6 dicas simples para tirar roxo da pele

Normalmente os hematomas desaparecem aos poucos sem precisar de tratamento, mas podem ser doloridos e não causam boa impressão, por isso aplicar gelo no local ou compressa gelada nas primeiras 48 horas e massagear a região arroxeada com pomada de arnica ou gel de aloe vera, mais conhecida como a planta babosa, podem ajudar a diminuir o hematoma mais rapidamente.

As manchas roxas na pele podem surgir por causa de uma queda, ao bater a perna, ou outra parte do corpo, em uma mesinha de centro ou num sofá, no entanto, essas manchas também podem surgir depois de realizar um tratamento com ventosas, por exemplo, e, em todos estes casos, as soluções caseiras podem ser indicadas e complementar o tratamento convencional, que pode ser feito com pomada Hirudoid, por exemplo.

6 dicas simples para tirar roxo da pele

1. Fazer compressa fria

Antes de completar 48 horas de ter ocorrido a lesão, deve-se aplicar gelo ou fazer uma compressa fria sobre a área afetada, pois ajuda a diminuir a circulação de sangue na região, fazendo com que o hematoma não cresça muito de tamanho. Este tipo de terapia também auxilia no alívio da dor no local onde está localizada a mancha roxa da pele, além de ser um método fácil e rápido para se aplicar. Saiba quando aplicar compressa fria.

O saquinho de gelo ou o pacote de legumes congelados, por exemplo, deve ser aplicado fazendo-se movimentos circulares, sendo importante proteger a pele com uma toalha ou uma fronha para evitar o contato direto com o gelo, já que pode queimar o local e/ ou causar dor e desconforto. É indicado deixar atuar sobre a região de 15 a 20 minutos.

Existem também bolsas térmicas que são vendidas em mercados e farmácias que são fáceis de utilizar, pois é só colocar no congelador e esperar entre 1 a 2 horas para que fique congelada e, em seguida, é só aplicar sobre a mancha roxa, não esquecendo de proteger a pele com uma toalha.

2. Usar compressa morna

Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos. Após 1 hora, pode-se repetir o procedimento. 

Existem também bolsas e compressas que podem ser colocadas no micro-ondas entre 1 a 2 minutos, que podem ser colocadas diretamente sobre a pele e são encontradas em farmácias e mercados facilmente.

3. Pomada caseira de arnica

A arnica é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de contusões musculares, escoriações e hematomas, devido sua propriedade anti-inflamatória.

Esta pomada é fácil de fazer e pode ser mantida num frasco limpo, podendo durar muitos dias, podendo ser mantida na geladeira, mas antes de usar, para que o toque seja mais agradável, deve permanecer alguns minutos em temperatura ambiente.

Ingredientes

  • 10 mL de parafina líquida ou cera de abelha derretida em banho-maria;
  • 10 mL de óleo essencial de arnica.

Modo de preparo

Basta misturar os ingredientes e manter num frasco limpo e devidamente tampado. Os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e para usar basta aplicar uma pequena quantidade na marca roxa, fazendo movimentos circulares durante alguns minutos.

4. Gel de babosa

A planta babosa, também conhecida como aloe vera, contém uma substância chamada aloesina, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir a pigmentação da mancha roxa da pele. Confira outros benefícios do aloe vera.

O gel de babosa é obtido a partir da extração do gel de 1 folha de babosa, que depois deve ser aplicada sobre o hematoma, ficando por 10 a 15 minutos e depois sendo removida com água. Se não tiver a planta em casa, o ideal é comprar o gel orgânico que é vendido em lojas de produtos naturais

5. Banho de alecrim

O alecrim tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e o calor do banho ajuda a ativar a circulação e a absorver o sangue do local, diminuindo a dor e o hematoma.

Ingredientes

  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 1 bacia de água.

Modo de preparo

Para usufruir de um banho de alecrim basta colocar as gotas de óleo essencial de alecrim em uma bacia de água quente e, em seguida, lavar o corpo. Se a pessoa tiver banheira em casa, pode-se também enche-la com água quente e adicionar cerca de 7 gotas de óleo essencial de alecrim e relaxar durante cerca de 10 minutos. Conheça outros benefícios do alecrim.

6. Passar pomadas

Além da pomada de arnica, as pomadas à base de heparina sódica, como Trombofob ou Traumeel, são ótimas opções para remover o acúmulo de sangue da pele, seja dos braços, das pernas ou de outras partes do corpo, combatendo os sintomas rapidamente. Outra pomada muito utilizada para tirar marcas roxas da pele é a Hirudoid, encontrada com facilidade nas farmácias.

Quando ir ao médico

É aconselhado buscar ajuda médica quando a pessoa apresenta:

  • Marcas roxas na pele com facilidade, por bater em qualquer lugar, como na quina da mesa, por exemplo;
  • Várias marcas roxas no corpo que não doem;
  • Quando as marcas roxas podem ser observadas, mas a pessoa nem se lembra de como surgiram;
  • No caso do hematoma aparecer e desaparecer de um dia para o outro.

Além disso, se o hematoma causar dor muito intensa ou se existir outro sinal de alteração na circulação no local, como inchaço do membro ou vermelhidão intensa, também se deve ir no hospital para despistar outros problemas mais graves como trombose, por exemplo.

Principais causas

As principais causas de hematomas na pele estão relacionadas a traumatismos como pancadas diretamente sobre a região afetada, como pode acontecer na prática de esportes, devido a uma queda ou acidentes envolvendo objetos pesados ou automobilístico, por exemplo.

No entanto, um hematoma também pode surgir após qualquer motivo que causa extravasamento de sangue, como uma injeção, para retirada de sangue na realização de exames, após o uso de ventosas para algumas terapias alternativas, sendo muito comum, após procedimentos estéticos como a lipoaspiração e criolipólise.

Normalmente estes hematomas não são graves e desaparecem sozinhos, mas o uso de gelo nas primeiras 24 horas e depois realizar compressas mornas podem ajudar na sua eliminação mais rapidamente.

Além disso, os hematomas também podem surgir em decorrência de uma doença da coagulação, por isso, dependendo da sua extensão e da sua gravidade deve-se buscar ajuda médica, porque pode indicar uma sangramento grave.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em março de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022.

Bibliografia

  • FREITAS, V.S.; RODRIGUES, R.A.F.; GASPI, F.O.G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Rev. Bras. Pl. Med. Vol.16, n.2. 299-307, 2014
  • KRIPLANI, Priyanka; GUARVE, Kumar; BAGHAEL, Uttam S. Arnica montana L. - a plant of healing: review. J Pharm Pharmacol. Vol.69, n.8. 925-945, 2017
  • HERBAL MEDICINE: BIOMOLECULAR AND CLINICAL ASPECTS. Herbal Treatment for Dermatologic Disorders. 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92761/>. Acesso em 10 jan 2020
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Farmacopeia Brasileira. 2018. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Suplemento+FFFB.pdf/478d1f83-7a0d-48aa-9815-37dbc6b29f9a>. Acesso em 16 dez 2019
Mais sobre este assunto: