Como baixar o ácido úrico: remédios, opções naturais e alimentação

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
agosto 2022

Para baixar o ácido úrico deve-se tomar remédios que aumentam a eliminação dessa substância pelos rins e fazer uma dieta pobre em purinas, que são substâncias que aumentam o ácido úrico no sangue.

Além disso, também é necessário beber pelo menos 2 litros de água por dia e aumentar o consumo de alimentos e plantas medicinais com poder diurético.

O ácido úrico elevado pode se acumular nas articulações, originando uma doença chamada gota, que causa dor, inchaço e dificuldade para fazer movimentos. Saiba reconhecer os sintomas de gota.

Os melhores tratamento para baixar o ácido úrico rapidamente são:

1. Remédios de farmácia

Durante o tratamento para baixar o ácido úrico, os primeiros medicamentos usados são os anti-inflamatórios não esteroidais, como Naproxeno e Diclofenaco. Porém caso esses remédios não sejam suficientes e os sintomas continuam presentes, o médico pode prescrever Colchicina ou corticoides, que são medicamentos com maior poder para combater os sintomas de dor e inflamação.

Além disso, em alguns casos o médico também pode prescrever a utilização constante de remédios que previnem a evolução da doença, como o alopurinol ou o febuxostate. Também é importante lembrar que deve-se evitar o uso de Aspirina, pois esse ela estimula o acúmulo de ácido úrico no corpo.

2. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para baixar o ácido úrico são feitos a partir de alimentos diuréticos e que aumentam a eliminação dessa substância através da urina, como:

  • Maçã, por ser rica em ácido málico, que ajuda a neutralizar o ácido úrico do sangue;
  • Limão, por ser rico em ácido cítrico;
  • Cerejas, por atuarem como anti-inflamatórios;
  • Gengibre, por ser anti-inflamatório e diurético.

Esse alimentos devem ser consumidos diariamente para ajudar a controlar os níveis de ácido úrico, juntamente com uma dieta adequada para prevenir a evolução da doença. Veja como preparar os remédios caseiros para baixar o ácido úrico.

3. Alimentação

Para diminuir o ácido úrico no sangue é importante ter atenção à alimentação, evitando o consumo de alimentos ricos em purinas, como carnes em geral; mariscos: peixes ricos em gordura, como salmão, sardinha e cavala; e bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e licor.

Além disso, é recomendado também evitar alimentos ricos em açúcar, como bolos, doces, refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo. É importante também beber no mínimo 2 litros de água por dia e priorizar alimentos diuréticos e ricos em vitamina C, como pepino, salsinha, laranja, abacaxi e acerola. Veja como fazer uma dieta para baixar o ácido úrico.

Saiba mais sobre a alimentação para diminuir o ácido úrico no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • CLEVELAND CLINIC. Treatments and procedures: Gout low purine diet. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/treatments/22548-gout-low-purine-diet>. Acesso em 24 ago 2022
  • VALSARAJ, Rahul et al. Management of asymptomatic hyperuricemia: Integrated Diabetes & Endocrine Academy (IDEA) consensus statement. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews. Vol.14. 2.ed; 93-100, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.