Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como baixar a febre alta

A febre surge quando a temperatura corporal está acima dos 37,8ºC, se a medição for oral, ou acima dos 38,2ºC, se a medição for feita no reto. Esta alteração da temperatura é mais frequente nos seguintes casos:

  • Infeção, como amigdalite, otite ou infecção urinária;
  • Inflamação, como artrite reumatoide, lúpus ou artrite da célula gigante.

Embora seja mais raro, a febre também pode surgir em casos de câncer, especialmente quando não existe outra causa aparente como gripes ou resfriados.

Para baixar a febre deve-se primeiro recorrer a métodos caseiros e naturais, como o banho com água morna ou o chá de salgueiro-branco, e, caso a febre não diminua, consultar o clínico geral para iniciar o tratamento com remédios antipiréticos, como o Paracetamol.

Veja como medir corretamente a temperatura corporal.

Como baixar a febre alta

Tratamentos naturais para baixar a febre

Existem vários métodos naturais que podem ajudar a baixar a febre antes de ser necessário utilizar remédios antipiréticos, e incluem:

  • Retirar o excesso de roupa;
  • Ficar perto de um ventilador ou num local arejado;
  • Colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos;
  • Tomar um banho com água morna, não demasiado quente nem demasiado fria;
  • Manter o repouso em casa, evitando ir trabalhar;
  • Beber água fria;
  • Tomar suco de laranja, tangerina ou de limão porque fortalece o sistema imune.

No entanto, se se tratar de uma criança com menos de 3 meses de idade, ou de uma pessoa com doença cardíaca, pulmonar ou demência, deve-se consultar imediatamente um clínico geral, especialmente se a febre for superior a 38ºC.

Principais remédios de farmácia

Caso a febre se encontre acima de 38,9ºC, e se os métodos caseiros não forem suficientes, o clínico geral pode aconselhar o uso de remédios antipiréticos como:

  • Paracetamol, como o Tylenol ou Pacemol;
  • Ibuprofeno, como Ibufran ou Ibupril;
  • Ácido acetilsalicílico, como a Aspirina.

Estes remédios devem ser utilizados com precaução e só em casos de febre alta e não devem ser tomados de forma continuada. Caso a febre se mantenha, deve-se consultar novamente o clínico geral para avaliar se é necessário tomar algum medicamento para combater uma possível infecção. Saiba mais sobre os medicamentos usados para baixar a febre.

No caso das crianças, a dose do medicamento varia de acordo com o peso e, por isso, deve-se sempre informar o pediatra antes de usar qualquer remédio. Veja o que fazer para baixar a febre do bebê.

Opções de remédios caseiros

Como baixar a febre alta

Uma boa forma de baixar a febre antes de recorrer a um remédio antipirético, é optar por tomar um chá morno para provocar a sudorese, diminuindo assim a febre. Deve ter-se em atenção que estes chás de plantas medicinais não podem ser tomados por bebés sem o conhecimento do pediatra.

Alguns dos chás que ajudam a baixar a febre são:

1. Chá de Freixo

O Chá de freixo além de ajudar a baixar a febre, tem também propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que aliviam o desconforto associado à febre.

Ingredientes

  • 50g de casca seca de freixo;
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparo

Colocar a casca seca de freixo na água e deixar ferver durante 10 minutos e filtrar. Tomar 3 a 4 xícaras por dia ate a febre baixar

2. Chá de Quineira

O chá de Quineira ajuda a baixar a febre e tem também propriedades antibacterianas. A sua ação é potenciada quando usada em conjunto com o salgueiro-branco e a ulmária.

Ingredientes

  • 0,5 g de casca cortada muito fina de quineira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a casca de quineira na água e deixar ferver dez minutos. Beber 3 xícaras por dia antes das refeições.

3. Chá de salgueiro-branco

O chá de salgueiro-branco ajuda a baixar a febre porque esta planta medicinal tem na sua casca salicósido, que tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar a casca de salgueiro-branco na água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 1 xícara antes de cada refeição.

Existem outros chás que podem ser tomados para baixar a febre, como chá de macela, cardo-santo ou manjericão, por exemplo. Veja 7 Chás para baixar a febre naturalmente.

Como baixar a febre alta

O que não fazer quando surge febre na criança

A febre acontece com muita frequência na criança, provocando grande ansiedade na família, porém é importante evitar fazer algumas coisas que poderão piorar a situação:

  • Tentar aquecer a criança, vestindo-lhe mais roupa, ou colocando mais roupa na cama;
  • Utilizar remédios para baixar a febre em horas fixas;
  • Decidir tratar a febre com antibióticos;
  • Insistir com a criança para comer de forma normal e abundante;
  • Assumir que a febre está alta devido a uma erupção dentária.

Em alguns casos é normal que as crianças apresentem convulsões porque o seu cérebro está ainda imaturo, sendo que o sistema nervoso é mais vulnerável a uma subida rápida da temperatura. Quando isso acontece, é importante anotar as horas de início e fim da crise, colocar a criança de lado e deve reduzir-se a temperatura ambiente até a criança acordar. Caso seja a primeira convulsão febril, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...