Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Lista dos principais alimentos alcalinos

Os alimentos alcalinos são aqueles que possuem ph acima de 7 e são importantes para a saúde porque previnem o envelhecimento das células e lesões nos ossos.

Os alimentos alcalinos são principalmente frutas e legumes, ricos em vitamina A, vitamina C e vitamina do complexo B, além de minerais como o potássio e o magnésio, que trazem benefícios à saúde dos ossos, diminuem a perda de massa muscular e permitem equilibrar o ph do organismo.

Além disso, os alimentos alcalinos podem reduzir o risco de desenvolver doenças inflamatórias e até câncer. Os principais alimentos alcalinos são:

1. Frutas

Lista dos principais alimentos alcalinos

As frutas em geral são consideradas alimentos alcalinos, no entanto, frutas ricas em fibras e antioxidantes, como o abacate, as uvas, a melancia, o melão e a maçã têm um efeito mais alcalino, ajudando a corrigir o ph do organismo, mantendo-o equilibrado. Além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, previnem o envelhecimento precoce da pele e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Por serem ricas em fibras, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e auxiliam na perda de peso, por aumentarem a saciedade, diminuindo o apetite.

2. Vegetais

Lista dos principais alimentos alcalinos

Os vegetais em geral são considerados alimentos alcalinos, no entanto, vegetais como os espinafres, os aspargos, a couve-flor, o pepino, a cenoura e os brócolis têm efeito mais alcalino, por conterem maior quantidade de fibra e propriedades antioxidantes, tendo uma maior eficácia, por exemplo, na prevenção de doenças inflamatórias e na saúde dos ossos.

Por conterem propriedades antioxidantes, ajudam ainda a prevenir o aparecimento de câncer e o envelhecimento precoce da pele, permitindo que as células fiquem protegidas e mais saudáveis.

Além disso, são vegetais ricos em fibras que previnem a prisão de ventre, aumentam a saciedade e diminuem o apetite, ajudando na perda de peso.

3. Alho

Lista dos principais alimentos alcalinos

O alho é um alimento alcalino que permite regular o ph do organismo, prevenindo doenças inflamatórias, devido à sua propriedade anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a inflamação, o inchaço e possíveis dores no organismo.

O alho possui ainda um composto, conhecido como alicina, que tem propriedades antimicrobianas, que protegem de possíveis infecções e ajudam na prevenção do câncer de cólon, uma vez que elimina os microrganismos que podem provocar lesões no intestino.

4. Especiarias

Lista dos principais alimentos alcalinos

As especiarias como as ervas em geral, a canela, a pimenta e o gengibre são excelentes alimentos alcalinos que ajudam a diminuir o ph do organismo, protegendo os músculos e os ossos.

Além de diminuírem o ph do organismo, são temperos que aceleram o metabolismo, ajudando na perda de peso e têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser útil no tratamento de doenças como artrite reumatoide, uma vez que reduz a inflamação e a dor dos ossos e articulações.

Porque o ph dos dos alimentos é importante

O ph dos alimentos é importante porque ajuda na prevenção de lesões nos ossos, diminui a perda de massa muscular e equilibra o ph do organismo.

Além disso, alimentos com pH mais alcalino tendem a deixar a urina com um ph mais alcalino também, o que é importante para evitar o aparecimento de infecções ou problemas renais.

Os produtos processados e alimentos com gordura e açúcar tendem a aumentar a acidez do corpo, provocando complicações para o organismo, como risco de doenças inflamatórias e câncer, devendo, por isso, ser evitados.

No entanto, ainda não existem estudos que comprovem a eficácia dos alimentos alcalinos, sendo importante consultar um nutricionista, antes de iniciar o seu consumo, para que possa ser feita uma avaliação da alimentação da pessoa e adequá-la às suas necessidades.

Receitas saudáveis com alimentos alcalinos

Os alimentos alcalinos podem ser consumidos em receitas saudáveis, de forma isolada ou em conjunto com outros alimentos, tais como:

1. Suco de maçã, laranja, gengibre e canela

Lista dos principais alimentos alcalinos

A maçã e a laranja são frutas alcalinas que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, melhorando a sua saúde, enquanto que o gengibre e a canela aceleram o metabolismo, ajudando na redução de peso.

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 laranja;
  • 100 ml de água;
  • 1 colher de café de gengibre;
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo:

Lavar as frutas e retirar a casca da laranja. Cortar as duas frutas em cubos, colocar todos os ingredientes no liquidificador e misturar até obter uma mistura homogênea.

2. Espinafres salteados com cenoura, brócolis e alho

Lista dos principais alimentos alcalinos

Os legumes salteados são uma forma saudável de consumir os alimentos alcalinos.

Ingredientes:

  • 150g de espinafres
  • 1 cenoura pequena;
  • 100 g de brócolis;
  • 2 dentes de alho.
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 pitada de sal;
  • Tempero a gosto com pimenta preta.

Modo de preparo:

Numa panela com água cozer os brócolis. Quando estiverem cozidos, remover a água e cortar em quatro partes. Lavar e ralar a cenoura. Cortar os alhos, lavar os espinafres e colocá-los numa frigideira com o azeite e o alho picado. Colocar em fogo médio e acrescentar a cenoura e os brócolis. Temperar com o sal e pimenta preta e deixar cozinhar cerca de 15 minutos. Servir num prato acompanhado de carne ou peixe.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • BIORAY. ALKALINE FORMING V S ACID FORMING FOOD GUIDE. Disponível em: <http://www.bioray.com/content/Alkaline%20forming%20vs%20acid%20forming%20food%20guides.pdf>. Acesso em 19 Fev 2021
  • SCHWALFENBERG, Gerry. The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health?. Journal of Environmental and Public Health. 1-7, 2012
  • SANGMA, Jelang; SUNEETHA, Jessie Suneetha; KUMARI, Anila. Concepts of acid alkaline diet. The Pharma Innovation Journal. 8. 4; 932-935, 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. DesmistifIcando DúvidaS sobre Alimentação e Nutrição. 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf>. Acesso em 19 Fev 2021
  • REVISTA NUTRIÇÃO. Dieta alcalina e seus benefícios. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/301564167_Dieta_alcalina_e_seus_beneficios>. Acesso em 19 Fev 2021
  • TAVARES, Cláudia. Avaliação sumária da urina. 2017. Disponível em: <https://www.spp.pt/UserFiles/file/Seccao_Nefrologia/9.10-Avaliacao%20sumaria%20de%20urina_Ana%20Claudia%20Tavares.pdf>.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem