Acidente de trânsito: O que fazer e primeiros socorros

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
janeiro 2021

Em caso de acidente de trânsito é muito importante saber o que fazer e quais os primeiros socorros a prestar, uma vez que estes podem salvar a vida da vítima. 

Os acidentes de trânsito como capotagem, atropelamento ou colisão frontal podem acontecer devido a más condições do piso ou de visibilidade, excesso de velocidade, ou alteração da percepção do motorista, por exemplo, devido ao consumo de álcool ou de outras substâncias, como drogas.

O que fazer?

O primeiro passo deve ser sinalizar o local do acidente, colocando o triângulo e vestindo o colete refletor, para evitar outros acidentes e, em seguida chamar uma ambulância, ligando para o 192, número de emergência do Brasil ou para o 112, número de emergência de Portugal.

Ao ligar para o número de emergência devem ser dadas informações como: 

  • O que aconteceu;
  • Onde a vítima se encontra;
  • Se a vítima está ou não consciente;
  • Se a vítima respira;
  • Se a vítima e tem algum objeto no corpo, como um capacete;
  • Se a vítima tem alguma hemorragia;
  • Se a vítima está presa em algum local. 

Em nenhum momento se deve tentar movimentar a pessoa, nem retirar o capacete, caso esteja colocado, pois isso evita movimentar a cabeça e a coluna da vítima, que podem estar lesionadas.

Para saber se a vítima está consciente podem ser feitas perguntas, como: se a pessoa está ouvindo, qual o seu nome, se sabe onde está e o que aconteceu, verificando se as respostas estão corretas. Caso a pessoa não responda e não respire, é importante pedir ajuda a pessoas que estejam perto e iniciar a massagem cardíaca até a chegada da ajuda médica. Saiba como fazer a massagem cardíaca corretamente.

É ainda importante que a pessoa se afaste do local onde se encontra a vítima, caso exista perigo de incêndio ou de explosão.

Primeiros socorros em caso de acidente

Os primeiros socorros são feitos no local do acidente de trânsito e servem para evitar futuras complicações na saúde da vítima. 

É importante que se evitem aglomerados de pessoas junto da vítima, mantendo a passagem livre para que quando chegue a ambulância possa localizar de imediato a pessoa e possa agir de forma mais rápida.

Os passos mais importantes ao prestar primeiros socorros num acidente são:

1. Tranquilizar a vítima

Tranquilizar a vítima é um passo muito importante porque se a pessoa estiver agitada pode acabar se movimentando e agravando  sua situação, sendo recomendado explicar à vítima o que aconteceu, referir que já foi chamada uma ambulância, e pedir que não se movimente.

De forma a acalmar a vítima pode-se tentar  que ela faça uma respiração mais calma, inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente.

2. Manter a vítima quente

Manter a vítima quente é fundamental para impedir que o seu estado se agrave e, para isso é necessário protegê-la, colocando, por exemplo, um casaco ou cobertores por cima da pessoa, para que ela mantenha o máximo do calor do seu corpo, evitando que entre em hipotermia. Assim que possível, é recomendado levar a pessoa para um lugar quente e, se a pessoa tiver as roupas molhadas devem ser retiradas.

Veja quais os primeiros socorros para hipotermia.

3. Controlar possíveis hemorragias

Após um acidente de trânsito, caso a vítima tenha uma hemorragia externa, é importante que ela fique deitada e, é recomendado que quem vai ajudar, calce umas luvas,e depois coloque uma compressa esterilizada ou um pano limpo sobre o local da hemorragia, fazendo pressão por pelo menos 10 minutos. Além disso, se a hemorragia for no braço ou na perna, deve-se manter o membro elevado para reduzir a quantidade de sangue que sai.

Conheça melhor o que fazer quando existe uma hemorragia.

Kit de primeiros socorros para acidentes de trânsito

Para facilitar os primeiros socorros em caso de algum acidente de trânsito, é recomendado ter um kit de primeiros socorros no carro, que inclua:

  • 1 embalagem de compressas esterilizadas, com tamanho pequeno, grande e médio;
  • 1 embalagem de band-aids;
  • 1 embalagem de curativos esterilizados, de tamanho grande, médio e pequeno;
  • 1 embalagem de algodão;
  • 1 frasco de soro fisiológico a 0.9%;
  • 4 ligaduras;
  • 1 pinça;
  • 1 tesoura;
  • 1 lanterna;
  • 1 embalagem de luvas descartáveis;
  • Remédios analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, para a alergia e pomada para queimaduras e picada de inseto;
  • 1 cobertor anti fogo, se possível.

​​Num acidente de trânsito pode haver  ferimentos graves que precisem ser tratados apenas pela equipe médica, no entanto, os primeiros socorros podem ajudar a salvar a vida da vítima.

Confira também como preparar um kit de primeiros socorros para ter em casa.

Como diminuir o risco de ter um acidente de trânsito

Para evitar ou reduzir as consequências de um acidente de trânsito é importante que o motorista não consuma álcool nem outras substâncias, como drogas, antes de dirigir, que mantenha a atenção enquanto dirige, evitando distrair-se com o celular, por exemplo, além de sempre colocar o cinto de segurança.

No caso dos pedestres, é importante olhar antes de atravessar a rua e prever os possíveis comportamentos dos motoristas, como não parar na faixa de pedestres ou passar o sinal amarelo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2021.

Bibliografia

  • DEPARTAMENTO DE TRANSITO DO ESTADO DO PARÁ DAF/CRH/GERÊNCIA DE SELEÇÃO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Primeiros Socorros. Disponível em: <https://www.detran.pa.gov.br/files/educacao/cursos/primeirossocorros.pdf>. Acesso em 08 jan 2021
  • DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE GOIÁS. Manual de Primeiros Socorros no Trânsito . 2005. Disponível em: <http://www.sgc.goias.gov.br/upload/links/arq_334_ManualPrimeirosSocorrosoficial.pdf>. Acesso em 08 jan 2021
Mostrar bibliografia completa
  • PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL E DOS DELITOS DE TRÂNSITO DO PARANOÁ. Segurança no trânsito. 2014. Disponível em: <https://mpdft.mp.br/portal/pdf/imprensa/cartilhas/Cartilha_seguranca_transito_visualizacao.pdf>. Acesso em 08 jan 2021
  • COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL BRIGADAS ESCOLARES – DEFESA CIVIL NA ESCOLA. Socorros de urgência: manual de procedimentos. 2013. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2015/cursobrigada/modulo5_socorrosdeurgencia.pdf>. Acesso em 08 jan 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Manual de Primeiros Socorros. 2003. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf>. Acesso em 15 jan 2021
  • ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Prevenção de lesões causadas pelo trânsito Manual de Treinamento. 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prevencao_lesao_causadas_transito.pdf>. Acesso em 08 jan 2021
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.