Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para baixar a febre

O remédio mais indicado para diminuir a febre é o paracetamol, pois é uma substância que, usada corretamente, pode ser utilizada de forma segura, em quase todos os casos, mesmo em crianças ou grávidas, devendo a dose ser adaptada, especialmente na faixa etária infantil, até aos 30 Kg. 

Outros exemplos de remédios para a febre são a dipirona, o ibuprofeno ou a aspirina, porém, estes medicamentos possuem mais contraindicações e efeitos colaterais em relação ao paracetamol e, por isso, só devem ser usados com a orientação do médico. 

A posologia destes medicamentos deve ser determinada pelo medico, tendo em consideração a idade, o peso e os sintomas de cada pessoa.

Remédios para baixar a febre

Remédio para baixar a febre no bebê

Os remédios mais indicados para baixar a febre no bebê são o paracetamol (Tylenol), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium, Doraliv), que devem ser administrados através de formas farmacêuticas adaptadas para a idade, como suspensão oral, gotas orais ou supositórios, por exemplo. Estes medicamentos também auxiliam no alívio da dor.

Estes remédios só devem ser tomados, preferencialmente, a partir dos 3 meses de idade, a cada 6 ou 8 horas, dependendo da indicação do pediatra e de acordo com o peso corporal da criança. Em alguns casos, o médico pode sugerir intercalar dois medicamentos a cada 4 horas, como o paracetamol e o ibuprofeno, por exemplo, para reduzir os sintomas de febre.

Para ajudar a baixar a febre no bebê pode-se também retirar o excesso de roupas, oferecer bebidas frescas ou molhar o rosto e pescoço da criança com toalhas úmidas. Veja mais dicas sobre o que fazer para baixar a febre do bebê.

Remédio para baixar a febre em grávidas

Embora o paracetamol (Tylenol) seja considerado seguro para ser usado por grávidas, deve ser evitado ao máximo, assim como outros remédios sem recomendação médica. Também é importante ter em atenção que muitos remédios com paracetamol na composição têm associadas outras substâncias que são contra-indicadas na gravidez.

Como preparar um remédio caseiro para a febre

Um ótimo remédio caseiro para a febre é tomar um chá morno de gengibre, hortelã e flor de sabugueiro, cerca de 3 a 4 vezes ao dia, pois ele aumenta a transpiração, que ajuda a diminuir a febre.

Para preparar o chá, basta misturar 2 colheres de chá de gengibre, 1 colher de chá de folhas de hortelã e 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca em 250 mL de água fervente, coar e beber.

Outra medida natural que pode ajudar a baixar a febre é colocar uma toalha ou uma esponja molhada em água fria sobre o rosto, peito ou pulsos, substituindo-os sempre que já não estiverem frios. Confira mais receitas caseiras para baixar a febre.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem