Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos alcalinizantes

Os alimentos alcalinizantes são todos aqueles que são capazes de equilibrar a acidez do sangue, tornando-o menos ácido e aproximando o pH ideal do sangue, que é em torno de 7,35 a 7,45.

Os defensores da dieta alcalinizante defendem que a dieta atual, rica em alimentos refinados, açúcares, carnes processadas e proteínas de origem animal, tendo a deixar o pH do sangue mais ácido, o que pode prejudicar a saúde e aumentar problemas como inflamação e baixa da imunidade.

Alimentos alcalinizantes

Alimentos alcalinos

Os alimentos alcalinos são, principalmente, alimentos com poucos açúcares, como:

  • Frutas em geral, inclusive frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi;
  • Legumes e verduras em geral;
  • Oleaginosas: amêndoas, castanhas, avelã;
  • Proteínas: milhete, tofu, tempeh e proteína do soro do leite;
  • Temperos: canela, curry, gengibre, ervas em geral, chili, sal marinho, mostarda;
  • Outros: água alcalina, vinagre de maçã, água comum, melaço, alimentos fermentados.

De acordo com esta dieta, os alimentos alcalinizantes favorecem a saúde e a desintoxicação do corpo, trazendo benefícios como prevenir infecções, reduzir inflamação, melhorar dores e prevenir doenças como câncer.

Como medir a acidez do corpo

Alimentos alcalinizantes

A acidez do organismo é medida através do sangue, mas para facilitar o acompanhamento, os criadores da dieta alcalina sugerem medir a acidez através de testes e urina. No entanto, a acidez do corpo varia de acordo com o local, sendo muito ácida no estômago ou na vagina, por exemplo.

A acidez da urina varia de acordo com a alimentação, doenças no organismo ou medicamentos utilizados, por exemplo, não sendo possível compará-la à acidez do sangue.

Como o corpo mantém o equilíbrio do pH do sangue

O pH do sangue é controlado de maneira que fique sempre em torno de 7,35 a 7,45, através de um processo conhecido como efeito tampão. Sempre que uma doença, alimentos ou medicamento alteram o pH do sangue, ele é rapidamente controlado para voltar ao seu estado normal, principalmente através da urina e da respiração.

Assim, não é possível deixar o sangue mais ácido ou mais básico através da dieta, pois apenas algumas doenças muito graves, como DPOC e insuficiência cardíaca, podem diminuir o pH do sangue, deixando-o levemente ácido. No entanto, a dieta alcalina propõe que manter o pH do sangue menos ácido, mesmo que sua acidez estivesse dentro do limite normal, já traz benefícios para a saúde e previne doenças.

Para saber mais sobre alimentos ácidos veja: Alimentos ácidos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar