Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Picada de marimbondo: o que fazer, quanto tempo dura e quais os sintomas

A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável pois causa uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão intensa no local da ferroada. No entanto, esses sintomas estão especialmente relacionados com o tamanho do ferrão, e não com a intensidade do veneno.

Embora estes insetos possam parecer mais venenosos do que uma vespa, não são e, por isso, causam sintomas mais leves, já que o ferrão não fica no local da picada liberando mais veneno, como acontece no caso das vespas. Assim, não existe necessidade de retirar o ferrão antes de iniciar o tratamento.

Picada de marimbondo: o que fazer, quanto tempo dura e quais os sintomas

Para aliviar os sintomas, o que se deve fazer é:

  1. Lavar o local com água e sabão, para evitar a entrada de micro-organismos pela picada, que podem piorar a reação da pele;
  2. Aplicar uma compressa gelada sobre o local da picada por 5 a 10 minutos. Para isso mergulhe uma compressa ou um pano limpo em água gelada, retire o excesso de água e coloque sobre o local;
  3. Passar uma pomada anti-histamínica para picadas, como Polaramine ou Polaryn.

A aplicação da compressa gelada pode ser repetida várias vezes durante o dia, sempre que se sentir necessidade de aliviar o inchaço ou a dor. Já a pomada deve ser aplicada apenas 3 a 4 vezes por dia, ou de acordo com as instruções do fabricante.

Na maioria dos casos, estes passos são suficientes para melhorar os sintomas e aliviar o desconforto causado pela picada em poucos minutos, porém, caso a dor não melhore ou os sintomas fiquem mais intensos, impedindo a movimentação da mão, por exemplo, é muito importante ir ao hospital, pois pode estar se desenvolvendo uma reação alérgica grave, que precisa ser tratada com remédios mais específicos.

Geralmente, o marimbondo só pica quando se sente ameaçado, dessa forma, ninhos de marimbondo que estejam fora do alcance normalmente não causam qualquer problema.

Quanto tempo demora para desinchar

Em muitos casos, o inchaço da picada de marimbondo dura apenas 1 dia, melhorando bastante após a aplicação da compressa gelada. No entanto, pessoas que têm maior sensibilidade ao veneno de insetos podem ter uma reação mais exagerada, o que faz com que o inchaço possa durar por mais tempo, até 2 ou 3 dias.

Embora seja mais raro, também existem pessoas nas quais o inchaço pode melhorar e voltar a piorar após 2 dias da picada, permanecendo por até 7 dias. Nestas situações, além da aplicação da compressa gelada, também se pode manter o local da picada mais elevado, especialmente enquanto se dorme, para acelerar a recuperação.

Quais os sintomas da picada de marimbondo

Os sintomas apresentados após uma picada de marimbondo podem variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, mas os mais comuns geralmente são:

  • Dor intensa no local da picada;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Sensação de queimação na picada;
  • Dificuldade para movimentar o local a picada.

Embora a picada do marimbondo cause sintomas que não são perigosos para a saúde, existem pessoas que apresentam uma sensibilidade maior ao seu veneno. Nesses casos pode surgir uma reação alérgica mais grave, conhecida como reação anafilática, que pode ser identificada através de sintomas como coceira muito intensa no local, inchaço dos lábios e rosto, sensação de bola na garganta ou dificuldade para respirar. Nessas situações, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar a ajuda médica, para iniciar o tratamento com corticoides e antialérgicos.

Saiba mais sobre como identificar uma reação anafilática e como é tratada.

Quando ir ao hospital

Na maioria dos casos, a picada de marimbondo pode ser tratada em casa, sem grandes complicações. No entanto, é importante ir ao hospital quando:

  • O inchaço demora mais de 1 semana para desaparecer;
  • Os sintomas pioram ao longo do tempo;
  • Existe muita dificuldade para movimentar o local da picada;
  • Surge inchaço do rosto ou dificuldade para respirar.

Normalmente, nestes casos é necessário começar o tratamento com remédios diretamente na veia, como anti-histamínicos, corticoides ou antibióticos, por exemplo.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem