Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Como aumentar a temperatura corporal em caso de hipotermia

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
janeiro 2023

Em caso de hipotermia é importante levar a pessoa para um lugar mais quente e protegido do frio, sendo importante evitar o uso de aquecedores elétricos, compressas ou bolsas de água quentes diretamente sobre a pele para subir a temperatura corporal, já que pode causar queimaduras.

A hipotermia corresponde à diminuição da temperatura do corpo, que fica abaixo dos 35 ºC e que pode acontecer quando se permanece sem equipamento adequado no inverno rigoroso ou após acidentes em água gélida, por exemplo. Nestes casos, o calor do corpo consegue escapar rapidamente através da pele, levando ao surgimento de hipotermia. Saiba mais sobre a hipotermia.

A hipotermia pode ser fatal, por isso, é importante iniciar os primeiros socorros assim que surgirem os primeiros sinais de hipotermia para preservar a temperatura do corpo e evitar complicações, como AVC ou ataque cardíaco, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Passo a passo para aumentar a temperatura do corpo

Para aumentar a temperatura corporal em caso de hipotermia, é recomendado:

  1. Levar a pessoa para um lugar quente e protegido do frio;
  2. Retirar roupas molhadas, se necessário; 
  3. Proteger a pessoa contra o vento e correntes de ar, para prevenir e maior perda e calor;
  4. Colocar cobertores sobre a pessoa e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados;
  5. Colocar bolsas de água quente sobre o cobertor ou outros dispositivos que ajudem a aumentar a temperatura corporal;
  6. Oferecer uma bebida quente, evitando que seja café ou uma bebida alcoólica, pois aumentam a perda de calor.

Durante este processo, e se possível, deve-se tentar manter a temperatura corporal monitorada usando um termômetro. Assim é mais fácil avaliar se a temperatura está aumentando ou não. Se a temperatura passar abaixo dos 33º deve-se chamar imediatamente a ajuda médica.

Caso a pessoa tenha perdido a consciência deve-se colocá-la deitada de lado e agasalhada, evitando, nestes casos, dar líquidos ou colocar qualquer outra coisa na boca, já que pode causar asfixia. É importante ficar atento na pessoa, pois, caso deixe de respirar, deve-se chamar a ajuda médica, iniciar a massagem cardíaca para manter o sangue circulando no corpo. Veja o passo-a-passo para fazer a massagem corretamente.

O que não fazer

Em casos de hipotermia não é recomendado aplicar diretamente calor na pele, como água quente ou lâmpada de calor, por exemplo, pois podem provocar queimaduras. Além disso, caso a vítima esteja inconsciente ou não seja capaz de engolir, não é aconselhável dar bebidas, pois pode provocar engasgamento e vômitos.

É contraindicado, também, dar bebidas alcoólicas à vítima assim como café, pois podem alterar a circulação sanguínea, interferindo, também, no processo de aquecimento corporal. Também não se deve esfregar ou massagear as extremidades afetadas pelo frio, pois isso pode interferir no funcionamento do coração.

Como a hipotermia afeta o corpo

Quando o corpo fica exposto a temperaturas muito baixas, inicia processos que tentam aumentar a temperatura e corrigir a perda de calor. É por esse motivo que um dos primeiros sinais de frio é o surgimento de tremores. Esses tremores são movimentos involuntários dos músculos do corpo que tentam produzir energia e calor.

Além disso, o cérebro também causa vasoconstrição, que faz com que os vasos do corpo fiquem mais estreitos, especialmente nas extremidades, como mãos ou pés, impedindo que exista muito calor sendo desperdiçado.

Por fim, nos casos mais graves de hipotermia, o corpo diminui a atividade do cérebro, do coração e do fígado para tentar diminuir a perda de calor que acontece com o funcionamento destes órgãos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • MONTANA DEPARTMENT OF PUBLIC HEALTH AND HUMAN SERVICES. Health and Safety Guidelines Hypothermia and Cold Related Injuries. Disponível em: <https://dphhs.mt.gov/assets/dsd/DDP/MedicalDirector/Hypothermia.pdf>. Acesso em 27 jan 2023
  • CDC. Hypothermia. Disponível em: <https://www.cdc.gov/afghan-evac/pdf/avoid-spot-treat-hypothermia-frostbite.pdf>. Acesso em 27 jan 2023
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.