Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

Os remédios caseiros para baixar os triglicerídeos são ricos em antioxidantes e fibras solúveis, que são compostos importantes para prevenir e diminuir a acumulação de gordura no organismo, sendo alguns exemplos o suco de abacaxi com laranja e o chá de cúrcuma.

Os triglicerídeos são moléculas de gorduras que são encontradas no sangue e o excesso de alimentos ricos em açúcar, gordura e de bebidas alcoólicas podem provocar o seu aumento no sangue e seu acúmulo no organismo. Quando os triglicerídeos alcançam valores superiores a 200 mg/dL podem ser prejudiciais para a saúde, principalmente para o coração, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.

É importante destacar que o consumo de remédios caseiros não substitui o tratamento indicado pelo médico. Além disso, para ter o máximo de benefícios, é importante que os remédios caseiros para triglicerídeos sejam acompanhados por uma alimentação equilibrada e saudável, devendo incluir frutas e vegetais, assim como evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas.

Veja com mais detalhes como deve ser a alimentação para diminuir os triglicerídeos.

1. Suco de abacaxi e bagaço de laranja

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Ingredientes

  • 2 copos de água;
  • 2 rodelas de abacaxi;
  • 1 laranja com bagaço;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber diariamente, 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.

2. Chá de cúrcuma

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol. Conheça outros benefícios da cúrcuma. 

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, depois de fervida, juntar a cúrcuma. Tampar, deixar repousar durante 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Veja no vídeo a seguir outras formas de usar a cúrcuma no dia a dia:

3. Água de aveia com canela

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

A aveia contém beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a absorção de gorduras a nível intestinal, enquanto que a canela é rica em antioxidantes e, por isso, as duas em conjunto favorecem a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de aveia em flocos;
  • 500 mL de água;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Misturar a aveia em flocos com a água e o pau de canela e deixar repousar durante a noite. No dia seguinte coar a mistura e beber em seguida. Tomar todos os dias, de preferência em jejum.

Com a canela pode-se também preparar um chá de canela ou acrescentar a canela em pó nas sobremesas ou na papa de aveia no café da manhã, por exemplo. 

4. Suco de beterraba com maçã

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

A beterraba é um vegetal com grande quantidade de fibras, assim como a maçã e, por isso, quando juntas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol "mau". Além disso, o limão também ajuda a limpar o organismo devido ao seu alto teor de vitamina, minerais e antioxidantes.

Ingredientes

  • 50 g de beterraba;
  • 2 maçãs;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre.

Modo de preparo

Cortar a beterraba e as maçãs em pedaços pequenos e misturar com os outros ingredientes no liquidificador. Beber 1 copo do suco diariamente.

5. Água de alho

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

O alho possui propriedades antioxidantes que favorecem a diminuição dos níveis de triglicerídeos e de colesterol, reduzindo o risco de sofrer doenças cardíacas.

Ingredientes

  • 1 dente de alho;
  • 100 mL de água.

Modo de preparo

Primeiramente deve-se machucar o alho e depois colocar na água. Deixar repousar durante a noite e beber com o estômago vazio.

Além da água, o alho também pode ser utilizado para temperar os alimentos, na forma de chá ou mesmo ingerido na forma de cápsulas.

6. Vinagre de maçã

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

O vinagre de maçã é rico em compostos fenólicos, principalmente flavonoides, os quais atuam como antioxidantes e poderiam favorecer a diminuição dos triglicerídeos e do colesterol, sempre quando acompanhado por uma alimentação saudável.

Como usar: o ideal é que seja consumido 1 a 2 colheres de sopas desse vinagre por dia, podendo ser utilizado nas saladas ou para temperar os alimentos. O consumo do vinagre puro não é recomendado porque poderia desgastar o esmalte dos dentes ou causar feridas na garganta.

Bibliografia >

  • LYFE BOTANICALS. 10 Health Benefits and Uses for Turmeric Curcumin Supplements. Disponível em: <https://lyfebotanicals.com/health/turmeric-benefits/>. Acesso em 14 Nov 2019
  • REDONDO Luís. A fibra terapêutica. 2º. São Paulo: Byk Química, 63-67.
  • SANTOS Jessica; STRAHLER Talia et al. Curcumin supplementation improves vascular endothelial function in healthy middle-aged and older adults by increasing nitric oxide bioavailability and reducing oxidative stress. AGING. 9. 1; 187-205, 2017
  • BÁRDOS László et al. Effect of apple cider vinegar on plasma lipids (model experiment in mice). Potravinarstvo. 6. 1; 1-4, 2012
  • MOHAMMADI Abbas et al. Effect of garlic on lipid profile and expression of LXR alpha in intestine and liver of hypercholesterolemic mice. Journal of Diabetes & Metabolic Disorders. 13. 20; 1-6, 2014
  • BEHESHTI Zahra et al. Influence of apple cider vinegar on blood lipids. Life Science Journal. 9. 4; 2431-2440, 2012
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 50-51.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem