Gosto metálico na boca: 10 causas (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

O gosto metálico na boca pode ser causado por situações como refluxo gastroesofágico, insuficiência renal, gravidez, uso de medicamentos e suplementos ou ainda por má higiene oral.

De acordo com a causa dessa condição, outros sintomas que também podem acompanhar o gosto metálico são queimação, má digestão, cansaço excessivo, mau hálito e perda de memória, por exemplo.

Quando o gosto metálico acontecer frequentemente ou quando não melhorar após alguns dias, é recomendado consultar um clínico geral, ou gastroenterologista, para identificar as possíveis causas dessa alteração no paladar e indicar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas de gosto metálico na boca são:

1. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico pode causar o gosto metálico na boca, devido ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esófago. Outros sintomas que também estão presentes no refluxo são sensação de bolo na garganta, azia, má digestão e queimação. Saiba identificar todos os sintomas do refluxo gastroesofágico.

O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo gastroenterologista, ou clínico geral, sendo feito com o uso de remédios que aceleram o esvaziamento gástrico, reduzem a quantidade de ácido no estômago e neutralizam a acidez do estômago, como a domperidona, omeprazol, esomeprazol ou antiácidos.

Além disso, é importante também manter uma alimentação balanceada, priorizando frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, como arroz integral ou macarrão integral, e proteínas magras, como tofu, peixes brancos ou frango. Saiba como deve ser a dieta para refluxo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Insuficiência renal crônica

O gosto metálico na boca e o mau hálito são sintomas que podem surgir na insuficiência renal crônica, porque a diminuição na função dos rins pode provocar a uremia, uma síndrome caracterizada pelo acúmulo de ureia e outras substâncias tóxicas produzidas no fígado após a digestão de proteínas. Conheça mais sobre a insuficiência renal crônica.

O que fazer: o nefrologista  ou clínico geral podem prescrever o uso de remédios, como anti-hipertensivos, estatinas e antidiabéticos. Além disso, conforme a função dos rins, o transplante ou a hemodiálise também podem ser recomendados. Entenda como é o tratamento da insuficiência renal crônica.

3. Gravidez

O gosto metálico na boca é um dos sintomas de gravidez, principalmente no primeiro trimestre, devido a alterações hormonais que modificam o olfato e o paladar. Além do gosto metálico ou amargo na boca, os sintomas de gravidez também incluem enjoos matinais, mudanças de humor e cansaço excessivo. Conheça outros sintomas de gravidez.

O que fazer: algumas dicas que ajudam a diminuir o gosto metálico na boca são usar fio dental e enxaguante bucal; escovar bem os dentes e a língua; tomar sucos cítricos, como de limão e de laranja; e usar vinagre para temperar saladas.

4. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos, como antibióticos, antidepressivos e remédios para tratamento da gota, da diabetes ou da pressão alta, pode causar o gosto metálico na boca por serem absorvidos pelo organismo e eliminados na saliva.

O que fazer: mascar chicletes sem menta e sem açúcar, escovar os dentes após as refeições e usar utensílios que não sejam de metal, ajudam a aliviar temporariamente o gosto metálico. No entanto, se o gosto metálico for muito desconfortável, é aconselhado consultar o médico para avaliar a possibilidade de usar outro remédio que não cause esse efeito colateral.

5. Má higiene oral

O gosto metálico na boca pode ser causado pela má higiene oral, devido ao acúmulo de bactérias na língua, nos dentes e nas gengivas, causando também o mau hálito.

O que fazer: é aconselhado escovar bem os dentes pelo menos 2 vezes por dia. Além disso, é importante também escovar bem a língua para evitar o acúmulo de bactérias, que é conhecida como saburra lingual, pois é a principal causa de gosto amargo na boca. Saiba como escovar os dentes corretamente.

6. Efeitos colaterais de suplementos

Alguns suplementos como ferro, zinco, cobre, cromo e potássio, podem deixar um gosto metálico na boca. Esse efeito colateral é muito comum e geralmente surge somente durante o período em que o suplemento é absorvido pelo organismo.

O que fazer: aguardar alguns minutos após a toma do suplemento, pois a absorção pelo organismo diminui esse efeito colateral. Entretanto, se o gosto metálico for muito intenso ou frequentemente, pode-se conversar com o médico para avaliar a redução ou substituição do suplemento.

7. Infecções respiratórias

Infecções respiratórias, como resfriado, gripe ou sinusite, podem alterar o olfato e o paladar levando ao surgimento do gosto metálico na boca. Entenda melhor sobre as infecções respiratórias.

O que fazer: o paladar tende a voltar ao normal com a recuperação da infecção respiratória. Assim, o tratamento deve ser indicado pelo médico conforme a causa do gosto metálico, podendo incluir o uso de uso de analgésicos, antibióticos, antialérgicos e antitérmicos. Além disso, é importante também beber bastante água e fazer repouso.

8. Demência

Como o cérebro está conectado com as papilas gustativas, a demência pode provocar alterações no paladar, causando o surgimento do gosto metálico na boca. Conheça todos os sintomas da demência.

O que fazer: o tratamento pode ser feito com remédios como como inibidores de acetilcolinesterase, antidepressivos, estabilizadores do humor ou neurolépticos, que devem ser indicados pelo geriatra ou clínico geral.

Além, disso exercícios de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, também são recomendados para melhorar a qualidade de vida da pessoa e evitar a progressão da doença.

9. Falta de vitamina B12

A falta de vitamina B12 é uma das causas de gosto metálico na boca. Isso acontece porque a deficiência dessa vitamina provoca danos ao sistema nervoso, alterando o paladar. Outros sintomas da deficiência de vitamina B12 são perda da sensibilidade e formigamento nas mãos, pernas ou pés, cansaço frequente e perda da memória.

O que fazer: o tratamento da falta de vitamina B12 deve ser feito por um clínico geral, ou nutricionista, e inclui o uso de suplementos orais, injeções e alimentação, onde devem ser priorizados os alimentos ricos em vitamina B12, como carne bovina, peixe, ovos e leite. Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina B12.

10. Tratamentos contra o câncer

O gosto metálico na boca pode surgir durante a quimioterapia, que é um tratamento contra o câncer onde se usa medicamentos, como ciclofosfamida, doxorrubicina, cisplatina, fluorouracil ou metotrexato, que podem danificar as papilas gustativas, deixando um gosto amargo e metálico na boca.

Já a radioterapia, quando usada para o tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço, também pode danificar as papilas gustativas, causando sintomas como gosto metálico, além de boca seca, dor na boca e na garganta.

O que fazer: algumas dicas que ajudam a aliviar o gosto metálico na boca são usar ervas e especiarias nas preparações, escovar sempre os dentes após as refeições, comer alimentos frios ou em temperatura ambiente, mascar chicletes ou chupar balas sem açúcar e usar talheres de plástico ou bambu para comer.

Além disso, para ajudar a melhorar o sabor os alimentos, pode-se também fazer bochechos com uma solução feita diluindo-se bem 1 colher (de chá) de sal e 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio em 4 xícaras de água. Veja outras dicas para aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia.

Vídeos relacionados