Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Implante coclear: o que é e como funciona

O implante coclear é um aparelho eletrônico colocado cirurgicamente dentro do ouvido que capta o som, com um microfone colocado atrás da orelha e o transforma em impulsos elétricos diretamente sobre o nervo da audição.

Normalmente, o implante coclear é utilizado em pacientes com surdez profunda que não possuem cóclea suficiente para utilização de uma prótese auditiva.

Por ser uma cirurgia que pode provocar grandes mudanças na vida dos pacientes, estes devem ser avaliados por psicólogos para avaliar as expectativas sobre o implante e não acabarem desenvolvendo sentimentos negativos. O preço do implante coclear depende do tipo, do local onde será realizada a cirurgia e da marca do aparelho, porém, o preço médio é de cerca de 40 mil reais.

Implante coclear: o que é e como funciona

Quando está indicado

O implante coclear está indicado para pessoas com surdez profunda, podendo ser utilizado como opção nos casos em que outras formas de melhorar a audição não funcionaram. Este tipo de aparelhos pode ser usado por crianças ou adultos.

Como funciona o implante

O implante coclear é formado por 2 partes principais:

  • O microfone externo: que geralmente é colocado atrás da orelha e que recebe os sons produzidos. Este microfone possui ainda um transmissor que transforma os sons em impulsos elétricos e os envia para a parte interna do implante;
  • O receptor interno: que é colocado sobre o ouvido interno, na região do nervo auditivo e que recebe os impulsos enviados pelo transmissor que está na parte externa.

Os impulsos elétricos enviados pelo implante coclear atravessam o nervo auditivo e são recebido no cérebro, onde são decifrados. De início, o cérebro tem maior dificuldade em entender os sinais, mas ao fim de algum tempo começa a identificar os sinais, o que acaba por ser descrito como uma forma diferente de escutar.

Normalmente o microfone e toda a parte externa do aparelho é mantida no local por um íman que os segura perto da parte interna do implante. No entanto, existem casos em que o microfone também pode ser transportado numa bolsa da camisa, por exemplo.

Como é feita a reabilitação com implante

Uma vez que de início os sons decifrados pelo implante podem ser difíceis de entender, normalmente é aconselhado fazer reabilitação com um fonoaudiólogo, que pode durar até 4 anos, principalmente em criança que apresentam surdez antes dos 5 anos.

Geralmente, com a reabilitação a pessoa apresenta maior facilidade para decifrar os sons e o significado das palavras, sendo que o seu sucesso depende do tempo que se esteve surdo, idade em que surgiu a surdez e da motivação pessoal.


Bibliografia

  • FDA. What is a Cochlear Implant?. Link: <www.fda.gov>. Acesso em 18 Jun 2019
  • COCHLEAR. Cochlear implants & cochlear implant technology. Link: <www.cochlear.com>. Acesso em 18 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem