7 formas de combater a Dor nos Pés

A primeira estratégia para combater a dor nos pés é fazer um escalda pés com água bem quente, o suficiente para não queimar a pele, deixando os pés de molho por cerca de 20 a 30 minutos. Essa estratégia é ótima para os dias em que você está muito cansado porque passou o dia todo andando, ficou muito tempo de pé ou usou um sapato desconfortável ou apertando que machucou seu pé.

Neste caso deixe seus pés de molho numa bacia ou balde, totalmente imersos durante cerca de 20 minutos e experimente colocar algumas gotinhas de óleo essencial na água ou algumas folhas de eucalipto, por exemplo. Se não tiver nada disso, o efeito da água morna já é suficiente para relaxar os pés, aliviando o desconforto.

7 formas de combater a Dor nos Pés

Outras estratégias que podem ser úteis para combater a dor nos pés são:

  • Deitar no sofá ou na cama e colocar uma almofada alta por baixo do pés para melhorar o retorno de sangue para o coração e melhorar a drenagem linfática, desinchando os pés;
  • Massagear os pés com um pouco de óleo ou creme hidratante até que todo o produto seja absorvido pela pele. Confira um passo a passo aqui.
  • Se os pés estiverem inchados você pode fazer um banho de contraste, colocando um pé numa bacia com água quente durante 1 minuto e a seguir, colocando de molho na água fria também durante 1 minuto;
  • Fazer movimentos circulares no ar com um pé de cada vez, de forma lenta e relaxada, tanto no sentido horário como no anti-horário;
  • Andar descalço na grama ou na areia da praia, se estas estiverem limpas;
  • Role uma bolinha de ping pong, de tênis ou mesmo bolinhas de gude sob as plantas dos pés, como indicamos no vídeo a seguir:

Na maior parte das vezes a dor nos pés é causada pelo uso de sapatos que não apoiam corretamente os pés, ressecamento da pele desta região e surgimento de rachaduras e pela permanência de muitas horas na mesma posição, que dificulta do retorno venoso, favorecendo o inchaço. No entanto quando a dor nos pés é localizada numa determinada região, é constante, muito forte e surge logo que você coloca os pés no chão ao acordar, é importante ir ao ortopedista para que ele peça exames que possam ajudar a encontrar a causa desta dor.

A fisioterapia é muito útil para combater a dor nos pés e ajuda a centralizar os pés e ajustar o tipo de pisada, mas o tratamento deve ser individualizado porque não existe uma fórmula secreta que seja indicada para todas as pessoas e por isso é importante passar por uma avaliação individualizada e iniciar o tratamento indicado pelo fisioterapeuta.

Mais sobre este assunto: