Como tirar cera do ouvido em casa

O excesso de cera no ouvido pode ser uma sensação bastante incômoda, especialmente porque diminui a capacidade auditiva. A melhor forma de evitar este problema consiste em, todos os dias, limpar a região interna da orelha com uma toalha, já que a cera vai sendo naturalmente empurrada para o exterior do ouvido e, assim, é removida pela toalha, não ficando acumulada no canal auditivo.

É desaconselhado o uso de cotonetes para limpar o ouvido, já que acabam empurrando e compactando a cera no fundo do canal auditivo, piorando os sintomas e impedindo que seja removida sem a ajuda de um otorrino. Pessoas que sempre utilizaram cotonetes e que estão sofrendo com a sensação de ouvido entupido devem consultar um otorrino para fazer uma limpeza adequada.

Ainda assim, existem alguns outros métodos que podem ser feitos em casa para retirar o excesso de cera do ouvido:

Como tirar cera do ouvido em casa

1. Usar remédios de farmácia

Os remédios para cera de ouvido ajudam a amolecer a cera e facilitam sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada. Estes remédios podem ser comprados em qualquer farmácia, sem receita médica, mas idealmente só devem ser usados após avaliação médica, já que não devem ser usados em casos de infecção no ouvido, que além da sensação de ouvido entupido pode causar outros sintomas como dor de ouvido, febre e mau cheiro. Um dos remédios mais conhecidos para tirar cera de ouvido é o Cerumin, por exemplo.

2. Aplicar gotas de óleo vegetal

Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal morno, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.

Este método ajuda a amolecer a cera de forma natural e facilita a sua remoção ao longo dos dias e pode até ser usado antes de ir ao médico, para facilitar a remoção da cera. Porém, este método não deve ser usado por mais de 1 semana, já que pode levar ao acúmulo de mais sujeira no ouvido, especialmente quando a cera continua sem sair.

3. Fazer irrigação do ouvido 

Irrigação do ouvido com seringa de bulbo
Irrigação do ouvido com seringa de bulbo

Outra excelente forma de tirar cera do ouvido, de maneira muito eficaz, consiste em fazer uma irrigação do ouvido em casa com uma seringa de bulbo. Para isso deve-se seguir o passo-a-passo:

  1. Virar o ouvido para cima;
  2. Segurar a parte superior da orelha, puxando-a para cima;
  3. Colocar a ponta da seringa na entrada do ouvido, sem empurrar para dentro;
  4. Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de água morna dentro do ouvido;
  5. Deixar a água no ouvido por 60 segundos;
  6. Virar a cabeça de lado e deixar a água suja sair, se a cera estiver saindo pode-se tentar pegá-la com uma pinça, mas com muito cuidado para não empurrar a cera para dentro e para não machucar o canal auditivo;
  7. Secar a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo.

No caso de não ser possível remover a cera do ouvido após 3 tentativas, é recomendado ir ao otorrinolaringologista para fazer uma limpeza profissional, porque este médico possui os equipamentos necessários para visualizar o interior do canal auditivo e para remover a cera de forma segura e eficiente.

É seguro usar o cone chinês (vela hopi)?

O cone chinês, ou vela hopi, é uma técnica milenar que foi utilizada por muito tempo na China e que consiste em aplicar um cone com fogo dentro do ouvido, para que a cera se derreta à medida que o calor se forma. No entanto, esta técnica não é recomendada pela maioria dos médicos, pois se não for usada corretamente pode causar queimaduras e lesões no ouvido. Entenda melhor o que é a vela hopi, como funciona e possíveis riscos.

Porque não se deve usar cotonetes

Não é recomendado usar cotonetes, ou outro tipo de objetos pontiagudos, para tentar retirar a cera do ouvido, porque o cotonete é muito grande e empurra o excesso de cera para dentro do canal auditivo e porque os outros objetos podem perfurar o tímpano, causando infecções ou, até mesmo, perda da audição.

O que é cera de ouvido e para que serve

A cera de ouvido, cientificamente chamada de cerume, é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo, com o objetivo de proteger o ouvido contra infecções e evitar a entrada de poeira, insetos, água e areia, por exemplo, preservando a audição. Além disso, a cera de ouvido é impermeável à água, possui anticorpos e pH ácido, que ajuda a combater os microrganismos presentes no ouvido.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PROKOP-PRIGGE, Katharine A. et al. Identification of volatile organic compounds in human cerumen. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. Vol. 953-954. 48-52, 2014
  • COLEFORD HEALTH CENTRE - NHS. Blocked ears (wax) self-care guidelines for patients. . Acesso em 13 Set 2019
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Got an ear full? Here's some advice. 2018. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/got-an-ear-full>. Acesso em 13 Nov 2019
  • HEALTHLINE. How to Safely Remove Hard, Dry Earwax. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/dry-earwax>. Acesso em 13 Set 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. How to remove earwax at home. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/322247.php>. Acesso em 13 Set 2019
  • RODGERS, Rosemary. Does olive oil prevent earwax build-up? An experimental study. Practice Nursing. Vol.24, n.4. 2013
Mais sobre este assunto: