Esfoliantes caseiros para cada tipo de pele

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
maio 2022
  1. Pele mista ou oleosa
  2. Pele seca ou sensível
  3. Pele normal 

Os esfoliantes caseiros podem ser preparados com ingredientes naturais, como o açúcar, mel e óleo de coco, por exemplo, contribuindo para diminuir a oleosidade da pele mista ou oleosa, proteger e aumentar a hidratação da pele seca e manter o equilíbrio da pele normal. A escolha do esfoliante caseiro deve ser ajustada para cada tipo de pele, por isso é fundamental conhecer qual o tipo de pele específico, para orientar a escolha dos melhores ingredientes. Veja como saber qual o seu tipo de pele.

A esfoliação é uma técnica que consiste em aplicar uma substância com microesferas na pele e realizar movimentos circulares, com o objetivo de desobstruir os poros, eliminar as impurezas, aumentar a circulação sanguínea do local e, com isso, permitir que alguns ativos presentes nos cremes e máscaras possam penetrar com mais facilidade, ajudando a nutrir e hidratar a pele mais intensamente.

Para que os esfoliantes caseiros tenham o efeito desejado é recomendado seguir alguns cuidados antes e após o tratamento, como lavar o rosto com água morna e sabonete neutro para eliminar a oleosidade, fazer uma hidratação profunda da pele, para mantê-la íntegra e saudável, e o usar do protetor solar.

Para preparar um bom esfoliante caseiro para o seu tipo de pele, veja os passos a seguir:

Pele mista ou oleosa

A pele mista ou oleosa é caracterizada por uma produção maior de sebo, podendo ser notados poros mais dilatados e formação de acne e cravos com mais frequência. É possível, também, notar uma oleosidade mais acentuada na região T do rosto, ou seja, na região da testa, nariz e queixo, e mais seca nas bochechas. 

Os esfoliantes para pele oleosa devem conter ingredientes que contribuam para regular a oleosidade da pele e produção de sebo, além de conter partículas que realizam uma esfoliação mais intensa. 

Esfoliante de mel e aveia

Ingredientes:

  • 2 colheres de mel;
  • 5 colheres de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de água morna.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea, e depois aplicar no rosto limpo, fazendo movimentos circulares. Deixar por 3 minutos e depois lavar o rosto com água fria.

Esse esfoliante não deve ser usado por pessoas que possuem alergia ao pólen, mel ou própolis.

Esfoliante de açúcar e óleo de jojoba

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 2 colheres de sopa de açúcar branco refinado.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em um recipiente limpo e seco e misturar até obter uma pasta homogênea. Aplicar no rosto limpo, esfregando suavemente com movimentos circulares, por cerca de 3 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. Esse esfoliante pode ser usado 2 vezes por semana.

Pele seca ou sensível

A pele seca pode ser caracterizada pela sensação de que a pele está repuxando, após o contato com a água, além de poder descamar com mais facilidade e não ter tanto brilho como a pele normal ou oleosa. 

Os esfoliantes para pele seca devem conter ingredientes que contribuam para aumentar a hidratação da pele, além de ajudar a acalmar e diminuir a irritação da pele.

Esfoliante de fubá e óleo de amêndoa

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de fubá;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã.

Modo de preparo

Para fazer o esfoliante de fubá e óleo de amêndoa, basta misturar os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar no rosto fazendo movimentos circulares e deixar por alguns minutos. Depois, retirar o esfoliante com água fria e secar com uma tolha macia.

Esfoliante óleo de coco, camomila e açúcar refinado

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de chá de camomila gelado;
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo

Para fazer esse esfoliante, deve-se adicionar os ingredientes em um recipiente limpo e seco e misturar até obter uma mistura homogênea. Aplicar no rosto limpo fazendo movimentos circulares suaves por cerca de 3 minutos. Depois, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. Esse esfoliante pode ser usado 1 vez por semana.

Pele normal 

A pele normal apresenta uma oleosidade moderada, sem a presença de espinhas e cravos em excesso, com um equilíbrio entre a produção de sebo e a quantidade de água na pele, mantendo-a sem excesso de brilho ou ressecamento.

Os esfoliantes para pele normal devem conter ingredientes que realizam uma esfoliação não tão intensa, diferente da pele oleosa, porém que contribuam para manter a pele hidratada.

Esfoliante de iogurte e mel

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • ½  xícaras de açúcar.

Modo de preparo

Para fazer esse esfoliante, deve-se colocar os ingredientes em um recipiente e misturar até obter uma mistura lisa. Em seguida, passar no rosto fazendo movimento circulares e deixar por alguns minutos, retirando em seguida com água fria.

As pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis, não devem usar esse esfoliante.

Esfoliante de café

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de água morna;
  • 1 colher de sopa de café em pó ou borra de café.

Modo de preparo

O esfoliante de café é feito colocando os ingredientes em um recipiente limpo e seco e misturando até obter uma pasta lisa e fina. Depois, deve-se colocar no rosto, esfregando suavemente com a ponta dedos em movimentos circulares, por cerca de 3 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. Veja outras opções de esfoliante de café.

Principais benefícios da esfoliação para pele

A esfoliação na pele aumenta a circulação sanguínea, ajuda a eliminar as toxinas presentes na pele, estimula a renovação das células, desobstrui os poros, deixando a pele mais lisa e macia e proporcionando vitalidade e rejuvenescimento.

Além disso, a esfoliação facilita a penetração de substâncias hidratantes, e é por isso que após a esfoliação, a pele precisa ser hidratada com creme, loção hidratante ou um óleo essenciais, como o de amêndoa doce, jojoba ou de abacate. 

Cuidados antes e depois da esfoliação

Para que a esfoliação apresente mais eficácia e potencialize os seus efeitos na pele, é recomendado seguir alguns cuidados antes e depois do procedimento, dentre eles:

  • Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro antes de aplicar o esfoliante e, após, para retirar todo o resíduo do esfoliante natural;
  • Usar protetor solar diariamente, após a esfoliação, para evitar o surgimento de manchas escuras na pele. Confira qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele;
  • Realizar a esfoliação da pele com movimentos circulares e maneira suave, principalmente em regiões mais sensíveis, como próximo aos olhos;
  • Evitar esfoliar a pele, caso haja a presença de lesões, feridas ou, até mesmo, um excesso de espinhas, para não piorar o quadro atual;

Antes de usar qualquer esfoliante é importante realizar um teste de alergia no dorso da mão e esperar por 15 minutos. Caso a pele não apresente vermelhidão, coceira ou irritação é possível usar o esfoliante, porém se qualquer reação surgir, é recomendado consultar um dermatologista para utilizar o creme específico para o tipo de pele.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em maio de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em maio de 2022.

Bibliografia

  • BURLANDO, Bruno; CORNARA, Laura. Honey in dermatology and skin care: a review. Journal of Cosmetic Dermatology . Vol 12. 4 ed; 2013
  • FUKAGAWA, Satoko et al. Coffee polyphenols extracted from green coffee beans improve skin properties and microcirculatory function. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry. Vol 81. 9 ed; 2017
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Peeling físico. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/tratamentos/peeling-fisico/>. Acesso em 25 mai 2022
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).