Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Próstata aumentada: quais as causas e como identificar os sintomas

A próstata aumentada é um problema muito comum em homens acima dos 50 anos de idade, podendo gerar sintomas como dor ao urinar ou gerar um jato de urina muito fraco, por exemplo.

Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia benigna da próstata, que é apenas um problema benigno que se for bem tratada, não provoca alterações na saúde. Por isso, é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque retal e descartar a hipótese de câncer, que também pode causar aumento da próstata.

Próstata aumentada: quais as causas e como identificar os sintomas

Como identificar os sintomas

Os sintomas de próstata aumentada são semelhantes aos de qualquer problema na próstata. Por isso, para saber qual o seu risco, selecione o que está sentindo:

  1. 1. Dificuldade para começar a urinar
    Sim
    Não
  2. 2. Jato de urina muito fraco
    Sim
    Não
  3. 3. Vontade frequente para urinar, mesmo de noite
    Sim
    Não
  4. 4. Sensação bexiga cheia, mesmo depois de ter urinado
    Sim
    Não
  5. 5. Presença de gotas de urina na cueca
    Sim
    Não
  6. 6. Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
    Sim
    Não
  7. 7. Dor ao ejacular ou urinar
    Sim
    Não
  8. 8. Presença de sangue no sêmen
    Sim
    Não
  9. 9. Vontade repentina para urinar
    Sim
    Não
  10. 10. Dor na região dos testículos ou perto do ânus
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

Estes sintomas geralmente surgem após os 50 anos e acontecem em quase todos os casos de próstata aumentada, porque a inflamação da próstata pressiona a uretra, que é o canal por onde a urina passa, dificultando a sua passagem.

Uma vez que os sintomas também podem indicar outros problemas na próstata, como prostatite, por exemplo, é muito importante consultar o urologista para fazer exames, como ultrassom ou exame de PSA, para confirmar o diagnóstico. Geralmente, o homem pode descobrir este problema quando o valor de PSA está aumentado, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

Quando surgem os primeiros sintomas de próstata aumentada, é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque. Embora possa ser um exame um pouco desconfortável, esta é uma ótima técnica que permite ao médico avaliar se existem sinais de aumento da próstata causados por câncer. Entenda como é feito o toque retal.

Além disso, o médico também pode pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de PSA, que normalmente estão acima de 4,0 ng/ml nos casos de inflamação da próstata. 

Caso o médico identifique alterações anormais durante o toque retal ou caso o valor de PSA esteja acima de 10,0 ng/ml, pode requisitar uma biópsia da próstata, para avaliar a possibilidade de o aumento estar a ser causado por câncer.

Assista o vídeo seguinte e confira os exames que podem ser realizados para diagnosticar problemas na próstata:

Exame para Câncer de PRÓSTATA

46 mil visualizações

Quais as causas

A maioria das situações em que a próstata está aumentada, são casos de hipertrofia benigna da próstata, que surge com o envelhecimento do corpo, sendo mais frequente após os 50 anos de idade. Esta é uma situação normal, que não provoca qualquer problema de saúde e que só precisa ser tratada quando provoca sintomas ou interfere nas atividades diárias.

Porém, a próstata aumentada também pode ser provocada por doenças mais graves e que precisam ser tratadas, como é o caso da prostatite ou do câncer, por exemplo. A prostatite normalmente afeta homens em idade jovem, enquanto o câncer é mais frequente com o avançar da idade.

Porém, no caso de homens que tenham uma história familiar de câncer da próstata, devem fazer o exame de toque retal mais cedo que o habitual, por volta dos 40 anos, de forma a evitar complicações.

Próstata aumentada: quais as causas e como identificar os sintomas

Como é feito o tratamento

O tratamento para próstata aumentada varia de acordo com a causa e a gravidade do problema. Por isso, pode ser feito da seguinte forma:

  • Hipertrofia benigna da próstata: nestes casos o médico inicia o tratamento com o uso de remédios, como tansulosina, alfuzosina ou finasterida, por exemplo,  para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata. Saiba mais sobre como é tratado este problema.
  • Prostatite: em alguns casos, a inflamação da próstata é causada por um infecção bacteriana e, por isso, o urologista pode receitar antibióticos. Veja como aliviar os sintomas da prostatite.
  • Câncer de próstata: o tratamento é quase sempre feito com cirurgia para retirar uma parte da próstata ou removê-la completamente, dependendo da evolução do câncer. Além disso, também pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia. Saiba mais sobre o tratamento.

Além destes tratamentos médicos, existem alguns remédios naturais que ajudam a completar o tratamento e podem aliviar mais rapidamente os sintomas. Veja alguns exemplos desses remédios caseiros para a próstata.

Bibliografia >

  • PROSTATE CANCER UK. Enlarged prostate A guide to diagnosis and treatment. 2015. Disponível em: <https://prostatecanceruk.org/media/41599/enlarged_prostate_booklet.pdf>. Acesso em 14 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem