Cereja: 11 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em abril 2024

A cereja é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, evitar a diabetes e o surgimento de doenças cardiovasculares, além de manter a saúde intestinal e dos olhos.

Esses benefícios são possíveis, porque a cereja contém fibras, flavonoides, vitamina C, luteína, zeaxantina, Vitamina A e betacarotenos, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, laxativas e anti-inflamatórias.

A cereja é uma fruta pequena e redonda, com textura macia e sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida ao natural ou ainda usada em preparações como sucos, molhos, geleias, saladas, bolos e vitaminas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

A cereja é uma fruta que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a diabetes, além de manter a saúde intestinal e dos olhos, por conter nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, laxativa e anti-inflamatória. Conheça todos os benefícios da cereja e saiba como consumir, com receitas saudáveis

Benefícios da cereja

Os principais benefícios da cereja para a saúde são:

1. Ajuda a evitar a diabetes

A cereja possui compostos fenólicos, como o ácido clorogênico, flavonoides e antocianinas, que ajudam a regular os níveis de glicose e de insulina no sangue, ajudando a evitar, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, as fibras presentes na cereja também ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Leia também: 14 frutas para diabéticos (e o que evitar) tuasaude.com/frutas-recomendadas-para-diabetes

2. Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em betacaroteno, vitaminas A e vitamina C, que são antioxidantes, a cereja ajuda a combater os radicais livres, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

A vitamina C da cereja também atua na produção de colágeno na pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Confira outros alimentos ricos em vitamina C.

3. Protege contra doenças cardiovasculares

A cereja contém antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico, compostos fenólicos antioxidantes que diminuem a oxidação das células de gordura, favorecendo o equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e protegendo contra doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, angina ou aterosclerose

Além disso, a vitamina C presente na cereja, também ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a evitar a pressão alta.

Leia também: 10 doenças cardiovasculares: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-cardiovasculares

4. Pode ajudar no tratamento de artrite e gota

Por conter antocianinas, compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante, a cereja pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, ajudando no tratamento de artrite ou osteoartrite, diminuindo sintomas de dor ou rigidez nas articulações.

Além disso, a cereja também pode ajudar a complementar o tratamento da gota. Isso acontece porque a vitamina C, um nutriente que tem ação uricosúrica, ajuda a equilibrar os níveis de ácido úrico no organismo.

5. Ajuda a regular o sono

A cereja é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido importante para a produção do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, que atuam no sistema nervoso, ajudando a regular o sono, podendo auxiliar no tratamento da da insônia.

Leia também: 12 alimentos ricos em triptofano tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofano

6. Alivia a dor muscular após os exercícios

Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes na cereja podem ajudar a aliviar a dor muscular e a inflamação após exercícios físicos, ajudando na recuperação após os treinos.

7. Mantém a saúde dos olhos

A cereja ajuda a manter a saúde dos olhos por conter betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são carotenoides que ajudam a proteger os olhos contra os danos causados pelos radicais livres e pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares.

Por isso, a cereja pode ajudar na prevenção da catarata e degeneração macular induzida pelo envelhecimento, que é uma doença progressiva que pode levar à perda da visão.

8. Melhora o humor

Por possuir triptofano, a cereja contribui para a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, a ansiedade e o estresse. Dessa forma, o consumo da cereja pode ajudar a evitar a depressão, a ansiedade e alterações de humor.

9. Fortalecer o sistema imunológico

A cereja ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque contém vitamina C, zeaxantina, luteína, betacaroteno e compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando no combate a doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Leia também: 12 alimentos que aumentam a imunidade tuasaude.com/alimentos-que-aumentam-a-imunidade

10. Manter a saúde intestinal

A cereja mantém a saúde intestinal por possuir fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume de fezes, ajudando a combater a prisão de ventre.

Além disso, os polifenóis presentes na cereja também contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, mantendo a saúde e o bom funcionamento do sistema digestivo.

11. Diminui o risco de câncer

A cereja pode ajudar a diminuir o risco de câncer, porque possui compostos bioativos, como antocianinas e flavonoides que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, diminuindo o risco de formação de células cancerígenas

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g, que equivale a cerca de 12 unidades, de cerejas frescas:

Componentes

Quantidade por 100 g

Energia

63 calorias

Água

82,2 g

Proteínas

1,06 g

Carboidratos

16 g

Fibras

2,1 g

Vitamina A

3 mcg

Betacaroteno 38 mcg

Luteína + zeaxantina

85 mcg

Vitamina C

7 mg

Triptofano 9 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a cereja deve ser consumida regularmente e fazer parte de uma alimentação saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.

Para saber como incluir a cereja em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A cereja pode ser consumida crua, de preferência com a casca, ao natural ou podendo ser utilizada em saladas, sucos, vitaminas, geleia, sobremesas, saladas, bolos ou chá. A porção diária recomendada para se obter os benefícios da cereja, é de cerca de 1/2 xícara de chá por dia.

Leia também: 6 benefícios do chá de cerejeira tuasaude.com/cerejeira

Receitas saudáveis com cereja

Algumas receitas com cereja são rápidas, saudáveis e saborosas são:

1. Suco de cereja

Ingredientes:

  • 500 g de cerejas frescas;
  • 500 mL de água filtrada ou fervida;
  • Açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as cerejas e retirar os caroços. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 1 a 2 minutos. Transferir para um copo e beber em seguida.

2. Mousse de Cereja

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de cereja fresca;
  • 300 g de iogurte grego;
  • 1 pacote ou folha de gelatina sem sabor;
  • 3 colheres de água.

Modo de preparo

Lavar bem e retirar os caroços das cerejas. Bater as cerejas no liquidificador juntamente com o iogurte. Dissolver a gelatina na água e acrescentar a mistura de cereja com iogurte, mexendo bem até homogeneizar. Levar à geladeira para gelar e servir.

3. Geleia de cereja e chia

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de cereja lavadas e sem caroço;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (de sopa) de água;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de chia.

Modo de preparo

Colocar as cerejas, o açúcar e a água em uma panela, e levar ao fogo baixo, deixando cozinhar por cerca de 15 minutos, lembrando de mexer para não grudar no fundo da panela.

Quando a mistura engrossar, acrescentar as sementes de chia e cozinhar por mais cerca de 5 a 10 minutos, pois a chia irá ajudar a engrossar a geleia. Tirar do fogo e armazenar em um pote de vidro limpo, na geladeira.

Vídeos relacionados