Tylenol Sinus: para que serve e como tomar

Atualizado em abril 2023

O Tylenol Sinus é um remédio indicado para aliviar os sintomas da gripe, resfriado ou sinusite, como congestão nasal, nariz entupido, mal estar, dor de cabeça, no corpo ou febre, pois contém na sua composição duas substâncias, o paracetamol, com ação analgésica e antitérmica, e o cloridrato de pseudoefedrina, que é descongestionante nasal.

Este remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, contendo 500 mg de paracetamol e 30 mg de cloridrato de pseudoefedrina, vendido em embalagens com 24 ou 36 comprimidos.

O Tylenol Sinus deve ser usado com indicação médica e pode ser utilizado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Tylenol Sinus é indicado para o alívio temporário dos sintomas de:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Sinusite.

Esse remédio ajuda a aliviar a sensação de nariz entupido ou escorrendo, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça ou febre.

Esse remédio pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos e deve ser usado com indicação médica.

O Tylenol sinus tem dipirona?

O Tylenol sinus não possui dipirona na sua composição, mas possui o paracetamol que é um remédio analgésico e antitérmico que ajuda a baixar a febre e aliviar a dor no corpo, mal estar ou dor de cabeça, causados por gripes, resfriados ou sinusite.

O Tylenol sinus serve para dengue?

Apesar de possuir paracetamol na sua composição, que é um dos remédios que pode ser indicado para baixar a febre e reduzir a dor no corpo e mal estar, em alguns casos de dengue, o Tylenol sinus não tem indicação para aliviar os sintomas da dengue.

Desta forma, no caso de suspeita de dengue ou dengue confirmada, deve-se realizar o tratamento somente com remédios indicados pelo médico. Veja como é feito o tratamento da dengue.

Como tomar

O Tylenol Sinus deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, e seu efeito inicia cerca de 15 a 30 minutos após a dose.

A dose normalmente recomendada de Tylenol Sinus, para adultos ou crianças com mais de 12 anos, é de 2 comprimidos, a cada 4 ou 6 horas, conforme orientação médica. A dose máxima de Tylenol Sinus não deve exceder 8 comprimidos por dia.

Além disso, também não deve ser utilizado por mais de 3 dias no caso de febre e por mais de 7 dias no caso de dor.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Tylenol Sinus são nervosismo, boca seca, náusea, tontura ou insônia.

Além disso, embora seja raro, o Tylenol Sinus pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Tylenol sinus dá sono?

O Tylenol sinus é um remédio analgésico, antitérmico e descongestionante nasal, que normalmente não dá sono, mas raramente pode acontecer o efeito colateral de sonolência.

O mais comum de ocorrer é insônia, agitação ou nervosismo, devido à pseudoefedrina na sua composição.

Quem não deve usar

O Tylenol Sinus não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao paracetamol, pseudoefedrina ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham problemas cardíacos, pressão alta, distúrbios da tireoide, diabetes ou hiperplasia da próstata.

O Tylenol Sinus também não deve ser usado por pessoas que utilizam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina, moclobemida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo, pois pode causar aumento da pressão sanguínea ou crise hipertensiva. Por isso, deve-se esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os inibidores da monoaminoxidase para iniciar o tratamento com o Tylenol Sinus.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas que utilizam bicarbonato de sódio, pois pode causar agitação, aumento da pressão arterial ou taquicardia.