Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como lidar com a queda de cabelo no pós parto

A queda de cabelo depois da gravidez é normal e acontece em praticamente todas as mulheres, principalmente aquelas que estão amamentando.

A perda dos fios pode começar por volta dos 3 meses após o nascimento do bebê e é o resultado das intensas alterações hormonais que marcam esta fase da vida da mulher. A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais ajuda a diminuir a perda de cabelo mas existem alguns cuidados extras que ajudam a manter a saúde dos fios. Veja o que você pode fazer para passar por esta fase.

5 Estratégias para combater a queda de cabelo

Para diminuir a queda de cabelo no pós-parto o que se pode fazer é:

Como lidar com a queda de cabelo no pós parto

1. Comer de forma variada e nutritiva

Aumentar o consumo diário de nutrientes é o segredo e por isso, a mulher deverá ter uma alimentação saudável e equilibrada, variando constantemente o cardápio. Uma boa dica é não aproveitar as sobras do almoço para o jantar. Isto vai fazer com que cada refeição seja diferente da outra, aumentando o teor nutritivo das refeições.

Você deve investir nos alimentos ricos em:

  • Proteínas como ovos, carnes, leite e iogurte;
  • Vitamina A como cenoura crua e espinafre;
  • Ferro como feijão, beterraba e salsinha;
  • Zinco como a castanha do pará.

Esses alimentos, além de nutrirem a mulher e, consequentemente, o bebê, favorecem o crescimento do cabelo e os deixam mais firmes e fortes.

2. Tomar vitaminas e sucos fortificados

Outra opção é tomar diariamente 2 ou 3 copos de suco de frutas com legumes preparados no liquidificador, pois além de resultar num suco com uma maior quantidade de nutrientes, sua quantidade é menor e não causa má digestão. Boas receitas para fortalecer o cabelo são: 1 cenoura + 1 maçã + 1 colher de castanha moída, e 1 cenoura + 2 laranjas.

Assista o vídeo a seguir para saber como preparar uma ótima vitamina de frutas contra queda de cabelo:

3. Usar produtos para cabelos frágeis

Usar shampoo, condicionar e sérum para queda de cabelo, usando marcas de boa qualidade, como Klorane, Phytoervas, Kerastase ou OX, por exemplo, ajudam a reduzir a queda de cabelo no pós-parto, além de favorecer o crescimento de novos fios. Ampolas de vitamina A também podem ser usadas para manter o cabelo bonito e hidratado, no entanto, a vitamina A é mais eficaz quando é consumida em forma de alimentos. Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina A.

4. Só lavar o cabelo 3 vezes por semana

Evitar lavar e escovar os cabelos mais de 3 vezes por semana ajuda a evitar a perda dos fios. Além disso, o ideal é usar sempre um pente largo para pentear o cabelo e desfazer nós.

A queda de cabelo para naturalmente, é preciso ter paciência e nesta fase aconselha-se evitar o uso de chapinhas para alisar o cabelo ou secadores, assim como permanente ou relaxamento, mesmo que não esteja amamentando, pois o fio de cabelo está mais frágil e quebradiço, necessitando de mais cuidado.

5. Tomar remédio para queda de cabelo

Por vezes, quando a queda de cabelo é muito forte e deixa até mesmo falhas no meio do cabelo, o dermatologista poderá indicar um suplemento de ferro, porque a anemia comum durante a gravidez e pós-parto também gera queda de cabelo. Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de remédios, como o Pantogar, por exemplo. Conheça outros suplementos e vitaminas para queda de cabelo.

Veja outras alterações que podem acontecer no pós-parto.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem