Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para picada de cobra

O mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.

Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Outra opção é ligar para a ajuda médica, através do 192.

Primeiros socorros para picada de cobra

Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda médica, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:

  1. Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;
  2. Amarrar um pedaço de tecido alguns centímetros acima do local da picada de cobra. No entanto, não se deve amarrar muito apertado porque pode causar maiores complicações, e se já passou mais de meia hora da picada da cobra, não se deve amarrar.

A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno e, por isso, a picada não é perigosa para a saúde, no entanto, em qualquer caso é sempre importante ir no hospital para informar as características da cobra e confirmar e identificar se realmente era venenosa ou não. Caso tenha sido um picada por cobra venenosa, geralmente é administrado o antídoto para o veneno, de forma a que as lesões parem de acontecer.

Se não for possível transportar a cobra para o hospital, é aconselhado tomar nota das principais características, como cor, padrão, formato da cabeça e tamanho, ou tirar uma foto.

O que não fazer após a picada

Existem várias crenças populares sobre o que fazer após uma picada de cobra, no entanto, é desaconselhado:

  • Tentar sugar o veneno para fora da picada;
  • Fazer um torniquete apertado;
  • Cortar o local da picada;

Além disso, também não se deve aplicar qualquer tipo de mistura caseiras sobre a picada, pois além de não existir comprovação científica, pode acabar causando uma infecção do local.

Como saber se a cobra é venenosa ou não

Embora não seja um método completamente eficaz, existem algumas características que podem ajudar a distinguir uma cobra venosa de outra não venenosa, ou não peçonhenta. Algumas dessas características incluem:

Cobra venenosaCobra não venenosa
Cabeça triangular e achatada.Cabeça estreita e alongada.
Dentes alongados na parte da frente da boca.Sem dentes alongados ou alongados na parte de trás da boca.
Olhos com fenda, semelhante ao olho de gato fechado.Olhos com pupila circular.
Cauda que afina rapidamente.Cauda que afina gradualmente com o corpo.
Tenta atacar quando perseguida.Foge quando é perseguida.

De qualquer forma, é sempre importante ir no hospital para fazer uma avaliação geral dos sinais vitais e garantir que não existem alterações que possam colocar a vida em risco.

Sintomas de uma picada de cobra venenosa

No caso de uma picada de cobra venenosa, com injeção de veneno, é comum que, após a dor que surge no local devido à picada, possam aparecer outros sintomas como:

  • Dor que piora ao longo do tempo;
  • Inchaço que vai aumentando e afetando mais áreas ao redor da picada;
  • Ínguas doloridas em locais próximos da picada. Por exemplo, no braço é possível que surja inchaço das ínguas da axila, já na perna podem inflamar as da virilha;
  • Bolhas na pele;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tonturas, sensação de mal-estar geral e desmaio.

No entanto, estes sintomas podem variar de acordo com a espécie de cobra, sendo que até existem algumas cobras venenosas em que a mordida não causa qualquer sintoma. Por isso, é sempre importante ir no hospital, mesmo que se suspeite de que a cobra não é realmente venenosa.


Bibliografia

  • WHO. Guidelines for the management of snake-bites. 2010. Link: <apps.searo.who.int>. Acesso em 18 Jun 2019
  • TEXAS MASTER NATURALIST. Snake Bite First Aid. Link: <txmn.org>. Acesso em 18 Jun 2019
  • MAYO CLINIC. Snakebites: First aid. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 18 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem