Remédio caseiro para bolhas nos pés

julho 2018

Um excelente remédio caseiro para as bolhas nos pés é fazer um escalda-pés com eucalipto e depois colocar uma compressa com calêndula por cima da bolha durante 30 minutos, até a bolha cicatrizar.

No entanto, outras opções, como o escalda-pés de equinácea ou o gel de babosa também podem ser utilizadas para aliviar a dor e acelerar a recuperação, já que possuem excelentes propriedades que promovem a cicatrização da pele.

As bolhas nos pés surgem devido ao atrito entre a pele e o sapato ou a meia, ou quando se anda descalço, com o chão. Com o atrito, a camada mais externa da pele se descola da camada mais interna e sobe, ficando esse espaço preenchido com líquido. A bolha não deve ser estourada, pois o risco de infecção é grande. Além disso, se a bolha estourar sozinha, é importante não retirar a casca porque ela protege a pele de infeccionar.

1. Escalda-pés com eucalipto

O escalda-pés com eucalipto é ótimo para combater as bolhas causadas por sapatos porque tem ação antisséptica, desinfetante e anti-inflamatória, ajudando a aliviar a inflamação da bolha e a prevenir que ela infeccione.

Ingredientes

  • 1 balde com água morna;
  • 4 gotas de óleo essencial de eucalipto ou folhas de eucalipto.

Modo de preparo

Colocar a água morna em uma bacia de modo a cobrir os pés, adicionar as gotas do óleo essencial e mergulhar os pés na bacia por cerca de 20 minutos.

Caso se faça o escalda pés com as folhas, deve-se adicionar 2 a 3 punhados de folhas na água e esperar 10 minutos antes de colocar os pés.

2. Compressa de calêndula

A compressa de calêndula deve ser feita após um escalda-pés e é ótima para aliviar a dor, porque a calêndula é analgésica, anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, ajudando o inchaço da bolha e a acelerar a sua cicatrização.

Ingredientes

Modo de preparo

Amassar as folhas e flores da calêndula em uma compressa ou pano limpo e colocar por cima da bolha durante 30 minutos.

Depois de aplicar a compressa de calêndula, deve-se cobrir a bolha com um curativo próprio para bolhas, de preferência, principalmente se tiver que andar de sapatos. Caso contrário, deve-se preferir andar de chinelos nos primeiros dias, colocando apenas um band-aid no local da bolha.

3. Escalda-pés com equinácea

Um bom remédio caseiro para bolhas é fazer o seguinte escalda-pés com o chá de equinácea, pois ajuda a reduzir a inflamação, aliviando a dor.

Ingredientes

  • 4 colheres (de chá) de equinácea;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água fervente numa bacia ou balde e depois acrescentar a equinácea. Quando estiver morna, deve-se mergulhar os pés na água por 20 minutos e, por fim, secar bem os pés muito bem.

4. Gel de babosa

Outro ótimo remédio caseiro para cicatrizar bolhas nos pés é a babosa porque possui propriedades que ajudam a cicatrizar a pele de forma mais rápida.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa.

Modo de preparo

Cortar a folha de babosa, retirar o seu gel e aplicar o gel diretamente sobre as bolhas, com uma suave massagem. A seguir, deve-se cobrir com um band-aid.

Uma dica importante para ajudar no tratamento das bolhas é não estourá-las, mas se isto acontecer de forma acidental, não se deve retirar a pele que formava a bolha e é preciso ter o cuidado de não usar sapatos fechados até que a pele esteja totalmente regenerada.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.