Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 remédios caseiros para Erisipela

A erisipela surge quando uma bactéria do tipo Streptococcus consegue penetrar na pele através de uma ferida, provocando uma infecção que leva ao surgimento de sintomas como manchas vermelhas, inchaço, dor intensa e, até, bolhas.

Embora precise ser tratada com antibióticos receitados pelo dermatologista, existem alguns remédios caseiros que ajudam a complementar o tratamento médico e a aliviar os sintomas, especialmente o inchaço e a dor na região. Entenda como é feito o tratamento da erisipela.

1. Compressas de zimbro

4 remédios caseiros para Erisipela

O zimbro é uma planta medicinal que possui ação anti-inflamatória, anti-séptica e antimicrobiana que reduz a inflamação e a dor, além de facilitar a eliminação da bactéria que provoca a doença.

Ingredientes

  • 500 ml de água fervente;
  • 5 gramas de bagas de zimbro.

Modo de preparo

Junte os ingredientes e deixe repousar por 15 minutos, depois coe e guarde a mistura na geladeira. Molhe gazes esterilizadas e acabadas de serem retiradas da embalagem no chá e aplique sobre a região afetada pela erisipela durante 10 minutos. Repita o procedimento 2 a 3 vezes por dia.

Deve-se sempre utilizar uma nova compressa para cada aplicação porque é muito importante que o tecido esteja completamente limpo e livre de microorganismos.

2. Lavagem com bicarbonato de sódio

4 remédios caseiros para Erisipela

O bicarbonato de sódio é uma substância que permite fazer uma limpeza profunda da pele, ajudando no tratamento da erisipela por eliminar algumas das bactérias responsáveis pela doença. Além disso, como tem propriedade anti-inflamatória também reduz o inchaço e a dor.

Esta lavagem pode ser utilizada antes de aplicar outros tipos de tratamento na pele, como as compressas de zimbra ou XXX, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Junte os ingredientes em um recipiente ou bacia limpa, tampe e guarde durante 2 a 3 horas. Por fim, utilize a mistura para lavar a pele durante o dia, fazendo 3 a 4 lavagens, especialmente antes de utilizar outros remédios em contato com a pele, por exemplo.

3. Massagem com óleo de amêndoas

4 remédios caseiros para Erisipela

O óleo de amêndoas é um ótimo produto para nutrir a pele, que também é capaz de aliviar a inflamação e eliminar infecções. Dessa forma, este óleo pode ser usado durante o dia para manter a saúde da pele, especialmente depois de utilizar outros remédios para limpar a pele, como o bicarbonato de sódio.

Ingredientes

  • Óleo de amêndoas.

Modo de preparo

Coloque algumas gotas do óleo sobre a pele afetada e faça uma leve massagem para facilitar a sua absorção. Repita este processo até 2 vezes por dia, mas evite colocar sobre feridas que tenham surgido na região.

4. Lavagem com hamamélis

4 remédios caseiros para Erisipela

O hamamelis é uma planta medicinal que contém propriedades antibacterianas que ajudam a combater vários tipos de infecções. Neste caso, pode ser usada sob a forma de água para lavar a pele afetada pela erisipela, eliminando algumas das bactérias e facilitando o tratamento médico.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas ou casca de hamamelis secas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes num recipiente de vidro e misture. Depois tampe e deixe repousar por cerca de 3 horas. Por fim, utilize essa água para lavar a região de pele afetada pela erisipela.

Esta lavagem pode ser repetida várias vezes ao dia, sendo uma boa opção para substituir a lavagem com bicarbonato de sódio.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...