Existe alguma forma para estimular o crescimento?

“ Tenho um filho de 2 anos e 1 mês e acho que a altura dele está um pouco abaixo. Ele é ruim para comer e também não dorme bem a noite, mas o pediatra diz que está tudo bem. Existe alguma forma para estimular o crescimento?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Pediatra perto de você

A melhor forma para estimular o crescimento é garantir que a criança tenha uma alimentação saudável e sono adequado, além de encorajá-la ter uma vida ativa, seja pela prática regular de atividades físicas ou brincadeiras movimentadas.

Além disso, caso existam problemas de saúde como alterações genéticas, distúrbios hormonais e doenças como fibrose cística ou anemia, também é importante que o seu tratamento seja feito de acordo com as orientações do médico para se estimular o crescimento. 

Caso você suspeite de alguma alteração no crescimento do seu filho, o ideal é consultar um pediatra para verificar se existe algum problema de saúde que possa estar interferindo no seu desenvolvimento e iniciar o tratamento mais adequado para estimulá-lo.

Vitamina para estimular o crescimento, faz mal?

As vitaminas podem fazer mal à saúde quando em excesso e, normalmente, são indicadas apenas em caso de doenças ou carências nutricionais. Portanto, vitaminas devem ser usadas somente com orientação médica.

Para estimular o crescimento das crianças, o ideal é identificar e tratar os fatores que podem estar interferindo no seu desenvolvimento. Por isso, é importante seguir as orientações do pediatra para que a criança aproveite todo o seu potencial genético. Veja como calcular a altura provável do seu filho


 

60% dos leitores acham este conteúdo útil (5 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Pediatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.