Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a rabdomiólise

O tratamento para rabdomiólise, que é uma síndrome grave que provoca a destruição dos músculos e acúmulo desses resíduos no sangue, deve ser iniciado o mais rápido possível no hospital e, por isso, pacientes com sintomas de dor nos músculos, inchaço e urina muito escura devem ir imediatamente ao pronto-socorro para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

Geralmente, o tratamento para rabdomiólise é feito em internamento no hospital com injeções de soro diretamente na veia para evitar as complicações graves da doença, como desidratação ou insuficiência renal, provocadas pelo excesso de resíduos musculares no sangue.

Assim, a duração do tratamento varia de acordo com a evolução do paciente, sendo que durante o internamento é necessário ficar algaliado para avaliar a quantidade de urina por dia e fazer outros exames renais para garantir que a função dos rins não está sendo afetada. O paciente normalmente tem alta quando os exames estão normais e não há risco de desenvolver insuficiência renal.

Nos casos mais graves, em que os rins começam a produzir pouca urina, o médico pode prescrever diálise para ajudar o funcionamento renal, eliminando o excesso de substâncias do sangue que podem estar dificultando o tratamento.

Principais causas da rabdomiólise

As principais causas de rabdomiólise incluem:

  • Estresse muscular excessivo, provocado pelo exercício físico muito intenso, por exemplo;
  • Acidentes graves, como quedas de grande altura ou acidente de trânsito;
  • Uso de alguns medicamentos, especialmente antipsicóticos ou estatinas;
  • Utilização de drogas, principalmente cocaína, heroína ou anfetaminas;
  • Imobilização prolongada por causa de desmaios ou doenças.

Além disso, a rabdomiólise também pode ser causada por outros problemas como choque elétrico, AVC, doenças metabólicas e infecções virais, como herpes ou HIV.

O regresso ao exercício após a rabdomiólise deve ser progressivo, por isso veja um bom exercício para as pernas:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...