Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

7 formas naturais de aliviar a dor nos pés

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
janeiro 2023

Algumas formas naturais para aliviar a dor nos pés são fazer um escalda pés ou banho de contraste, massagear os pés ou aplicar compressas frias, pois ajudam a relaxar os músculos dos pés, melhorar a circulação sanguínea ou diminuir a inflamação, reduzindo o inchaço e a dor.

Na maior parte das vezes a dor nos pés é causada pelo uso de sapatos que não apoiam corretamente os pés ou pela permanência de muitas horas na mesma posição, que dificulta do retorno venoso, favorecendo o inchaço, mas também pode ser causada por condições de saúde, como fascite plantar ou tendinite, por exemplo. Veja outras causas de dor nos pés

Essas formas naturais ajudam a aliviar a dor nos pés, no entanto, quando a dor nos pés é localizada numa determinada região, é constante, muito forte ou surge logo que você coloca os pés no chão ao acordar, é importante consultar o ortopedista para que sua causa seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com uso de remédios anti-inflamatórios ou até cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Formas naturais de aliviar a dor nos pés

Algumas formas naturais de aliviar a dor nos pés são:

1. Fazer um escalda pés

A primeira forma para combater a dor nos pés é fazer um escalda pés com água bem quente, mas o suficiente para não queimar a pele, deixando os pés de molho por cerca de 20 a 30 minutos. Essa estratégia é ótima para quando se passou o dia todo andando, se ficou muito tempo de pé ou se usou um sapato desconfortável ou apertando, aliviando bastante a dor no calcanhar e sola do pé.

Para fazer este escalpa pés deve-se deixar os pés de molho numa bacia ou balde, totalmente imersos durante cerca de 20 minutos e, se possível, também se pode adicionar algumas gotinhas de um óleo essencial na água ou algumas folhas de eucalipto, por exemplo.

2. Deitar com os pés para cima

Deitar no sofá ou na cama e colocar uma almofada alta por baixo do pés ajuda a melhorar o retorno do sangue para o coração e, por isso, melhora a drenagem linfática desinchando os pés e aliviando a dor e sensação de peso nas pernas.

3. Massagear com óleos essenciais

A massagem com óleos essenciais, além de ser uma ótima forma para aliviar a dor nos pés no final do dia, também ajuda a ativar pontos específicos de reflexologia que aliviam a tensão em todo o corpo, gerando uma sensação de bem-estar. Veja o passo-a-passo completo de como fazer esta massagem em casa.

4. Fazer um banho de contraste

O banho de contraste consiste em colocar os pés em um balde com água quente e, de seguida, colocá-los em outro com água gelada. Esta alteração brusca da temperatura ajuda a ativar a circulação sanguínea e eliminar o excesso de líquidos das pernas e pés, que geralmente é a principal responsável pelo surgimento da dor.

Para fazer o banho de contraste, deve-se então colocar os pés no balde de água quente por 3 minutos e depois passar para o balde com a água gelada, deixando por mais um minuto.

5. Fazer movimentos com os pés

Quando a dor nos pés surge mais perto da articulação do tornozelo, por exemplo, pode-se fazer pequenos movimentos circulares, mantendo o pé no ar. Este exercício ajuda a aliviar o peso sobre o pé, mas também permite aquecer a articulação, ajudando a aliviar alguma da dor.

Primeiro, pode-se iniciar fazendo movimentos no sentido do relógio, mas depois deve-se trocar para o sentido contra-relógio, repetindo com um pé de cada vez.

6. Rolar uma bolinha debaixo do pé

Rolar uma bolinha de ping pong, de tênis ou mesmo bolinhas de gude sob as plantas dos pés, ajuda a fazer uma massagem e relaxar os músculos da sola dos pés. Veja como fazer no vídeo:

A fisioterapia também é muito útil para combater a dor nos pés e ajuda a centralizar os pés e ajustar o tipo de pisada, mas o tratamento deve ser individualizado porque não existe uma fórmula secreta que seja indicada para todas as pessoas e por isso é importante passar por uma avaliação individualizada e iniciar o tratamento indicado pelo fisioterapeuta.

7. Aplicar compressas frias

Aplicar compressas frias no pé afetado ajuda a diminuir a dor e reduz o inchaço, por aliviar a inflamação no local, sendo muito útil para auxiliar no tratamento de tendinite, fascite plantar ou bursite no pé.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar no joelho afetado, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • MENZ, H. B.; et al. Foot posture, foot function and low back pain: the Framingham Foot Study. Rheumatology (Oxford). 52. 12; 2275-82, 2013
  • MORISSEY, D.; et al. Management of plantar heel pain: a best practice guide informed by a systematic review, expert clinical reasoning and patient values. Br J Sports Med. 55. 19; 1106-1118, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • KOKUBO, R.; et al. The Impact of Tarsal Tunnel Syndrome on Cold Sensation in the Pedal Extremities. World Neurosurg. 92. 249-254, 2016
  • UNVER, B.; et al. Effects of Short-Foot Exercises on Foot Posture, Pain, Disability, and Plantar Pressure in Pes Planus. J Sport Rehabil. 29. 4; 436-440, 2019
  • GUTTECK, N.; et al. Pain on the Plantar Surface of the Foot. Dtsch Arztebl Int. 116. 6; 83-88, 2019
  • TU, P. Heel Pain: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 97. 2; 86-93, 2018
  • WILLIAMS, C. H.; JAMAL, Z.; STERNARD, B. T. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Bursitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513340/>. Acesso em 03 jan 2023
  • HEISS, R.; et al. Advances in Delayed-Onset Muscle Soreness (DOMS) - Part II: Treatment and Prevention. Sportverletz Sportschaden. 33. 1; 21-29, 2019
  • ARANKALLE, D.; et al. Alternate hot and cold application in the management of heel pain: A pilot study. Foot (Edinb). 29. 25-28, 2016
  • KISNER, Carolyn; COLBY Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 6ª.ed. São Paulo: Manole, 2016.
  • BUCHANAN, B. K.; KUSHNER, D. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Plantar Fasciitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK431073/>. Acesso em 03 jan 2023
  • MEDINA PABÓN, M. A.; NAQVI, U. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Achilles Tendonitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538149/>. Acesso em 03 jan 2023
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • EXERCÍCIOS PARA JOANETE (e COMO NUNCA TER!)

    06:45 | 641487 visualizações
  • Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

    03:50 | 2073702 visualizações
  • COMO TRATAR OS PÉS RACHADOS

    02:26 | 492583 visualizações
  • CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente

    01:39 | 516440 visualizações
  • Massagem para Aliviar a Dor e Relaxar

    03:02 | 236448 visualizações