Tylenol (paracetamol): para que serve e como usar

março 2022

O Tylenol é um remédio que contém paracetamol na composição, o que garante a ação analgésica e antitérmica, sendo indicado para baixar a febre e aliviar dores leves a moderadas, como dores de cabeça, dores menstruais ou dor de dentes.

O Tylenol pode ser indicado tanto para adultos quanto para crianças e pode ser encontrado na forma de gotas, suspensão oral e comprimidos, que pode ter diferentes concentrações de paracetamol.

Esse medicamento pode ser facilmente encontrado em farmácias e drogarias, no entanto é importante que o seu uso seja feito de acordo com a orientação médica.

Para que serve

O Tylenol está indicado na redução da febre, no alívio de dores leves a moderadas associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores associadas a artrites, dores menstruais, dor pós-cirúrgica e dor de garganta.

Como usar

A posologia depende da forma farmacêutica que se pretende utilizar:

1. Comprimidos

Para adultos e crianças com mais de 12 anos, a dose recomendada de Tylenol 500 mg é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia e de Tylenol 750 mg é de 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia.

2. Gotas

As gotas podem ser usadas por adultos e crianças:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, não excedendo o total de 5 administrações em um dia;
  • Crianças menores de 12 anos: 1 gota por kg de peso, por dose, a cada 4 a 6 horas, não excedendo 35 gotas por dose e 5 administrações em um dia. 

3. Suspensão oral

  • Crianças menores de 12 anos: 10 a 15 mg por kg e por dose, a cada 4-6 horas, não excedendo as 5 administrações em um dia.

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, a dose deve ser prescrita e orientada pelo pediatra. Durante o uso do paracetamol não se deve ingerir bebidas alcoólicas e, em caso de pacientes alcoólicos crônicos, não se aconselha doses superiores a 2 gramas de paracetamol por dia, por causa dos efeitos tóxicos do medicamento sobre o fígado.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja raro, durante o tratamento com Tylenol, podem ocorrer efeitos colaterais como urticária, coceira, vermelhidão no corpo, reações alérgicas e aumento das transaminases.

Quem não deve usar

O Tylenol não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em crianças menores de 12 anos de idade, no caso dos comprimidos.

Em crianças com menos de 2 anos, as gotas ou a suspensão oral só devem ser dadas se forem recomendadas pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em março de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.