Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Exame de Audiometria

A audiometria é um exame que consiste na avaliação da capacidade auditiva da pessoa na interpretação de sons ou palavras, sendo possível detetar alterações auditivas. Existem dois principais tipos de exame de audiometria a tonal e a vocal. 

Este exame deve ser realizado numa cabina especial, isolada de ruído, dura cerca de 30 minutos, não provoca dor e é geralmente realizado por um fonoaudiólogo.

O que é o Exame de Audiometria

Tipos de audiometria

Existem dois tipos principais de audiometria, que são:

1. Audiometria Tonal

A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo, inferior e superior, em um espectro de frequências que varia entre os 125 e os 8000 Hz.

O limiar auditivo é o nível mínimo de intensidade de som que é necessária para que o tom puro possa ser percebido metade das vezes em que for apresentado, para cada frequência.

2. Audiometria Vocal

A audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão da pessoa de determinadas palavras, de istinguir determinados sons, que são emitidas através dos auscultadores, com intensidades de som diferentes. Desta forma, a pessoa deve repetir as palavras ditas pelo examinador.

Como se realiza o exame

O exame de audiometria realiza-se dentro de uma cabine isolada de outros ruídos que possam interferir no exame. A pessoa usa uns auscultadores especiais e deve indicar ao fonoaudiólogo, levantando uma mão, por exemplo, quando ouve sons, que podem ser emitidos em diferentes frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos.

Este exame é indolor e tem uma duração de aproximadamente meia hora.

Como se preparar para o exame

Não é necessária uma preparação especial para fazer este exame. No entanto, em alguns casos, pode ser recomendado que a pessoa que pretende realizar o exame de audiometria, evite estar exposta a ruídos fortes e constantes cerca de 14 horas antes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar