11 alimentos para queda de cabelo

Os alimentos para queda de cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteínas e vitaminas como peixes, ovo, soja, frutas vermelhas, feijão ou vegetais verde-escuros, pois por serem ricos em nutrientes com ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptica, ajudam a fortalecer os fios e hidratar o couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

Alguns dos alimentos para queda de cabelo podem ser simplesmente aplicados no couro cabeludo, como é o caso do vinagre de maçã, enquanto que outros devem ser consumidos regularmente para que alcancem o efeito desejado.

A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas como alterações hormonais, estresse ou falta de vitaminas e, por isso, pessoas que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Alguns alimentos que podem ajudar na queda de cabelo são:

1. Peixe

11 alimentos para queda de cabelo

Os peixes, como salmão, arenque, sardinha e atum, são uma excelente fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e, por isso, ajudam a prevenir a inflamação dos folículos pilosos, que é um fator que pode contribuir diretamente para a queda de cabelo. Assim, o consumo de peixe de forma regular pode ajudar a aumentar a densidade do cabelo. 

Além disso, esses peixes também são ricos em nutrientes como proteínas, selênio e vitaminas B, que são essenciais para a saúde dos folículos pilosos pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.

Os peixes podem ser consumidos assados, defumados, marinados ou grelhados, pelo menos 3 vezes na semana.

2. Ovo

11 alimentos para queda de cabelo

O ovo é uma importante fonte de proteínas e biotina que são dois nutrientes essenciais para estimular a produção de queratina, uma proteína que protege e preserva os nutrientes presentes dentro do fio, o que ajuda a manter os fios saudáveis e evitar a queda de cabelo Além das proteínas e biotina, o ovo é rico em selênio e zinco que são nutrientes que ajudam a promover o crescimento saudável dos fios.

O ovo pode ser consumido diariamente e preparado cozido ou em omelete, por exemplo. Veja outras formas de consumir o ovo diariamente de forma saudável

3. Cenoura

11 alimentos para queda de cabelo

A cenoura também é uma ótima fonte de nutrientes para o cabelo pois é rica em vitamina A e E que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e têm ação antioxidante, evitando os danos provocados pelos radicais livres, que podem enfraquecer os fios causando a queda de cabelo. Além disso, as vitaminas presentes na cenoura, ajudam a fortalecer e promover o crescimento de fios saudáveis. 

A vitamina A também age como um condicionador natural para os fios e evita que o cabelo se quebre. Confira outros benefícios da cenoura para a saúde

4. Folhas verde-escuras

11 alimentos para queda de cabelo

Os vegetais de folhas verdes escuras como espinafre, couve e rúcula, são ricos em nutrientes como vitaminas A e C, ferro, betacaroteno, ácido fólico e biotina, que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulam a produção de proteínas essenciais para o fio e aumentam a hidratação da raiz capilar, e, por isso, ajudam a evitar a queda de cabelo.

Além disso, a deficiência de ferro na alimentação está relacionada com o aumento da queda de cabelo. Assim, uma boa forma de aumentar o consumo desses vegetais, para obter todos os nutrientes importantes para o cabelo, é adicionar em saladas, sopas ou sucos.

5. Frutas vermelhas e cítricas

11 alimentos para queda de cabelo

As frutas vermelhas, como morango, cereja, framboesa e goiaba, e as frutas cítricas como laranja, mexerica e limão, são excelentes fontes de antioxidantes, incluindo a vitamina C, que ajuda a proteger os folículos pilosos dos danos causados pelos radicais livres, que podem levar a uma diminuição da circulação sanguínea no couro cabeludo, causando enfraquecimento dos fios e a queda de cabelo.

Além disso, a vitamina C também ajuda o corpo a absorver ferro da alimentação e a produzir colágeno, que é uma das proteínas que constroem o cabelo, ajudando a manter os fios saudáveis e a prevenir a queda de cabelo. 

6. Nozes e sementes

11 alimentos para queda de cabelo

As nozes, castanha do pará, semente de linhaça ou de chia, são alimentos ricos em nutrientes importantes para prevenir a queda de cabelo, incluindo zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E, selênio e ômega 3. Esses nutrientes possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, o que ajuda a manter a saúde do couro cabeludo, a hidratação da pele e os fios fortes, e por isso, reduzem e evitam a queda de cabelo.

7. Arroz com feijão

11 alimentos para queda de cabelo

O arroz com feijão é uma combinação perfeita para promover a saúde dos cabelos, pois possuem aminoácidos que quando combinados dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os fios e por isso quando consumidos regularmente protegem os fios da queda. Confira outros benefícios do arroz com feijão para a saúde

Além disso, o feijão é rico em ferro, zinco e biotina, que são essenciais para a saúde e o crescimento do cabelo. 

Uma boa opção para substituir o feijão e que também é muito nutritiva, é a lentilha pois possui ferro, vitamina C, manganês, além de ácido fólico que é necessário para formação dos glóbulos vermelhos do sangue que fornecem o oxigênio necessário para o couro cabeludo e, assim, permitem o crescimento do cabelo mais forte e sem quebras.

8. Soja

11 alimentos para queda de cabelo

A soja é uma excelente fonte natural de proteína vegetal e biotina, e incluir esse alimento na dieta pode ajudar a fornecer mais proteína para os folículos pilosos, o que evita o enfraquecimento dos fios que pode causar queda de cabelo. 

