10 passos para passar o autobronzeador (sem manchar a pele)

outubro 2022

Para evitar manchas na pele, é importante, antes de usar o autobronzeador, a retirada de todos os acessórios, além de tomar banho e aplicar o produto utilizando uma luva e realizando movimentos circulares ao longo do corpo, deixando os locais com dobras para o fim, como joelhos ou dedos, por exemplo.

Os autobronzeadores são produtos que atuam sobre a pele por ação da dihidroxiacetona (DHA), que reagem com componentes das células presentes na camada mais superficial da pele, levando à formação de um pigmento responsável pelo bronzeamento da pele, a melanoidina, no entanto esse pigmento, diferentemente da melanina, não confere proteção contra à radiação ultravioleta do sol, sendo importante também aplicar protetor solar.

Os produtos para bronzeamento artificial não possuem contraindicação e podem ser vendidos em forma de cremes ou spray, existindo autobronzeadores bons de diferentes marcas e para todos os tipos de pele e, que podem ser comprados em farmácias, drogarias ou supermercados. Veja mais sobre o bronzeamento artificial.

Como passar o autobronzeador

Para passar o autobronzeador e evitar manchas na pele, é recomendado seguir o seguinte passo a passo:

  1. Retirar todos os acessórios e bijuterias;
  2. Tomar banho e retirar os resíduos de maquiagem;
  3. Secar bem a pele com uma toalha limpa;
  4. Aplicar uma pequena quantidade do creme bronzeador na luva específica para autobronzeamento e iniciar a aplicação;
  5. Passar o produto nas pernas, até o tornozelo e parte superior dos pés, fazendo movimentos circulares;
  6. Colocar mais produto na luva e passar nos braços, mãos barriga e peito, fazendo movimentos circulares;
  7. Colocar mais produto na luva e passar nas costas, sendo interessante que seja feito por outra pessoa para garantir que o produto fique bem espalhado e não surjam manchas;
  8. Colocar um pouco de produto na luva e aplicar no rosto, fazendo movimentos circulares, sendo importante não esquecer de aplicar atrás das orelhas e pescoço. Para aplicar nesse local, é interessante que a pessoa coloque uma fita no cabelo para que não atrapalhe a aplicação do produto e permita que fique bem espalhado;
  9. Aplicar um pouco mais de produto na luva e aplicar nos locais com dobras, fazendo movimentos circulares, como joelhos, cotovelos ou dedos e massagear bem o local, para que o produto fique muito bem espalhado;
  10. Ficar com o produto por cerca de 8 horas e depois tomar banho para retirar o excesso de autobronzeador e ficar com aspecto mais natural.

Geralmente, a cor surge 1h após a aplicação e vai escurecendo com o passar do tempo, sendo que o resultado final aparece ao final de 4 horas. Para ficar com a pele bronzeada, deve-se aplicar o produto durante pelo menos 2 dias seguidos, e a cor pode durar entre 3 a 7 dias.

Cuidados ao aplicar o autobronzeador

Durante a aplicação de autobronzeador, a pessoa deve ter alguns cuidados para que o resultado final seja uma pele bronzeada e bonita, sendo os principais:

  • Não vestir roupa durante 20 minutos após a aplicação;
  • Não fazer exercícios que façam suar até 4 horas após a aplicação, como correr ou limpar a casa, por exemplo;
  • Tomar banho apenas 8h após a aplicação do produto;
  • Evitar fazer a depilação ou clarear os pelos antes de aplicação autobronzeador. A depilação deve ser feita dois dias antes para que a pele não esteja muito sensível;
  • Não aplicar o produto em pele molhada ou úmida.

Além destes cuidados, caso surjam pequenas manchas no corpo após aplicação do autobronzeador, deve-se fazer uma esfoliação corporal e, só depois aplicar novamente o autobronzeador.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em julho de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.