Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se está perdendo audição

Um sinal que pode indicar que está perdendo audição é pedir frequentemente para repetir alguma informação, referindo muitas vezes "o quê?", por exemplo.

A perda de audição é mais comum com o envelhecimento, ocorrendo frequentemente nos idosos, sendo que nestes casos, a diminuição da audição é conhecida por presbiacusia. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade, como no caso de otites frequentes ou ruído excessivo, por exemplo. Para saber outras causas de surdez leia: Saiba quais são as principais causas de surdez.

Além disso, a deficiência auditiva pode ser leve, moderada ou severa e pode afetar apenas um ouvido ou os dois, sendo que, normalmente a capacidade de ouvir vai-se agravando lentamente.

Como saber se está perdendo audição

Sintomas de perda auditiva

Os principais sintomas da perda auditiva incluem:

  1. Dificuldade em falar ao telefone, compreendendo todas as palavras;
  2. Falar muito alto, sendo identificado pelos familiares ou amigos;
  3. Pedir frequentemente para repetir alguma informação, afirmando muitas vezes "o quê?";
  4. Ter a sensação de ouvido tapado ou ouvir um pequeno zumbido;
  5. Olhar constantemente para os lábios dos familiares e amigos para entender melhor as falas;
  6. Necessidade de aumentar o volume da TV ou rádio para ouvir melhor.

A perda auditiva em adultos e crianças é diagnosticada por um profissional, como um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista e, é necessário realizar exames de audição, como audiograma, para identificar o grau da perda auditiva. Para saber mais detalhes na perda auditiva da crianças leia: Saiba como identificar se o bebê não escuta bem.

Grau de perda auditiva

A perda auditiva pode ser classificada em:

  • Leve: quando o individuo apenas ouve a partir dos 25 decibéis até aos 40, sendo difícil entender a fala dos familiares e amigos em ambientes ruidosos, além de não conseguir ouvir o tic-tac do relógio ou um passarinho cantando;
  • Moderada: quando o individuo ouve apenas a parir dos 41 até aos 55 decibéis, sendo difícil ouvir uma conversa em grupo.
  • Acentuada: a capacidade de ouvir apenas ocorre a partir dos 56 até aos 70 decibéis, sendo que, nestes casos, o individuo apenas consegue ouvir ruídos fortes como choros de crianças e o de aspirador de pó funcionando e, é necessário o uso de aparelho ou prótese auditiva. Saiba como cuidar do aparelho em: Como e quando usar o Aparelho Auditivo.
  • Severa: quando o individuo apenas consegue ouvir a partir dos 71 até aos 90 decibéis e consegue identificar o latidos de cães, sons graves de piano ou o toque do telefone no volume máximo;
  • Profunda: normalmente ouve-se a partir dos 91 decibéis e se consegue identificar nenhum som, comunicando através de língua gestual.

Geralmente, os indivíduos com níveis de perda auditiva leve, moderada ou severa são chamados de deficientes auditivos e aqueles que têm auditiva profunda são conhecidos por surdos.

Tratamentos para diminuição da audição

O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista. Alguns dos tratamentos para a diminuição da audição incluem, fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.

Quando o problema está localizado no ouvido externo ou no ouvido médio é possível realizar uma cirurgia para corrigir o problema e o indivíduo voltar a ouvir. Porém, quando o problema está no ouvido interno, o individuo é surdo e comunica através de língua gestual. Veja como os tratamentos são feitos em: Conheça os tratamentos para diminuição da audição.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...