Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a febre

Para baixar a febre podemos recorrer a mecanismos naturais como água fria e melhorar a ventilação local ou tomar remédios antipiréticos, sob orientação médica.

​A febre é a elevação da temperatura corporal acima de 37,8º C que, geralmente, ocorre quando o organismo está lutando contra alguma infecção ou quando está num local muito quente utilizando roupas inadequadas. Ela é um mecanismo de defesa para evitar a multiplicação de vírus e bactérias e, por isso, só deve ser tratada se estiver acima de 38ºC, tendo sempre o cuidado de não deixar a febre ultrapassar 40º C.

Veja alguns chás que promovem o suor e por isso ajudam a baixar a febre em: Remédio caseiro para febre.

O que se pode fazer para baixar a febre, pode ser:

  • Retirar o excesso de roupa;
  • Ficar perto de um ventilador ou num cômodo arejado;
  • Colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos do indivíduo;
  • Tomar um banho com água tépida, nem morna, nem fria;
  • Beber água fria e tomar o suco de laranja, tangerina ou de limão porque fortalece o sistema imune;
  • Tomar o chá de sabugueiro porque promove a sudorese, ajudando a baixar a febre.

Alguns exemplos de remédios para baixar a febre são Paracetamol, Ibuprofeno e a Aspirina, sendo que a aspirina é contraindicada para crianças porque aumenta o risco de desenvolvimento da síndrome de Reye, caracterizada por lesões hepáticas e cerebrais graves.

Se a febre persistir mesmo com todos estes cuidados, o melhor é procurar por um médico, pois pode ser necessário tomar antivirais ou antibióticos para combater a causa da febre.

Como medir a febre

Pode-se medir a febre de 4 formas diferentes:

  • Temperatura axilar: normal até 37,2ºC;
  • Temperatura oral (boca): normal até 37,5ºC;
  • Temperatura timpânica (ouvido): normal até 37,5ºC;
  • Temperatura retal (ânus): normal até 38ºC.

Basta colocar um termômetro debaixo do braço, dentro da boca ou a sua pontinha prateada dentro do ânus e deixar atuar por cerca de 2 a 5 minutos. A seguir deve-se verificar a marca vermelha indicativa do valor da temperatura do indivíduo.

Uma outra forma mais rápida e mais simples de verificar a febre é através do uso de um termômetro à laser que se compra nas farmácias ou lojas de produtos hospitalares.

Quando a febre alta é perigosa

A febre alta é aquela que atinge valores iguais ou superiores a 39ºC. Esta febre pode ser perigosa porque em alguns casos pode causar delírios e convulsões febris e, por isso, deve ser sempre tratada com métodos de resfriamento naturais e com a ingestão de medicamentos antipiréticos. A febre nunca deverá passar dos 39º pois coloca em risco a vida do paciente, por isso se mesmo com estas medidas a febre não baixar é importante tomar um remédio para febre indicado pelo médico.

A febre é um sintoma que provoca a elevação da temperatura que serve para combater vírus, fungos e bactérias, e por isso quando o indivíduo tem febre só deve adotar as medidas contra a febre, se a febre for maior que 37, 5ºC.

Se a febre persistir ou se vier acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, vômito, diarreia ou outros recomenda-se uma consulta médica.

O que é febre interna

A febre interna é um termo incorreto que a população utiliza para descrever a sensação de estar sentindo o corpo muito quente ou ondas de calor, mesmo quando o termômetro não indica febre. É preciso esclarecer que se o termômetro não registra nenhuma elevação da temperatura corporal é porque, de fato, ela não existe.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...