Farinha de maracujá: para que serve e como fazer

setembro 2022

A farinha de maracujá é rica em pectina, uma fibra que forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade ao longo do dia, ajudando, por isso, na perda de peso.

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá também possui propriedades hipoglicêmicas e hipolipemiantes, ajudando a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Veja uma lista de alimentos ricos em fibra.

A farinha de maracujá é obtida da casca da fruta e pode ser feita em casa ou adquirida em lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser adicionada em sopas, sucos, leite, vitaminas, por exemplo.

Para que serve

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá possui diversos benefícios para a saúde, podendo ser indicada para:

1. Ajudar na perda de peso

A farinha de maracujá é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que se dissolve em água, formando uma mistura viscosa no estômago, o que ajuda a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome ao longo do dia e ajudando na perda de peso.

2. Prevenir a diabetes

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Conheça outros alimentos com baixo índice glicêmico.

3. Controlar o colesterol e triglicerídeos

A farinha de maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que diminui a absorção da gordura dos alimentos à nível intestinal, ajudando a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, colesterol total e triglicerídeos no sangue, evitando o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

4. Manter a saúde do intestino

Por ser rica em pectina, a farinha de maracujá é usada como alimento pelas bactérias benéficas presentes no intestino, preservando a saúde da flora intestinal e ajudando a prevenir a diarreia.

Além disso, a farinha de maracujá também ajuda a combater a prisão de ventre, pois contém fibras que absorvem água para as fezes, deixando-as mais macias e facilitando a evacuação.

Como fazer a farinha de maracujá

Para fazer a farinha de maracujá, deve-se seguir os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 4 maracujás limpos.

Modo de preparo:

Retirar a polpa dos maracujás. Depois, cortar as cascas da fruta, com a parte branca e a pele, em tiras finas. Distribuir as cascas fatiadas em uma forma e levar ao forno a 200 ºC para assar até que fiquem secas e quebradiças.

Em seguida, colocar as cascas assadas no liquidificador, ou mixer, e bater até que fique em textura de farinha. Colocar a farinha em um recipiente limpo, seco e bem fechado, armazenando por até 10 dias na geladeira ou 5 dias fora da geladeira.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que equivale a 10 colheres de sopa, de farinha da casca do maracujá:

Componentes

Quantidade em 10 colheres de sopa (100g)

Energia

169 calorias

Gorduras1,9 g

Carboidratos

37,44 g

Proteínas

3,89 g

Fibras

42,7 g

Para se obter todos os benefícios da farinha de maracujá, é importante manter uma alimentação variada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

A farinha de maracujá pode ser consumida durante as refeições, podendo-se adicionar 1 colher de sopa em preparações como sopas, sucos, vitaminas e leites.

Além disso, a farinha de maracujá também pode ser usada como base em receitas como bolos, crepes, pães e biscoitos.

Receitas saudáveis com farinha de maracujá

A farinha de maracujá pode ser usada em receitas saudáveis e saborosas, como crepes e vitaminas:

1. Crepe de farinha de maracujá

Ingredientes:

  • 2 colheres de farinha de de casca de maracujá;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma tigela, bater os ovos com um garfo. Adicionar os demais ingredientes e misturar bem até obter uma mistura consistente. Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar a massa.

Deixar o crepe cozinhar, em fogo médio, por 3 minutos e virar a massa para cozinhar do outro lado. Transferir o crepe para um prato e servir.

2. Suco de morango com farinha de maracujá

Ingredientes:

  • 200 ml de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher de sopa de farinha de casca de maracujá;
  • 5 morangos;
  • 3 folhas de hortelã.
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem os morangos e as folhas de hortelã. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Servir em seguida.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em setembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • BALTHAR, O. Raíssa et al. Benefícios da farinha do maracujá amarelo (Passiflora Edulis F. Flavicarpa Deg.) no tratamento do Diabetes mellitus tipo 2: Uma revisão narrativa. Research, Society and Development. Vol.10. 9.ed; 1-11, 2021
  • CLARO, L, Maísa et al. Propriedades funcionais da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis) na síndrome metabólica. Dimetria: alimentação, Nutrição e Saúde. vol.13. 1.ed; 181-194, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Alimentos para EMAGRECER mais rápido

    13:16 | 198003 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 856148 visualizações