Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Método Montessori: o que é, como preparar o quarto e benefícios

Abril 2020

O método Montessori é uma forma de educação desenvolvida no século XX pela Dr.ª Maria Montessori, que tem como principal objetivo dar liberdade exploratória para a criança, fazendo com que seja capaz de interagir com tudo no seu ambiente, de forma segura, o que acaba estimulando seu crescimento, desenvolvimento e independência.

Para atingir estes objetivos, uma das partes mais importantes do método Montessori consiste na criação de um ambiente seguro, que deve começar no quarto. Ao contrário dos quartos comuns de bebê, o quarto Montessoriano possui uma arrumação simples, uma cama bem baixinha e móveis na altura da criança, o que permite que ela seja constantemente estimulada e que se sinta livre para brincar, se concentrar ou dormir, sem precisar da ajuda constante de um adulto para chegar objetos, por exemplo.

Além do quarto e da casa, o método Montessori também pode ser aplicado na escola, existindo já algumas escolas Montessorianas que procuram estimular as crianças para aprenderem segundos os conceitos desenvolvidos pela Dr.ª Maria Montessori e outros colaboradores.

Método Montessori: o que é, como preparar o quarto e benefícios

5 passos para ter um quarto de Montessori

Embora a ideia de um quarto inspirado pelo método Montessori seja algo bastante simples, por vezes é difícil achar inspiração e criatividade. Assim, para facilitar a tarefa de projetar e construir um quarto deste tipo, existem alguns fundamentos:

1. Não usar um berço

Os berços geralmente são muito altos e, por isso, a criança fica dependente dos pais para conseguir alcançar a própria cama. Assim, o ideal é que a cama esteja num nível baixo, preferencialmente encostada no chão para que, caso a criança caia da cama durante a noite, não corra o risco de se machucar.

Uma boa opção para fazer uma cama Montessoriana consiste em colocar o colchão diretamente no chão ou usar um futon ou tatame, por exemplo. Assim a criança pode sair da cama quando acordar, explorar o quarto e brincar. Também sempre se recomenda o uso de almofadas para limitar o espaço e evitar quedas acidentais.

Método Montessori: o que é, como preparar o quarto e benefícios

2. Diminuir a escala do quarto

A decoração do quarto pode ser feita de forma semelhante ao habitual, no entanto, o melhor é que os móveis sejam próprios para crianças, ou seja, que tenham um tamanho menor para facilitar o seu acesso. Além disso, móveis de tamanho normal podem criar ansiedade na criança, que se sente muito pequena e vulnerável, mesmo dentro do seu quarto.

Assim, algumas dicas são usar cadeiras e mesas pequenas e baixas, pendurar a arte e espelhos no nível dos olhos da criança e usar prateleiras com apenas 2 ou 3 níveis de altura. Para guardar brinquedos, as melhores opções são pequenas caixas ou baús sem tampa.

3. Fazer uma decoração simples

As cores fortes e brilhantes são ótimas para estimular a criança para brincar, porém, no quarto, é importante optar por cores mais neutras e tons pastéis que promovam a paz e o relaxamento. Alguns tons para pintar o quarto incluem azul bebê, rosa claro ou bege, por exemplo.

Aos poucos, elementos com mais cor e padrões podem ir sendo adicionados no quarto, à medida que a criança cresce e apresenta curiosidade por cores mais vivas.

Além das cores do quarto, também se deve evitar o acúmulo de objetos, optando-se por ter um visual mais limpo. Uma opção para liberar mais espaço consiste em usar móveis e objetos com mais de uma função. Por exemplo, a caixa dos brinquedos pode ter uma tampa e funcionar como banquinho, podendo ser guardada debaixo da mesa para poupar espaço.

Método Montessori: o que é, como preparar o quarto e benefícios

4. Usar madeira sempre que possível

A madeira é um material que ajuda a reter o calor e que é agradável ao toque, por isso, deve ser utilizada sempre que possível, nos móveis e nos objetos, mas também no chão, para que a criança possa andar descalça sem sofrer grandes alterações de temperatura.

5. Garantir a segurança do bebê

Uma vez que a criança vai ter toda a liberdade para explorar o quarto, a segurança é um ponto fundamental na hora de pensar o quarto. Assim, alguns pontos importantes para garantir a segurança são:

  • Tampar as tomadas do quarto com proteções próprias para crianças;
  • Evitar utilizar móveis com quinas, preferindo os que têm cantos redondos ou protegendo as quinas existentes;
  • Usar tapetes pelo chão, para evitar que o bebê se machuque caso caia;
  • Colocar barras fixas na parede, de forma que os locais fiquem seguros para o bebê segurar enquanto tenta caminhar;

Também se recomenda não utilizar objetos que possam partir, com vidro ou porcelana, pois podem deixar pedaços cortantes pelo chão. Assim, os espelhos embora sejam importantes para que a criança se conheça, devem ser sempre mantidos longe do alcance, pelo menos até que a criança tenha idade para reconhecer o perigo de partir o espelho.

Método Montessori: o que é, como preparar o quarto e benefícios

Principais benefícios do método de Montessori

Os benefícios deste método estão principalmente relacionados com o desenvolvimento da criança, ajudando-a a:

  • Identificar os próprios limites;
  • Identificar capacidades e habilidades próprias;
  • Desenvolver ordem, coordenação e concentração;
  • Estimular a independência e a criatividade.

Além disso, o quarto Montessori é um espaço bastante seguro que permite que a criança crie uma maior sensação de confiança e calma, evitando sentimentos de ansiedade e baixa auto-estima, comuns do crescimento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem