratar problemas como acne, caspa, psoríase e catapora.

Além disso, o Neem, conhecido também como nim, árvore-sagrada, ou árvore-da-vida, também contém substâncias bioativas com ação repelente, como azadiractina e meliantrol, que ajudam a combater carrapatos, moscas e mosquitos.

O óleo de Neem é o produto mais conhecido dessa árvore, que pode ser encontrado na forma líquida, ou como ingrediente em shampoos, cremes dentais, repelentes, desodorantes e sabonetes. Além disso, o Neem também pode ser encontrado em pó e na forma de folhas, para o preparo de chás.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve o Neem

O Neem pode ser usado para auxiliar no tratamento de situações como:

1. Ajudar no tratamento de problemas na pele

Por possuir ação antibacteriana, antisséptica, antifúngica, anti-inflamatória, o óleo de Neem pode ser aplicado na pele para ajudar no tratamento de problemas como eczema, psoríase, feridas alergias, furúnculo, micoses, catapora e verrugas.

2. Tratar alterações na boca e gengiva

O Neem contém nimbolida, azadiractina, nimbidina e nimbina, que são compostos fitoquímicos com propriedades bactericidas, antissépticas e analgésicas. Por isso, o Neem pode ser usado para tratar alterações na boca, como gengivite, dor de dente e candidíase.

Além disso, por ter ação bactericida, o Neem também ajuda a prevenir o surgimento da placa bacteriana, uma película invisível com bactérias que se forma sobre os dentes, podendo causar cáries e tártaro. Conheça melhor o que é a placa bacteriana.

3. Manter a saúde dos cabelos

Por diminuir o excesso de oleosidade e seborreia no couro cabeludo, o uso tópico de Neem ajuda a manter a saúde dos cabelos, evitando a queda e a caspa.

O Neem também tem ação antiparasitária e inseticida, ajudando no tratamento contra os piolhos. Veja outras dicas para o tratamento dos piolhos.

4. Repelir insetos

Por possuir substâncias com ação repelente, como azadiractina, salamina, vilasinina e meliantrol, o Neem é usado no preparo de inseticidas e repelentes, ajudando a combater carrapatos, moscas, pulgas, baratas e mosquitos.

5. Ajudar no tratamento da acne

O Neem tem ação fungicida, antiparasitária, antibacteriana e anti-inflamatória, ajudando no tratamento da acne por inibir e combater as bactérias responsáveis por essa inflamação.

6. Ajudar no controle da glicose

Alguns estudos[1] [2] mostram que a ingestão do extrato de folhas e da casca de Neem pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

No entanto, ainda são necessários estudos em seres humanos para comprovar esse possível benefício do Neem.

7. Manter a saúde do fígado

Por conter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o Neem pode manter a saúde do fígado, protegendo esse órgão contra os danos causados pelo uso de medicamentos e pelos radicais livres, por exemplo.

Entretanto, estudos científicos em seres humanos ainda são necessários para se comprovar esses benefícios no Neem à saúde do fígado.

Como usar

O Neem pode ser encontrado na forma de óleos. Além disso, o Neem também é usado na fabricação de shampoos, cremes dentais, repelentes, desodorantes e sabonetes, e pode ser encontrado na forma de folhas ou em pó para o preparo de chás.

1. Óleo de Neem

O óleo de Neem pode ser aplicado puro, ou diluído em outros óleos vegetais, para ajudar no tratamento de problemas de pele e cabelos. Além disso, esse óleo também pode ser usado para o preparo de repelentes naturais.

Para isso, basta higienizar a pele ou o couro cabeludo e secar bem. Após, diluir 2 a 3 gotas do óleo de Neem em 1 colher de sopa de óleo vegetal de jojoba, rosa mosqueta ou abacate e aplicar no couro cabeludo ou na pele 1 vez por semana.

Para o preparo de um repelente natural, basta diluir 3 gotas de óleo de Neem em 1 colher de sopa de óleo de coco ou jojoba. Misturar bem e aplicar sobre a pele.

2. Chá de Neem

Para fazer o chá, basta ferver 1 litro de água. Após apagar o fogo, adicionar 5 folhas de Neem à água, tampar a panela, ou chaleira, e deixar repousar por 5 minutos. Coar a beber.

No entanto, é importante lembrar que ainda não existem estudos que comprovem a segurança e a dosagem adequada do chá de Neem. Por isso, o uso desse chá deve ser feito somente sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

3. Neem em pó

O Neem em pó também pode ser usado em máscaras para ajudar no tratamento de alterações no rosto e boca. Para o rosto, pode-se diluir 1 colher de sopa de Neem em pó em 1 colher de sopa de mel e aplicar no rosto limpo e seco. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar em água corrente e morna. Usar essa mistura 1 vez por semana.

Já para os cabelos, deve-se diluir 1 colher de chá de Neem em pó em 2 colheres de sopa de água. Após lavar e secar os cabelos, aplicar a mistura no couro cabeludo. Deixar repousar por 15 minutos e enxaguar com água morna. Essa mistura pode ser usada 1 vez por semana.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de Neem deve ser feita somente sob orientação do nutricionista ou fitoterapeuta, pois o seu consumo por longos períodos e em excesso pode provocar problemas no fígado ou rins.

Quem não deve usar

O uso do Neem na forma de óleo, em pó ou chás não é recomendado para crianças. Assim como essa planta não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Por não existirem estudos que confirmem a segurança da ingestão de Neem, o uso do chá dessa planta deve ser feito somente sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Vídeos relacionados