pH do sangue: valor normal, como medir e sintomas

novembro 2022

O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte.

Quando o sangue se torna mais ácido, com valores entre 6,85 e 7,35, é uma situação conhecida como acidose. Já quando o sangue fica mais alcalino, entre 7,45 e 7,95, é chamado de alcalose. Valores abaixo de 6,9 ou superiores a 7,8 podem levar à morte.

Manter o pH do sangue dentro dos valores normais é importante para garantir a qualidade das células. Quando o sangue está com o pH ideal as células estão saudáveis, e quando o sangue encontra-se mais ácido ou mais básico as células morrem mais cedo, favorecendo o aparecimento de doenças e complicações.

Como medir o pH do sangue

A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de gasometria arterial, que normalmente só é feito em pessoas que estão internadas na UTI ou no CTI.

O exame do pH é feito com uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o valor de pH no sangue, de bicarbonato, e a PCO2. Entenda melhor o que é a gasometria arterial e seus resultados

Sintomas de pH alterado

Quando o pH está alterado, podem surgir alguns sintomas:

Alcalose - pH acima do normal

No caso da alcalose, em que o pH do sangue está acima do normal, podem surgir sintomas como:

  • Espasmos musculares;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Convulsões

Esta situação normalmente é provocada por alterações em eletrólitos como potássio, cálcio e sódio.

Acidose - pH abaixo do normal

O pH ácido provoca sintomas como falta de ar, palpitações, vômitos, sonolência. e desorientação. No casos mais graves, pode ainda provocar a morte, se não for tratado adequadamente.

O que pode alterar o pH do sangue

O pH do sangue pode sofrer uma pequena diminuição, ficando um pouco mais ácido, o que pode acontecer devido a situações como diabetes descontrolada, em caso de desnutrição, havendo consumo das próprias proteínas do corpo; bronquite crônica, uso exagerado de ácido acetilsalicílico, e dificuldade respiratória extrema. 

Entretanto, o pH do sangue também pode aumentar o um pouco, ficando o sangue mais básico, em caso de vômitos e diarreia frequentes e descontroladas, em caso de hiperaldosteronismo, graves problemas respiratórios, em caso de febre ou insuficiência renal. 

Em todo caso, sempre que o pH do sangue sofre alguma alteração, o corpo tenta corrigir essa alteração, com mecanismos de compensação, mas nem sempre isso é suficiente, e nos casos graves, pode haver necessidade de internamento no hospital. Mas antes disto acontecer o próprio corpo tenta normalizar o pH do meio, para manter o sangue neutro.

Alimentos que acidificam ou alcalinizam o sangue

Quanto mais ácido o corpo estiver, maior é o esforço que o corpo precisa fazer para manter o sangue com pH neutro, e também maiores são os riscos de desenvolver doenças. 

Ainda que o sangue esteja dentro dos valores normais, é possível manter o sangue um pouco mais básico, através da alimentação.

Alimentos que acidificam o meio

Alguns alimentos que acidificam o meio, dando mais trabalho para o corpo ter que manter o pH do sangue neutro são feijão, ovos, farinhas em geral, cacau, álcool, azeitona, queijos, carnes, peixes, maisena, açúcar, leite, café, refrigerante, pimenta e chucrute.

Assim, para dar menos trabalho para o corpo, diminuindo o risco de doenças, é recomendado consumir menos esses alimentos. Saiba mais alimentos que acidificam o sangue

Alimentos que alcalinizam o meio

Os alimentos que ajudam a alcalinizar o meio, sendo mais fácil para o corpo manter o pH do sangue dentro da normalidade, são aqueles que são ricos em potássio, magnésio e/ou cálcio, como damasco, abacate, melão, tâmara, toranja, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas, figo seco, hortaliças verdes escuras e aveia, por exemplo.

Assim, aumentar o consumo desses alimentos ajuda a corpo a se manter mais saudável, o que pode ajudar também, na prevenção de doenças. Saiba mais alimentos que alcalinizam o sangue

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • HOPKINS, E.; SANVICTORES, T.; SHARMA, S. Physiology, Acid Base Balance. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507807/>. Acesso em 01 nov 2022
  • SCIENCE DIRECT. Blood pH. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/blood-ph>. Acesso em 01 nov 2022
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.