O que você precisa saber?

Como lidar com a queda de cabelo no pós parto

A queda de cabelo depois da gravidez é normal e afeta praticamente todas as mulheres que estão amamentando, mas também aquelas que não amamentam, embora estas sejam um pouco menos afetadas. 

A perda dos fios pode começar por volta dos 3 meses após o nascimento do bebê e é o resultado das intensas alterações hormonais que marcam esta fase da vida da mulher. A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais ajuda a diminuir a perda de cabelo mas existem alguns cuidados extras que ajudam a manter a saúde dos fios. Veja o que você pode fazer para passar por esta fase.

5 Estratégias para combater a queda de cabelo

Para diminuir a queda de cabelo no pós-parto o que se pode fazer é:

Como lidar com a queda de cabelo no pós parto

1. Comer de forma variada e nutritiva

Aumentar o consumo diário de nutrientes é o segredo e por isso, a mulher deverá ter uma alimentação saudável e equilibrada, variando constantemente o cardápio. Uma boa dica é não aproveitar as sobras do almoço para o jantar. Isto vai fazer com que cada refeição seja diferente da outra, aumentando o teor nutritivo das refeições. 

Você deve investir nos alimentos ricos em:

  • Pproteínas como ovos, carnes, leite e iogurte, 
  • Vitamina A como cenoura crua e espinafre,
  • Ferro como feijão, beterraba e salsinha
  • Zinco como a castanha do pará

Porque eles favorecem o crescimento do cabelo além de deixá-los mais firmes e fortes. 

2. Tomar vitaminas e sucos fortificados

Tomar diariamente 2 ou 3 copos de suco de frutas com legumes preparados na centrífuga, pois além de resultar num suco com uma maior quantidade de nutrientes, sua quantidade é menor e não causa má digestão. Boas receitas para fortalecer o cabelo são: 1 cenoura + 1 maçã + 1 colher de castanha moída, e 1 cenoura + 2 laranjas.

Assista o vídeo a seguir para saber como preparar uma ótima vitamina de frutas contra queda de cabelo:

3. Usar produtos para cabelos frágeis

Usar shampoo, condicionar e sérum para queda de cabelo, usando marcas de boa qualidade, como Klorane, Phytoervas, kerastase ou OX, por exemplo. Ampolas de vitamina A também pode ser usadas para manter o cabelo bonito e hidratado, no entanto, a vitamina a é mais eficaz quando é consumida em forma de alimentos.

4. Só lavar o cabelo 3x por semana

Evitar lavar e escovar os cabelos mais de 3 vezes por semana ajuda a evitar a perda dos fios. Além disso, o ideal é usar sempre um pente largo para pentear o cabelo e desfazer nós. A queda de cabelo pára naturalmente, é preciso ter paciência e nesta fase aconselha-se evitar o uso de chapinhas para alisar o cabelo ou secadores, assim como permanente ou relaxamento, mesmo que não esteja amamentando, pois o fio de cabelo está mais frágil e quebradiço, necessitando de mais cuidado.

5. Tomar remédio para queda de cabelo

Por vezes, quando a queda de cabelo é muito forte e deixa até mesmo falhas no meio do cabelo, o dermatologista poderá indicar um suplemento de ferro, porque a anemia comum durante a gravidez e pós-parto também gera queda de cabelo. Veja como tomar os suplementos de ferro sem ficar com prisão de ventre clicando aqui. Um outro remédio chamado Pantogar, também pode ser indicado pelo dermatologista. Saiba mais exemplos de Suplementos e Vitaminas para queda de cabelo clicando aqui.

Para manter a saúde em dia, saiba quando ir às consultas pós-parto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...