Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usar

Usar a farinha de banana verde é uma ótima estratégia para emagrecer porque ela ajuda a controlar a fome, diminui os picos de glicemia, solta o intestino e ainda diminui o colesterol e os triglicerídios. 

Com tantos benefícios essa farinha, que é muito fácil de fazer em casa, é um bom suplemento alimentar para quem está de dieta ou simplesmente se preocupa com a aparência e a saúde. Os principais benefícios da farinha de banana verde incluem:

  • Ajudar a emagrecer porque sacia a fome e faz os alimentos permanecerem mais tempo no estômago;
  • Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico, que impede os picos de glicemia no sangue;
  • Melhorar o trânsito intestinal porque tem fibras insolúveis, que aumentam o bolo fecal, facilitando sua saída;
  • Diminuir o colesterol e os triglicerídeos porque favorece que estas moleculas se unam ao bolo fecal, sendo eliminados do corpo;
  • Favorece as defesas naturais do corpo porque com o intestino funcionando bem, ele consegue produzir mais células de defesa;
  • Combate a tristeza e a depressão devido a presença de potássio, fibras, sais minerais, vitaminas B1, B6 e betacaroteno que possui.

Para conseguir alcançar todos estes benefícios, é recomendado consumir regularmente a farinha de banana verde e seguir uma alimentação saudável, com poucas gorduras e açúcar e ainda fazer algum tipo de atividade física. 

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usar

Como fazer a farinha de banana verde

Para fazer a farinha de banana verde em casa basta seguir a receita:

Ingredientes

  • 6 bananas verdes

Modo de preparo

Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-la. Deixar até elas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada e guarde num recipiente bem seco e tampe.

Esta farinha de banana verde caseira dura até 20 dias e não contém glúten.

Como usar

A quantidade de farinha de banana verde que se deve consumir por dia é de até 30 gramas. Você pode adicionar até 2 colheres (de sopa = 20g) num copo de água e tomar em jejum ou adicionar no iogurte, na fruta, na vitamina de frutas ou no feijão, por exemplo.

Ela não tem um sabor forte e também pode ser usada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, muffins, biscoitos e panquecas. 

Mas é importante consumir mais água que o habitual para garantir que o bolo fecal fica bem hidratado, facilitando sua saída. Caso contrário, as fezes ficarão muito secas.

Receitas com farinha de banana verde

1. Bolo de banana com passas

Este bolo é saudável e não tem açúcar, mas é doce na medida certa porque tem banana madura e uvas passas.

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usar

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 3 colheres de óleo de coco
  • 1 1/2 xícara de farinha de banana verde
  • 1/2 xícara de farelo de aveia
  • 4 bananas maduras
  • 1/2 xícara de uva passa
  • 1 pitada de canela
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, colocando o fermento por último, até que fique tudo uniforme. Leve ao forno para assar durante 20 minutos ou até que passe no teste do palito.

O ideal é colocar o bolo em pequenas forminhas ou num tabuleiro para fazer muffin porque ele não cresce muito e tem uma massa um pouco mais espessa que o normal. Assim ele irá ficar mais bonito e irá cozinhar mais rápido.

2. Panqueca com farinha de banana verde

Benefícios da Farinha de Banana Verde e Como usar

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de óleo de coco
  • 1 xícara de farinha de banana verde
  • 1 copo de leite de vaca ou de amêndoa
  • 1 colher de fermento
  • 1 pitada de sal e de açúcar ou stévia

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes com um mixer e depois prepare cada panqueca colocando um pouquinho da massa numa frigifeira pequena untada com óleo de coco. Aqueça os dois lados da panqueca e depois use como recheio frutas, iogurte ou queijo, por exemplo.

Informação nutricional 

A tabela a seguir indica o valor nutricional encontrado na farinha de banana verde:

NutrientesQuantidade em 2 colheres de sopa (20g)
Energia79 calorias
Carboidratos19 g
Fibras2 g
Proteína1 g
Vitamina2 mg
Magnésio21 mg
Gorduras0 mg
Ferro0,7 mg

Preço e onde comprar 

A farinha de banana verde industrializada pode ser encontrada em alguns supermercados e em lojas de produtos naturais. Seu preço varia entre 5 a 15 reais.

Quem não pode consumir

 A farinha de banana verde não possui contraindicações e pode ser consumidas por todas as pessoas, de todas as idades. Mas se optar por um produto industrializado veja seu rótulo para garantir que não contém corantes ou outros aditivos alimentares porque estes devem ser usados com moderação por crianças. 

A casca da banana que não é utilizada na fabricação da farinha de banana verde, tem o dobro de potássio que a própria fruta. Ela também pode ser utilizada em receitas como bolo e brigadeiro, veja seus benefícios e como usar aqui.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...