Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer após extração de dente

Após extração de um dente é muito comum que surja sangramento, inchaço e dor, o que causa muito desconforto e pode até prejudicar a cicatrização. Assim, existem alguns cuidados que são indicados pelo dentista e que devem ser iniciados logo após a cirurgia.

As primeiras 24 horas são as mais importantes, pois é nesse período que se desenvolve um coágulo no local do dente removido, que ajuda na cicatrização, mas os cuidados podem ser mantidos por 2 a 3 dias, ou de acordo com as indicações do dentista.

Além dos cuidados específicos, é ainda importante não fazer exercício nas primeiras 24 horas para evitar aumento do sangramento e só começar a comer depois que o efeito da anestesia passar completamente, já que existe risco de morder a bochecha ou o lábio.

O que fazer após extração de dente

1. Como parar o sangramento

O sangramento é um dos principais sintomas que surge após a extração do dente e, geralmente, dura algumas horas para passar. Por isso, uma forma de controlar esta pequena hemorragia consiste em colocar um pedaço limpo de gaze sobre o vazio deixado pelo dente e trincar durante 45 minutos a 1 hora, para fazer pressão e estancar o sangramento.

Normalmente, este procedimento é indicado pelo dentista logo após a extração e, por isso, já se pode sair do consultório com a gaze colocada. No entanto, é aconselhado não trocar a gaze em casa.

Porém, se o sangramento não estiver diminuindo, pode-se colocar um sachê de chá preto molhado no local por mais 45 minutos. O chá preto contém ácido tânico, uma substância que ajuda o sangue a coagular, parando a hemorragia mais rápido.

2. Como garantir a cicatrização

O coágulo de sangue que se forma no local onde estava o dente é muito importante para garantir uma cicatrização correta da gengiva. Assim, após parar o sangramento é aconselhado ter alguns cuidados que ajudam a manter o coágulo no local correto, como:

  • Evitar enxaguar a boca com força, escovar o local ou cuspir, pois pode deslocar o coágulo;
  • Não mexer no local onde estava o dente, seja com o dente ou com a língua;
  • Mastigar com o outro lado da boca, para não remover o coágulo com os pedaços de comida;
  • Evitar comer alimentos muito duros ou quentes ou beber bebidas quentes, como café ou chá, pois podem dissolver o coágulo;
  • Não fumar, beber por um canudo ou assoar o nariz, porque pode criar diferenças de pressão que deslocam o coágulo.

Estes cuidados são especialmente importantes durante as primeiras 24 horas após a extração do dente, mas podem ser mantidos durante os primeiros 3 dias para garantir uma melhor cicatrização.

O que fazer após extração de dente

3. Como reduzir o inchaço

Além do sangramento, também é comum sentir um ligeiro inchaço da gengiva e do rosto na região em volta do dente que foi removido. Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.

Outra opção também é consumir sorvete, mas é muito importante que seja em moderação, especialmente no caso de sorvetes com muito açúcar já que podem prejudicar a saúde dos dentes. Por isso, depois de comer o sorvete também se aconselha lavar os dentes, mas sem passar a escova no local do dente extraído.

4. Como aliviar a dor

A dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, em quase todos os casos, o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o acetominofeno, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada médico.

Além disso, ao ter os cuidados necessários para parar o sangramento e reduzir o inchaço, também é possível reduzir o nível de dor, podendo nem ser necessário o uso de medicação em alguns casos.

5. Como evitar uma infecção

A boca é um local com muita sujeira e bactérias e, por isso, após a cirurgia de extração do dente também é muito importante ter cuidados para evitar uma possível infecção. Alguns cuidados incluem:

  • Escovar os dentes sempre depois de comer, mas evitando passar a escova no local onde estava o dente;
  • Evitar fumar, pois os químicos do cigarro podem aumentar o risco de infecções na boca;
  • Fazer bochechos suaves com água morna e sal 2 a 3 vezes por dia, após 12 horas da cirurgia, para eliminar o excesso de bactérias.

Em alguns casos, o dentista pode até receitar o uso de antibióticos, que devem ser usados até ao fim da embalagem e de acordo com todas as orientações do médico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...