Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido

Os hematomas, popularmente conhecidos como marcas roxas, acontecem por causa do acúmulo de sangue na pele, que pode ser provocado por uma queda, esbarrão em algum móvel ou até mesmo depois de um "chupão". Essas marcas são roxas no primeiro momento e a medida que for sarando se torna amarelada, esverdeada ou marrom, no caso dos hematomas nas unhas, devido a traumatismos que levam ao extravasamento de uma pequena quantidade de sangue na região.

Normalmente os hematomas desaparecem aos poucos sem precisar de tratamento, mas podem ser doloridos e não causam boa impressão, por isso massagear o local suavemente com uma pomada anti-inflamatória, como arnica, é uma boa opção para ajudar a eliminar o hematoma mais rapidamente.

No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:

Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido

1. Aplicar gelo

Esta é uma forma muito simples e rápida de tirar hematomas da pele e consiste em passar uma pedrinha de gelo sobre o hematoma, logo que ele apareça. O gelo irá diminuir a irrigação sanguínea do local, diminuindo o hematoma. Saiba mais outras situações para aplicar compressa fria.

A pedrinha de gelo deve ser aplicada fazendo-se movimentos circulares. Se o frio causar dor, o melhor é embrulhar em um pano limpo, que seja fino, como uma fralda ou pano de prato, por exemplo. Deve-se passar o gelo sobre a região durante 3 a 5 minutos e depois esperar 1 hora antes de repetir o procedimento.

2. Usar compressa morna

Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos. Após 1 hora, pode-se repetir o procedimento. 

Existem também bolsas e compressas que podem ser colocadas no micro-ondas entre 1 a 2 minutos, que podem ser colocadas diretamente sobre a pele e são encontradas em farmácias e mercados facilmente.

3. Passar pomadas

Além da pomada de arnica, as pomadas à base de heparina sódica, como Trombofob ou Traumeel, são ótimas opções para remover o acúmulo de sangue da pele, seja dos braços, das pernas ou de outras partes do corpo, combatendo os sintomas rapidamente. Outra pomada muito utilizada para tirar marcas roxas da pele é a Hirudoid, encontrada com facilidade nas farmácias.

Também podem ser aplicadas opções de pomadas caseiras, como o gel natural de babosa e arnica, pois ambos têm ação anti-inflamatória e cicatrizantes, e por isso ajudam a eliminar as marcas roxas da pele. Saiba mais sobre como usar a arnica.

Quando ir ao médico

É aconselhado buscar ajuda médica quando a pessoa apresenta:

  • Marcas roxas na pele com facilidade, por bater em qualquer lugar, como na quina da mesa, por exemplo;
  • Várias marcas roxas no corpo que não doem;
  • Quando as marcas roxas podem ser observadas, mas a pessoa nem se lembra de como surgiram;
  • No caso do hematoma aparecer e desaparecer de um dia para o outro.

Além disso, se o hematoma causar dor muito intensa ou se existir outro sinal de alteração na circulação no local, como inchaço do membro ou vermelhidão intensa, também se deve ir no hospital para despistar outros problemas mais graves como trombose, por exemplo.

Principais causas

As principais causas de hematomas na pele estão relacionadas a traumatismos como pancadas diretamente sobre a região afetada, como pode acontecer na prática de esportes, devido a uma queda ou acidentes envolvendo objetos pesados ou automobilístico, por exemplo.

No entanto, um hematoma também pode surgir após qualquer motivo que causa extravasamento de sangue, como uma injeção, para retirada de sangue na realização de exames, após o uso de ventosas para algumas terapias alternativas, sendo muito comum, após procedimentos estéticos como a lipoaspiração e criolipólise.

Normalmente estes hematomas não são graves e desaparecem sozinhos, mas o uso de gelo nas primeiras 24 horas e depois realizar compressas mornas podem ajudar na sua eliminação mais rapidamente.

Além disso, os hematomas também podem surgir em decorrência de uma doença da coagulação, por isso, dependendo da sua extensão e da sua gravidade deve-se buscar ajuda médica, porque pode indicar uma sangramento grave.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem