Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para hipotermia

A hipotermia corresponde à diminuição da temperatura do corpo, que fica abaixo dos 35 ºC, que pode acontecer quando o corpo perde mais calor do que pode gerar, sendo mais frequente de acontecer quando se permanece sem equipamento adequado no inverno rigoroso ou após acidentes em água gélida, por exemplo.

A hipotermia pode ser fatal, pois pode levar ao congelamento de tecidos ou órgãos, sendo, por isso, tomar as medidas necessárias de forma rápida para aumentar a temperatura corporal e evitar complicações.

Primeiros socorros para hipotermia

Primeiros socorros em caso de hipotermia

Os primeiros socorros para hipotermia devem ser feitos o mais rápido possíveis para evitar a parada de órgãos vitais e incluem:

  • Levar a vítima para um ambiente quente e acionar a assistência médica;
  • Retirar as roupas molhadas ou frias;
  • Colocar cobertores sobre a vítima e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados;
  • Envolver a vítima com bolsas de água quente;
  • Caso a vítima esteja consciente e seja capaz de engolir sem engasgar, pode dar bebidas quentes e com açúcar para acelerar o processo de aquecimento.

Após a realização dos primeiros socorros, é importante permanecer ao lado da vítima até que a assistência médica chegue ao local. Veja também como identificar os sinais de hipotermia.

O que não fazer

Em casos de hipotermia não é recomendado aplicar diretamente calor, como água quente ou lâmpada de calor, por exemplo, pois podem provocar queimaduras. Além disso, caso a vítima esteja inconsciente ou não seja capaz de engolir, não é aconselhável dar bebidas, pois pode provocar engasgamento e vômitos.

É contraindicado, também, dar bebidas alcoólicas à vítima, pois pode alterar a circulação sanguínea, interferindo, também, no processo de aquecimento corporal.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar