Calculadora de altura: qual será a altura do seu filho?

junho 2021

Saber qual será a altura dos filhos, na idade adulta, é uma curiosidade que vários pais têm. Por esse motivo, criamos uma calculadora online que ajuda a prever qual a altura estimada para a idade adulta, tendo por base a altura do pai, da mãe e o sexo da criança.

Insira os dados a seguir, para saber qual a altura estimada do seu filho ou filha na idade adulta:

Erro
cm
Erro
cm
Erro

Como é calculada a altura estimada?

Esta calculadora foi criada com base nas fórmulas da "estatura-alvo familiar", onde, sabendo-se a altura do pai e da mãe, é possível calcular a altura estimada da criança para a idade adulta, de acordo com o sexo:

  • Para meninas: à altura da mãe (em cm) é adicionada a altura do pai (em cm) menos 13 cm. Por fim, esse valor é dividido por dois;
  • Para meninos: é adicionada a altura do pai (em cm) mais 13 cm, à altura da mãe (em cm) e, no fim, esse valor é dividido por 2.

Uma vez que existem vários fatores que podem afetar a forma e o ritmo em que cada criança cresce, o valor da estimativa da altura é dado na forma de um intervalo de valores, que considera uma variação de + ou - 5 cm sobre o valor obtido no cálculo.

Por exemplo: no caso de uma menina que tem uma mãe com 160 cm e um pai com 173 cm, o cálculo deve ser 160 + (173-13)/2, o que resulta em 160 cm. Isso significa que, na idade adulta a altura da menina deverá ser de 155 a 165 cm.

O resultado da calculadora é confiável?

A fórmula utilizada para calcular a altura estimada tem por base uma média-padrão que tem como objetivo representar a maior parte dos casos. Porém, como existem vários fatores que podem influenciar o crescimento da criança e que não podem ser calculados, é possível que, no final, a criança acabe apresentando uma altura diferente da calculada.

Saiba mais sobre a altura da criança e o que fazer para estimular o crescimento.

O que pode afetar a altura estimada?

A maior parte das crianças apresenta um ritmo de crescimento semelhante:

FaseMeninosMeninas
Nascimento ao 1º ano25 cm por ano25 cm por ano
1º ano até 3 anos12,5 cm por ano12,5 cm por ano
3 anos aos 18 anos8 a 10 cm por ano10 a 12 cm por ano

Embora existam médias para como deve ser o crescimento da criança, também existem vários fatores que podem influenciar o desenvolvimento. Por esse motivo, é importante ter em atenção fatores como:

  • Tipo de alimentação;
  • Doenças crônicas;
  • Padrão de sono;
  • Prática de exercício físico.

A genética de cada criança é outro fator com muita importância e, é por esse motivo, que as fórmulas da "estatura-alvo familiar" são utilizadas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em junho de 2021.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Crescimento. 2016. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/09/CrescimentoVe8.pdf>. Acesso em 07 out 2020
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.