6 chás para baixar o colesterol

Uma excelente forma de baixar o colesterol é beber durante o dia chás feitos com plantas medicinais de ajudam a desintoxicar o organismo e que possuem propriedades hipoglicemiantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, como o chá de alcachofra e o chá mate.

É importante que esses chás sejam tomados sob orientação do médico e não devem substituir o tratamento recomendado, sendo apenas uma forma de complementar a dieta para baixar o colesterol, que deve ser baixa em gorduras e açúcares, além de praticar atividade física regularmente.

1. Chá de alcachofra

6 chás para baixar o colesterol

A alcachofra tem propriedades depurativas do sangue e contém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol no sangue, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a aterosclerose.

Como preparar e tomar: adicionar 2 a 4 g de folhas de alcachofra em 240 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 minutos, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia antes das refeições principais.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por pessoas que possuem obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e período de amamentação, além de também não ser recomendado para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas e crianças com menos de 12 anos.

2. Chá de dente-de-leão

6 chás para baixar o colesterol

O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, isso porque possui compostos que garantem propriedades antioxidantes a essa planta.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa da raiz de dente de leão triturada em 200 mL de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber cerca de 3 xícaras de chá por dia.

Contraindicações: essa planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem hipersensibilidade a ela, que possuem obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal. Além disso, não deve ser usado na gravidez e durante a fase de amamentação.

3. Chá de cúrcuma

6 chás para baixar o colesterol

A cúrcuma possui um composto bioativo chamado curcumina, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante e exerce cardioprotetor.

Como prepara e tomar: colocar 1 colher de chá de pós de cúrcuma em 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. É recomendado tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

4. Chá mate

6 chás para baixar o colesterol

A erva-mate além de ter ação antioxidante, possui saponinas, que são compostos orgânicos que diminuem a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, aumentando a sua excreção através das fezes.

Como preparar e tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1,5 litros do chá por dia.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, durante a fase de amamentação e por pessoas que tenham ansiedade, nervosismo, insônia, gastrite, úlceras, refluxo e hipertensão não controlada, pois possui cafeína.

5. Chá verde

6 chás para baixar o colesterol

O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e outros compostos que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol mal, o LDL, e os triglicerídeos no sangue.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa de chá verde em 240 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber morno até 4 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: esse chá não deve ser consumido durante a gravidez ou período de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão, já que contém cafeína. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomam anticoagulantes e que possuem hipotireoidismo.

6. Chá vermelho

6 chás para baixar o colesterol

O chá vermelho, também chamado de pu-er, além de ser rico em antioxidantes, também contém um composto chamado teobromina, que aumenta a excreção, através das fezes, de colesterol e promove alteração no metabolismo das gorduras. Conheça mais sobre o chá vermelho e seu benefícios.

Como preparar e tomar: ferver 1 litro de água, acrescentar 2 colheres de sopa de chá vermelho e tapar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber 3 xícaras por dia.

Contraindicações: esse chá não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, refluxo gastroesofágico, hipertensão ou problemas cardíacos, já que possui cafeína.

Outras dicas para baixar o colesterol

Além dos chás, é importante alterar alguns hábitos e estilo de vida, como:

  • Realizar atividade física, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, por exemplo, durante 45 minutos cerca de 3 a 4 vezes por semana;
  • Diminuir o consumo de gorduras e alimentos que contenham, como manteiga, margarina, frituras, queijos amarelos, embutidos, queijo creme, molhos, maionese, entre outros;
  • Diminuir o consumo de açúcares e de alimentos que os contenha;
  • Aumentar o consumo de gorduras boas, ricas em ômega-3 e gorduras saturadas, como o salmão, o abacate, os frutos secos, as sementes, o azeite de oliva e de linhaça;
  • Aumentar o consumo de fibras, ingerindo 3 a 5 porções de frutas e vegetais por dia, o que ajuda a diminuir a absorção de gordura a nível intestinal, favorecendo a diminuição dos níveis de colesterol;
  • Beber suco de berinjela com laranja em jejum, já que é um super antioxidante que favorece a eliminação da gordura que se encontra no sangue.

Veja mais sobre o que parar de comer por causa do colesterol no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • RONDANELLI Mariangela et al. Beneficial effects of artichoke leaf extract supplementation on increasing HDL-cholesterol in subjects with primary mild hypercholesterolaemia: a double-blind, randomized, placebo-controlled trial. International Journal of Food Sciences and Nutrition. 64. 1; 1-9, 2012
  • RENFAN Xu et al. Effect of green tea consumption on blood lipids: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrition Journal . 19. 1-15, 2020
  • QIN Sin et al. Efficacy and safety of turmeric and curcumin in lowering blood lipid levels in patients with cardiovascular risk factors: a meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrition Journal. 16. 1-10, 2017
  • UNG-KYU Choi et al. Hypolipidemic and Antioxidant Effects of Dandelion (Taraxacum officinale) Root and Leaf on Cholesterol-Fed Rabbits . International Journal of Molecular Sciences. 11. UNG-KYU Choi; 67-78, 2010
  • SU-KYUNG Shin et al. Long-term Curcumin Administration Protects Against Atherosclerosis via Hepatic Regulation of Lipoprotein Cholesterol Metabolism. Molecular Nutrition & Food Research . 55. 12; 1820-1840, 2011
  • GITTE S Jensen et al. Reduction of body fat and improved lipid profile associated with daily consumption of a Puer tea extract in a hyperlipidemic population: a randomized placebo-controlled trial. Clinical Interventions in Aging. 11. 367–376, 2016
  • MUNKHTUGS Davaatseren et al. Taraxacum official (dandelion) leaf extract alleviates high-fat diet-induced nonalcoholic fatty liver. Food and Chemical Toxicology. 58. 30-36, 2013
  • HUANG Fengjie et al. Theabrownin from Pu-erh tea attenuates hypercholesterolemia via modulation of gut microbiota and bile acid metabolism. Nature Communications. 10. 1; 1-17, 2019
  • EXAMINE.COM. Yerba mate. Disponível em: <https://examine.com/supplements/yerba-mate/research/#safety-and-toxicology>. Acesso em 12 Ago 2020
Mais sobre este assunto: