Chá de alcachofra para emagrecer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
junho 2022

O chá de alcachofra é um excelente remédio caseiro para quem quer emagrecer rápido e alcançar o peso ideal em pouco tempo, pois é um potente diurético, desintoxicante e depurativo que limpam o organismo, eliminando as toxinas, gorduras e líquidos em excesso.

Devido a estas propriedades, este chá, além de ser usado em dietas de emagrecimento, também pode ser utilizado em casos de problemas no fígado, porque ajuda a desintoxicar o órgão, reduzindo os sintomas. Além disso, é ótimo para completar o tratamento de colesterol alto e para regular a pressão arterial, podendo ser utilizado diariamente. Veja para que serve a alcachofra.

Para melhorar o efeito do chá e garantir todos os seus benefícios, é importante praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e seguir uma dieta saudável e equilibrada, retirando da alimentação frituras, refrigerantes e açúcar, preferindo uma alimentação mais natural com consumo de saladas, carnes magras grelhadas e legumes cozidos a vapor.

Chá de alcachofra

A alcachofra é uma ótima opção de alimento para quem deseja emagrecer, pois possui propriedades diuréticas, estimulando a eliminação do excesso de líquido presente no organismo, e laxativas, prevenindo a constipação intestinal. Veja como usar a alcachofra para emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela, e em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.

Veja algumas dicas da nossa nutricionista para ter uma alimentação mais saudável sem fazer muito esforço.

Suco de alcachofra

Para fazer o suco de alcachofra basta bater no liquidificador quantidades iguais de flores e folhas de alcachofra com um pouquinho de água e beber pelo menos uma xícara antes das refeições. Esse suco é uma boa opção para desintoxicar o fígado.

Salada com alcachofra

A salada com alcachofra crua é uma boa opção para obter tanto os benefícios da alcachofra como também de outras verduras e legumes que podem ser incluídos na salada.

Ingredientes:

  • Alface;
  • Tomate cereja;
  • Alcachofra;
  • Cenoura.

Modo de preparo:

Para preparar a salada é preciso lavar os ingredientes corretamente (saiba como), cortá-los da forma que mais agrada e colocá-lo em um recipiente ou prato adequados. Para temperar a salada, pode-se utilizar azeite, limão, sal, pimenta e orégano à gosto.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 4 CHÁS SEGUROS PARA EMAGRECER

    18:55 | 114169 visualizações