Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

8 dicas para um bronzeado mais rápido e perfeito

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
janeiro 2023

Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.

Além disso, também é importante fazer pequenas pausas enquanto se toma sol e evitar ficar mais do que 3 horas ao sol, pois depois de 2 a 3 horas, a pele para de produzir a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e, desta forma, evitar queimaduras e garantir um bronzeado natural, saudável e perfeito.

Para bronzear de forma rápida, também é possível utilizar técnicas artificiais, como passar um creme autobronzeador ou fazer bronzeamento com spray a jato, por exemplo. Saiba como é feito o bronzeamento a jato.

Imagem ilustrativa número 8

Para obter um bronzeamento rápido, bonito e natural, devem-se seguir as dicas:

1. Fazer uma alimentação rica em betacarotenos

A alimentação tem muita influência no bronzeado, porque contribui para a produção de melanina, que é um pigmento natural que dá cor à pele, deixando-a mais bronzeada.

Para isso, pode-se tomar um suco com 3 cenouras e 1 laranja, todos os dias, cerca de 3 semanas antes da exposição solar e durante o período de exposição ao sol e consumir alimentos ricos em betacaroteno e outros antioxidantes, como tomate, damasco, morango, pitanga ou manga, por exemplo, 2 a 3 vezes ao dia, pelo menos 7 dias antes da 1ª exposição solar.

Estes alimentos ajudam a combater os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Conheça mais alimentos ricos em betacaroteno.

2. Fazer uma esfoliação da pele

Fazer uma esfoliação de todo o corpo cerca de 3 dias antes de tomar sol, ajuda a remover as células mortas, a eliminar as manchas e a estimular a circulação, preparando o corpo para um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Após a exposição solar, pode-se fazer uma esfoliação suave,1 vez por semana, de forma a manter a pele macia e o bronzeado regular e uniforme. Saiba como fazer um esfoliante caseiro.

3. Tomar sol com protetor solar

Para bronzear com mais segurança, é importante tomar sol antes das 10 e depois das 16 horas, aplicando filtro solar FPS 30 adequado ao tipo de pele, para protegê-la dos raios solares que são nocivos para a pele.

A aplicação do protetor não impede o bronzeamento e, pelo contrário, prolonga-o porque mantém as células saudáveis e a pele hidratada, evitando a descamação.

Estes produtos devem ser aplicados cerca de 20 e 30 minutos antes da exposição solar e reaplicados, normalmente, a cada 2 ou 3 horas, especialmente se a pessoa transpirar ou entrar na água. Saiba mais dicas para pegar o sol sem riscos.

4. Hidratar e nutrir a pele

Para que o bronzeado se mantenha por mais tempo, deve-se aplicar um creme hidratante após o banho, diariamente, reforçando a aplicação nos dias em que se toma sol, de forma a prevenir a desidratação da pele e a descamação. Veja como preparar um creme hidratante caseiro para pele seca.

Essa hidratação e nutrição da pele, ajuda a garantir um bronzeamento natural e duradouro, podendo-se também utilizar hidratantes ou loções específicas pós-sol com Aloe Vera, por exemplo, como a Loção Nívea Pós Sol ou o Sundown Gel Hidratante Pós-sol, que ajudam a manter a umidade e a acalmar a pele, além de combater radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

5. Evitar ficar muito tempo ao sol

Evitar ficar muito tempo ao sol é importante para evitar queimaduras na pele, além de que após cerca de 2 a 3 horas no sol, a pele para de produzir melanina, que é o pigmento responsável pelo bronze da pele.

Desta forma, para garantir um bronzeado natural e constante, é recomendado ficar no máximo 2 a 3 horas ao sol, ou menos no caso de pessoas de pele muito clara, com protetor solar, e nos horários em que a radiação UV não é tão forte, que é antes das 10 e depois das 16 horas.

6. Mudar de posição frequentemente

Mudar de posição frequentemente, a cada 30 minutos, como ficar de barriga para cima, de costas ou de lado, é importante para garantir um bronzeado uniforme da pele.

Além disso, é importante se posicionar corretamente sob a luz solar, movendo a toalha ou a espreguiçadeira na direção do sol, para que se esteja sempre sob a luz direta do sol.

7. Fazer pausas

Fazer algumas pausas enquanto se toma sol, é importante para evitar a exposição excessiva aos raios UV e diminuir o risco de queimaduras e, desta forma, garantir um bronzeado perfeito, saudável e duradouro.

8. Usar autobronzeador

Para bronzear rapidamente, também se pode passar em todo o corpo um creme autobronzeador ou fazer jet bronze através de spray jato. O uso de autobronzeador é eficaz, pois possui DHA, que é uma substância capaz de reagir com os aminoácidos presentes na pele, resultando em um componente que garante a cor mais bronzeada à pele.

A utilização destes produtos ajuda a manter a pele dourada e hidratada, sem se correr os riscos causados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce da pele ou surgimento de câncer. Geralmente, os autobronzeadores não possuem contraindicações, no entanto, é importante saber se a pessoa possui alergia a algum dos constituintes do produtos ou se está a fazer tratamento com ácido, pois nestes casos não devem ser usados.

Outro fator que se deve ter em consideração durante a utilização destes produtos, é que se não forem aplicados uniformemente, podem manchar. Saiba como aplicar o autobronzeador sem manchar a pele.

Como fazer um autobronzeador caseiro

Outra forma simples de conseguir um bronzeado sem que a pessoa tenha que se expor ao sol, é passar um autobronzeador caseiro preparado com chá preto. A pele ficará com um tom mais escuro, dando o aspecto de bronzeado de praia.

Ingredientes:

  • 250 mL de água;
  • 2 colheres (de sopa) de chá preto.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver, adicionar o chá preto e deixar ferver por mais 15 minutos. Apagar o fogo, e deixar descansar por 5 minutos. Coar e colocar o chá num recipiente de vidro, com tampa e deixar repousar por 2 dias. Com a ajuda de um disco de algodão, umedecer a pele com um pouquinho do chá e deixar secar naturalmente.

O que não se deve fazer para bronzear mais rápido

Passar na pele coca-cola, limão ou aplicar óleo sem proteção solar, por exemplo, enquanto se toma sol, não ajuda a bronzear mais rápido, apenas queima a pele e põe em risco a saúde da pessoa.

Os ingredientes que fazem parte da composição da coca-cola, o ácido cítrico do limão ou o óleo, queimam a pele, dando a falsa impressão de estar mais bronzeada, mas não favorecem a formação da melanina, que é o pigmento natural da pele, que lhe confere um tom mais escuro.

Assista o vídeo seguinte e saiba também como preparar um suco delicioso que ajuda a bronzear mais rápido:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em setembro de 2016.

Bibliografia

  • SILVA, M. A.; et al. Anti-inflammatory and antioxidant effects of Aloe saponaria Haw in a model of UVB-induced paw sunburn in rats. J Photochem Photobiol B. 133. 47-54, 2014
  • SKOTARCZAK, K.; et al. Photoprotection: facts and controversies. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 19. 1; 98-112, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • MOHANIA, D.; et al. Ultraviolet Radiations: Skin Defense-Damage Mechanism. Adv Exp Med Biol. 996. 71-87, 2017
  • YARDMAN-FRANK, J. M.; FISHER, D. E. Skin pigmentation and its control: From ultraviolet radiation to stem cells. Exp Dermatol. 30. 4; 560-571, 2021
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • ALIMENTOS PARA UM BRONZEADO MAIS RÁPIDO

    03:10 | 56468 visualizações