Miringite: o que é, sintomas, causas e tratamento

outubro 2022

A miringite é a inflamação da membrana do tímpano, que separa o ouvido externo do ouvido médio, levando ao surgimento de sintomas, como sensação de peso no ouvido ou dor de ouvido leve, que se iniciam de forma súbita, e duram cerca de 24 a 48 horas. Em alguns casos, também pode surgir febre e uma diminuição da audição.

A miringite pode afetar crianças e adultos em qualquer idade, sendo geralmente causada por infecções bacterianas ou virais do trato respiratório, que podem afetar o ouvido médio, levando a inflamação da membrana timpânica.

O tratamento da miringite deve ser feito pelo otorrinolaringologista que deve recomendar o uso de antibióticos, para combater a infecção e analgésicos para aliviar a dor. Quando há miringite bolhosa, onde há formação de pequenas bolhas cheias de líquido sobre a membrana do tímpano, o médico pode fazer a ruptura dessa membrana, o que traz um grande alívio da dor.

Sintomas de miringite

Os principais sintomas de miringite são:

  • Sensação de ouvido entupido ou tampado;
  • Sensação de peso no ouvido;
  • Diminuição da audição;
  • Dor de ouvido;
  • Coceira no ouvido.

Além disso, dependendo do tipo de miringite, como no caso da miringite bolhosa, também podem surgir sintomas como dor de ouvido intensa ou secreção com sangue, devido a ruptura da bolha no tímpano.

É importante consultar o otorrinolaringologista sempre que surgirem os sintomas da miringite para que seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da miringite é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e traumas recentes no ouvido, além do exame físico da membrana timpânica, utilizando um aparelho chamado otoscópio, que permite avaliar internamente as estruturas do ouvido.

Outros exames que o médico pode solicitar são a otoscopia pneumática, que permite verificar a aparência e a mobilidade da membrana timpânica, otomicroscopia ou otoendoscopia, para avaliar a integridade da membrana timpânica, assim como todas as partes do ouvido.

Além disso, o médico pode indicar a realização de exames adicionais como audiometria tonal, para avaliar a diminuição ou perda da audição, ou a timpanometria, que permite avaliar a presença de secreção atrás do tímpano.

Tipos de miringite

A miringite pode ser classificada em diferentes tipos, que incluem:

  • Miringite bolhosa: é o tipo de inflamação aguda na membrana timpânica que leva à formação de uma bolha sobre o tímpano causando intensa dor, ou em alguns casos, secreção que pode conter sangue, e geralmente é causada pelo Mycoplasma pneumoniae;
  • Miringite infecciosa: é a presença de vírus ou bactérias sobre a membrana do tímpano;
  • Miringite granular: é um tipo de miringite crônica, que pode durar mais de um mês, geralmente causada por traumas repetidos no ouvido, como limpeza do ouvido, ou até pós cirurgia no ouvido, causando liberação de secreção no ouvido, e geralmente não causa dor;
  • Miringite aguda: esse tipo de miringite, geralmente está associada à otite externa ou otite média, e os sintomas iniciam-se de forma súbita, durando cerca de 24 a 48 horas;
  • Miringite crônica: geralmente surge devido a infecções frequentes no ouvido, podendo durar meses.

As causas da miringite geralmente estão relacionadas com uma gripe ou resfriado porque os vírus ou bactérias presentes nas vias aéreas podem chegar ao ouvido interno, onde se proliferam causando esta infecção. Os bebês e as crianças são os mais afetados.

Possíveis causas

A miringite é causada por uma inflamação da membrana timpânica devido a infecções por bactérias, como Mycoplasma pneumoniae, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae ou Moraxella catarrhalis, por exemplo, que podem causar infecções do trato respiratório, como gripe, resfriado, otite média aguda ou sinusite, e afetar o tímpano.

Além disso, a miringite também pode ser causada por infecções virais, como herpes zoster, ou ainda por infecções fúngicas.

A miringite também pode ser causada por trauma ou golpe direto no ouvido, lesão acidental ao limpar o ouvido ou mudanças na pressão atmosférica durante uma viagem de avião, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da miringite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista, que pode indicar o uso de antibióticos e analgésicos. O antibiótico deve ser usado por 8 a 10 dias, segundo a indicação médica, e durante o tratamento é importante manter sempre o nariz limpo, removendo toda secreção.

Deve-se voltar ao médico quando não há melhora dos sintomas em 24 horas, principalmente da febre, mesmo depois de ter iniciado o uso do antibiótico, porque isso indica que o antibiótico não está tendo o efeito esperado, podendo ser necessário trocar por outro.

No caso da miringite bolhosa, o médico pode fazer a drenagem da bolha, utilizando o bisturi, o que ajuda a aliviar a dor intensa.

Nas crianças que apresentam mais de 4 episódios de infecção de ouvido por ano, o pediatra pode recomendar que seja feita uma cirurgia para colocar um pequeno tubo dentro do ouvido, sob anestesia geral, para permitir uma melhor ventilação, e evitar novos episódios desta doença. Outra possibilidade mais simples, mas que pode ser eficiente, é fazer a criança encher um balão de ar, somente com o ar que sai de suas narinas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • DEVERAJA, K. Myringitis: An update. J Otol. 14. 1; 26-29, 2019
  • KASINATHAN S, KONDAMUDI NP. BULLOUS MYRINGITIS. [UPDATED 2022 MAR 3]. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Bullous Myringitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK553029/>. Acesso em 13 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • CHUNG, J.; et al. Management of myringitis: Current concepts and review. Laryngoscope. 128. 9; 2157-2162, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 297590 visualizações