Chá de alcachofra: para que serve e como fazer

Atualizado em dezembro 2022
Evidência científica

O chá de alcachofra é rico em flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-hiperglicêmica que ajudam a prevenir a pressão alta e diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue.

Além disso, o chá de alcachofra também protege o fígado contra os danos causados pelos radicais livres, além de estimular a produção de bile, ajudando na digestão dos alimentos ricos em gordura e aliviando a má digestão.

O chá de alcachofra pode ser preparado usando as folhas secas da alcachofra, ou ainda utilizando sachês, sendo encontrados em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de alcachofra pode ser indicado para as seguintes situações:

1. Prevenir a pressão alta

O chá de alcachofra é rico em cinarina, ácido clorogênico e luteolina, compostos antioxidantes que melhoram a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando na prevenção da pressão alta.

2. Melhorar a saúde do fígado

Os compostos antioxidantes presentes no chá de alcachofra melhoram a saúde do fígado, porque protegem esse órgão contra os danos causados pelos radicais livres, além de ajudar no tratamento da gordura no fígado. Veja outros remédios caseiros para tratar a gordura no fígado.

3. Retardar o envelhecimento

Por ser rico em compostos antioxidantes, o chá de alcachofra combate o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo a formação de flacidez e rugas, e retardando o envelhecimento da pele.

4. Diminuir o colesterol “ruim”

Por ser rico em flavonoides, o chá de alcachofra inibe a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e colesterol total no sangue, prevenindo  situações como aterosclerose, infarto e AVC.

5. Prevenir a diabetes

Por proteger o pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres, o chá de alcachofra ajuda a regular a produção insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

6. Melhorar a digestão

O chá de alcachofra estimula a produção de bile, melhorando as funções do fígado e a digestão dos alimentos com gordura. Conheça outros chás que melhoram a digestão.

O chá de alcachofra emagrece?

Por possuir ação diurética, o chá de alcachofra estimula a eliminação do excesso de líquido corporal, ajudando na perda de peso. Conheça outros chás diuréticos.

Além disso, o chá de alcachofra contém flavonoides que ajudam a regular a secreção de insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e favorecendo, assim, o controle da fome ao longo do dia.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar os benefícios do uso do chá de alcachofra no emagrecimento.

Como preparar o chá de alcachofra

O chá de alcachofra pode ser preparado usando-se as folhas secas da alcachofra.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas de alcachofra.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 4 xícaras (de chá) desse chá por dia antes das refeições.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais com o uso do chá de alcachofra são diarreia leve, excesso de gases, fraqueza, enjoos e azia.

Quem não deve tomar

O chá de alcachofra não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, para crianças menores de 12 anos e para pessoas com câncer no fígado, insuficiência hepática ou hepatite.

O consumo desse chá não é recomendado para quem usa medicamentos anticoagulantes. Pessoas que usam remédios diuréticos ou que tenham pedras na vesícula só devem consumir esse chá sob a orientação e supervisão de um médico.

Além disso, pessoas com alergia à alcachofra e outras plantas da família Asteraceae, como margarida, chicória, dente-de-leão e girassol, também devem evitar esse chá.