Ácido úrico: o que é, exame e porque está baixo ou elevado

Atualizado em fevereiro 2024

O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo que pode se acumular nas articulações ou rins quando em excesso no sangue, causando sintomas como dor no abdome ou articulações, urina com sangue ou vermelhidão e inchaço nas juntas. 

Alterações nos níveis de ácido úrico podem ser causadas por problemas renais, consumo excessivo de proteína, desnutrição, uso de medicamentos ou mau funcionamento do fígado, por exemplo. 

Em caso de suspeita de alteração nos níveis de ácido úrico, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento para controlar o ácido úrico no sangue depende da causa das alterações, podendo envolver o uso de remédios para o baixar o ácido úrico em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o exame

O exame do ácido úrico é indicado para:

  • Auxiliar na avaliação do funcionamento dos rins;
  • Complementar a avaliação do estado de hidratação do organismo;
  • Acompanhar o tratamento da gota;
  • Identificar condições de saúde, como rabdomiólise e síndrome de lise tumoral;
  • Monitorar o tratamento com alguns medicamentos, como hidroclorotiazida, furosemida. 

Este exame é indicado principalmente quando se quer saber se o ácido úrico está alto. Além disso, embora o ácido úrico elevado não cause sintomas na maioria das pessoas, está associado ao desenvolvimento de complicações como gota e pedras nos rins.

Leia também: Gota: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/gota

Valores de referência

O valor normal de ácido úrico no sangue varia de 3,7 a 8,0 mg/dL, em homens após os 16 anos, e de 2,7 a 6,1 mg/dL, em mulheres após os 13 anos. 

Além de variar de acordo com a idade e sexo, os valores de referência de ácido úrico variam um pouco também de acordo com o laboratório em que o exame foi feito. Por isso, para saber se o ácido úrico está alto ou baixo, o ideal é consultar um médico.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de ácido úrico alto

Os sintomas de ácido úrico alto são mais frequentes nos casos de gota ou pedras nos rins e incluem crises de dor no abdome ou juntas, vermelhidão e inchaço nas articulações, náusea, vômitos ou urina com sangue, por exemplo  

Leia também: 10 principais sintomas de ácido úrico alto tuasaude.com/sintomas-do-acido-urico

O que causa ácido úrico alto

O ácido úrico alto pode ser causado por:

  • Consumo excessivo de alimentos como carnes, peixes ou mariscos, bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Desidratação;
  • Exercícios físicos intensos;
  • Uso de alguns medicamentos, como hidroclorotiazida ou furosemida;
  • Mau funcionamento dos rins; 
  • Quimioterapia; 
  • Tumores;
  • Defeitos do metabolismo, que podem resultar na produção anormal de ácido úrico.

Além disso, o ácido úrico alto é mais frequente em pessoas com obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, hipotireoidismo e problemas nos rins, por exemplo. Veja mais sobre o ácido úrico alto.

O que causa ácido úrico baixo

O ácido úrico baixo pode ser causado por

  • Baixo consumo de proteínas;
  • Uso de medicamentos, como corticoides, alopurinol e altas doses de aspirina;
  • Alterações no funcionamento do fígado;
  • Desnutrição;
  • Alguns problemas renais, como a síndrome de Fanconi.

Embora o ácido úrico baixo possa indicar problemas de saúde em algumas pessoas, normalmente não está associado ao desenvolvimento de sintomas, como acontece com o ácido úrico alto.

Tratamento para o ácido úrico alto

O tratamento para o ácido úrico alto depende da sua causa e, especialmente em caso de caso de gota ou pedra nos rins, é feito com remédios como alopurinol e probenecida, que agem reduzindo a sua produção ou estimulando a sua eliminação na urina, por exemplo. Conheça os principais remédios para o ácido úrico alto.

No entanto, para baixar o ácido úrico, o médico também pode recomendar reduzir o consumo de alimentos como carnes ou peixes e bebidas alcoólicas, que são ricos em substâncias conhecidas como purinas. Confira os principais alimentos que aumentam o ácido úrico.

Além disso, deve-se também evitar o consumo excessivo de frutose, um tipo de açúcar que está presente em frutas e é usado em produtos como refrigerantes e biscoitos, que também pode aumentar o ácido úrico. Veja como deve ser a dieta para quem tem ácido úrico alto.

Leia também: Como baixar o ácido úrico: remédios, opções naturais e alimentação tuasaude.com/como-baixar-o-acido-urico-no-sangue

Remédios caseiros para ácido úrico

Uma opção de remédio caseiro para o ácido úrico alto que pode ser indicada para complementar o tratamento médico é o suco de beterraba com cenoura, que apresenta propriedades que auxiliam na sua eliminação. Saiba outros remédios caseiros para baixar o ácido úrico.