5 remédios caseiros para baixar o ácido úrico

Atualizado em abril 2024
Evidência científica

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a baixar o ácido úrico são o chá de urtiga, o suco de cereja e a água de alcachofra, já que possuem propriedades antioxidantes, desintoxicantes e diuréticas que servem para eliminar essa substância do organismo.

Além disso, é importante fazer mudanças na alimentação, como aumentar o consumo de água, frutas e vegetais frescos e evitar o consumo de carnes vermelhas, vísceras e frutos do mar.

Leia também: Dieta para ácido úrico alto: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-acido-urico

O ácido úrico é uma substância pelo organismo depois da digestão das proteínas, o que leva à formação de uma substância chamada de purina, que em excesso leva à formação de cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações, tendões e rins.

Imagem ilustrativa número 1

Opções de remédios caseiros

Os principais remédios caseiros para ajudar a baixar o ácido úrico são:

1. Chá de zimbro

O chá de zimbro é rico em óleos essenciais que têm ação diurética, aumentando a produção de urina e eliminando as substâncias que estão em excesso no corpo, como o ácido úrico, sendo útil para pessoas que possuem gota.

Ingredientes

  • 2 a 3 bagas de zimbro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as bagas de zimbro na água fervente e tampar. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 1 a 3 xícaras por dia por um período máximo de 6 semanas.

Além disso, pode-se também consumir o zimbro em forma de tintura, acrescentando 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia, em um copo de água ou suco.

2. Suco de cereja

A cereja é rica em vitamina C, uma vitamina com forte ação antioxidante, ajudando a aumentar a eliminação de ácido úrico na urina. Conheça todos os benefícios da cereja.

Além disso, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, essa fruta pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo e diminuindo os sintomas como dor e rigidez das articulações causados pelo ácido úrico em excesso.

Ingredientes

  • 500 gramas de cereja;
  • 500 mL de água;
  • Açúcar ou edulcorante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Lavar as cerejas, retirar o caroço, colocar no liquidificador juntamente com a água e bater.

3. Chá de urtiga

A urtiga possui propriedades diuréticas, alcalinas e desintoxicantes que ajudam a eliminar ácidos e substâncias do corpo de maneira mais rápida, como o ácido úrico.

Além disso, essa planta possui propriedades desinflamatórias e analgésicas que ajudam a diminuir sintomas como dor e inflamação das articulações relacionadas com o ácido úrico alto.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 10 minutos, coar a seguir e beber até 2 xícaras por dia.

4. Água de alcachofra

A alcachofra é um vegetal rico em vitamina C e antioxidantes, além de ter potentes propriedades diuréticas que ajudam a abaixar o ácido úrico rapidamente do corpo, prevenindo a gota.

Ingredientes

  • 2 unidades de alcachofra;
  • 750 mL de água.

Modo de preparo

Ferver as alcachofras e deixar que reduzam aos poucos. Aproximadamente 20 minutos após a primeira fervura, deixar esfriar, retirar as alcachofras, coar e beber 1 copo de água de alcachofra antes das refeições.

5. Chá de cavalinha

A cavalinha contém grandes quantidades de flavonoides, como quercetina e apigenina, compostos fenólicos, como os ácido cafeico e cinâmico, além de sais minerais com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que favorece a eliminação de substâncias que estão em excesso, incluindo o ácido úrico.

Ingredientes

  • 1 copo de água fervente;
  • 1 colher de sopa de cavalinha.

Modo de preparo

Colocar a cavalinha na água fervente e deixar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

Veja, no vídeo a seguir, como a alimentação também pode ajudar a diminuir o ácido úrico:

Vídeos relacionados