Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Psitacose

Psitacose, conhecida também como Febre dos Papagaios, é um tipo raro de pneumonia, transmitida pelas bactérias Clamídeas presentes em aves, que quando manifesta-se no homem produz sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, vias respiratórias bloqueadas, tosse, podendo também ocorrer hemorragias nasais, o aumento de volume do baço e lesões pulmonares.

Aves, como papagaios, pombos e araras são os reservatórios naturais da doença, que é transmitida ao homem por via respiratória, através da aspiração do pó das penas ou por contato direto com objetos contaminados com as fezes ou urina dos animais infectados.

A psitacose é uma doença altamente contagiosa.

O diagnóstico é feito através de análises do sangue e trata-se com o uso de tetraciclinas durante pelo menos 10 dias, mas os sintomas começam a regredir após 2 dias do começo do tratamento.

Os donos de aves podem proteger-se evitando contato com o pó das penas e das gaiolas das aves doentes, mantendo sempre uma alimentação saudável e uma boa higiene no local de criação das aves.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem