Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é a Febre do Mayaro

Febre repentina e intensa, dor de cabeça e dor e inchaço nas articulações, são alguns dos sintomas mais comuns da Febre do Mayaro, uma outra doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, que também causa Dengue, Zika e Chikungunya. 

O vírus Mayaro, é um vírus que pode ser difícil de identificar, pois os seus sintomas são muitos semelhantes aos sintomas provocados pela Dengue e Chikungunya. A melhor forma para identificar esta arbovirose é através da realização de exames de sangue, e o seu tratamento envolve a toma de analgésicos e antitérmicos para o alívio dos sintomas. 

Saiba o que é a Febre do Mayaro

Principais Sintomas

Os sintomas da Febre do Mayaro são muito semelhantes aos sintomas da dengue e da Chikungunya, e geralmente incluem: 

  • Febre repentina; 
  • Cansaço geral;
  • Manchas vermelhas na pele; 
  • Dor de cabeça;
  • Dor e inchaço nas articulações, que pode levar meses a passar, 
  • Sensibilidade ou intolerância à luz. 

Geralmente, passadas 1 ou 2 semanas a maioria dos sintomas desaparece, porém a dor e inchaço nas articulações pode permanecer durante alguns meses. 

Como diferenciar a Febre do Mayaro da Dengue ou Chikungunya

Como os sintomas destas três doenças são muito semelhantes entre si, elas podem ser difíceis de diferenciar. Por isso, a melhor forma de diferenciar essas doenças é através da realização de exames de laboratório específicos, que permitam a identificação do vírus causador da doença. 

Como é feito o tratamento

Assim como acontece com a dengue e com a Chikungunya, o tratamento é feito recorrendo ao uso de remédios analgésicos e antitérmicos para o alívio dos sintomas, não existindo nenhum tratamento específico para esta doença. 

Além disso, durante toda a recuperação, também é indicado evitar fazer esforços físicos, relaxar, dormir bastante, beber no mínimo 2 litros de água por dia e apostar no consumo de chás calmantes como o de camomila ou lavanda. 

Como prevenir a Febre Mayaro

A única forma de prevenir a Febre Mayaro é evitando a picada do mosquito Aedes Aegypti, adotando medidas para se proteger, como: 

  • Assegurar que elimina toda a água parada que possa servir para reprodução do mosquito;
  • Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir;
  • Usar diariamente repelentes repelentes e repelentes caseiros, para afastar o mosquito. Veja algumas plantas repelentes para ter em casa em Cultive Plantas que Afastam a Zika e Decoram a Casa;
  • Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo; 
  • Colocar terra terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
  • Usar calça comprida e sapato fechado, para evitar ser picado nas pernas e nos pés. 

Além disso, para se proteger também é importante saber identificar o mosquito que transmite estas doenças, saiba como em Saiba como identificar e combater o mosquito Aedes Aegypti

Mais sobre este assunto:
Carregando
...