Além disso, as isoflavonas presentes na soja, podem estimular a produção de ácido hialurônico no couro cabeludo, aumentando a hidratação da raiz do fio e ajudando na regeneração dos folículos pilosos, e por isso, melhoram a saúde dos fios e ajudam a diminuir a queda de cabelo. Saiba como preparar a soja e aproveitar seus benefícios

9. Leite

11 alimentos para queda de cabelo

O leite e os seus derivados como iogurte, queijo ou kefir, são ricos em cálcio e vitamina A, que são nutrientes importantes para o fortalecimento dos fios. A vitamina A tem ação antioxidante, reduzindo os danos dos radicais livres nas células da pele e permitindo melhor circulação sanguínea no couro cabeludo. Já o cálcio, é um mineral importante para  a formação de fios saudáveis. Por isso, o leite e derivados, ajudam a evitar que os cabelos fiquem opacos e quebradiços, o que pode causar queda de cabelo.

Além disso, os produtos lácteos também são uma grande fonte de biotina responsável por aumentar a produção de queratina, o que ajuda a fortalecer os fios e a combater a queda de cabelo.

10. Vinagre de maçã

11 alimentos para queda de cabelo

O vinagre de maçã é rico em vitaminas e minerais bons para o cabelo, como vitamina C e B, além de alfa-hidroxiácido que tem ação anti-inflamatória, ajudando a esfoliar a pele do couro cabeludo, o que pode ajudar com a controlar a caspa, e que pode ser um dos motivos da queda de cabelo.

Além disso, o vinagre de maçã tem um pH ácido que ajuda a balancear a acidez do couro cabeludo e também tem ação antisséptica, ajudando a controlar as bactérias ou fungos que podem causar problemas no couro cabeludo e no cabelo, como infecções leves ou coceira, e que podem causar a queda de cabelo.

Para utilizar o vinagre de maçã para queda de cabelo, deve-se aplicá-lo diretamente na pele do couro cabeludo. Veja como preparar o vinagre de maçã para passar na pele

11. Alecrim

11 alimentos para queda de cabelo

O alecrim é uma planta medicinal rica em flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que com propriedades antioxidantes e antissépticas que ajudam a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo e a formação de caspa, que podem causar a queda de cabelo.

Esta planta pode ser usada na forma de chá, diretamente na pele do couro cabeludo. Saiba como preparar o chá de alecrim

Receitas para queda de cabelo

Algumas receitas que contêm todos os nutrientes importantes para queda de cabelo e que se pode fazer em casa são:

1. Salmão ao molho de laranja

11 alimentos para queda de cabelo

Ingredientes

  • 1 filé de salmão com pele;
  • 1 ovo cozido cortado em rodelas;
  • Meio copo de suco laranja;
  • Meia colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
  • 1 ramo pequeno de alecrim;
  • 1 xícara de folhas de espinafre lavadas;
  • 2 nozes picadas;
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto.

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar uma assadeira com papel alumínio ou papel vegetal. Em um recipiente, misturar o espinafre, o alecrim, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Espalhar essa mistura sobre a assadeira. Temperar os filés de salmão com sal e a pimenta e colocá-los por cima da mistura anterior. Colocar o suco de laranja em cima dos filés de salmão e levar ao forno por cerca de 15 minutos. Colocar as nozes picadas em cima do salmão e o ovo cozido para acompanhar o prato. Servir em seguida. Esta receita serve 1 pessoa.

2. Suco de cenoura com laranja e espinafre

11 alimentos para queda de cabelo

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja natural; 
  • 1 xícara de folhas de espinafre lavadas;
  • 1 cenoura pequena cortada em rodelas ou ralada.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida, pelo menos 1 copo por dia.

3. Vitamina de morango com linhaça

11 alimentos para queda de cabelo

Ingredientes

  • 1 copo de leite ou de iogurte natural;
  • 5 morangos lavados e picados;
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e tomar a seguir, todos os dias. Se desejar, pode-se adicionar mel para adoçar.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com outra opção de receita deliciosa de vitamina para fortalecer o cabelo:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Setembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Julho de 2021.

Bibliografia

  • ABLON, Glynis. A 3-month, randomized, double-blind, placebo-controlled study evaluating the ability of an extra-strength marine protein supplement to promote hair growth and decrease shedding in women with self-perceived thinning hair. Dermatol Res Pract. 2015. 841570; 1-8, 2015
  • KANG, Jung-Il; et al. Mackerel-Derived Fermented Fish Oil Promotes Hair Growth by Anagen-Stimulating Pathways. Int J Mol Sci. 19. 9; 1-14, 2018
  • GUO, Emily L.; KATTA, Rajani. Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use. Dermatol Pract Concept. 7. 1; 1-10, 2017
  • RAMOS, Paulo Müller; MIOT, Hélio Amante. Female Pattern Hair Loss: a clinical and pathophysiological review. An. Bras. Dermatol. 90. 4; 529-543, 2015
  • LAI, Ching-Huang; et al. Androgenic Alopecia Is Associated with Less Dietary Soy, Higher Blood Vanadium and rs1160312 1 Polymorphism in Taiwanese Communities. PLoS One. 8. 12; e79789, 2013
  • THE SCIENCE CREATIVE QUARTERLY. Soybean and Baldness Preventation: apparently, the is a link. 2007. Disponível em: <https://www.scq.ubc.ca/soybean-and-baldness-preventation-apparently-there-is-a-link/>. Acesso em 18 Fev 2021
Mais sobre este assunto: