Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer Bronzeamento Artificial com menos riscos para Saúde

O bronzeamento artificial, normalmente, é feito através do uso de câmaras de bronzeamento que existem em clínicas de estética.

As câmaras de bronzeamento, também conhecidas por solário, são aparelhos que emitem radiação UV e que levam à produção de melanina que é responsável por dar cor à pele, fazendo com que esta fique mais escura e com tom dourado, como se tivesse tomado sol.

Embora, o uso de câmaras de bronzeamento ajude a dar uma cor bonita à pele, o seu uso é perigoso e pode provocar envelhecimento da pele, surgimento de manchas escuras, provocar câncer de pele ou cataratas, por exemplo. Leia mais sobre o bronzeamento artificial em: Bronzeamento Artificial.

Óculo de proteçãoÓculo de proteção

Passo a passo 

Para que o bronzeamento artificial, em câmara de bronzeamento, seja menos prejudicial à saúde deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Tomar banho e secar muito bem a pele em casa;
  2. Retirar a roupa, lentes de contacto, bijuteria, maquiagem ou qualquer outro cosmético com água e sabão;
  3. Proteger o corpo dos raios: Colocar o óculos de proteção nos olhos, mantendo-os sempre fechados durante a sessão; aplicar creme nos lábios e, caso tenha cabelo pintado, pôr touca para evitar a alteração da cor. Além disso, deve-se tapar os mamilos, o órgão genital masculino e aplicar filtro solar e por um band-aid nos sinais, tatuagens e cicatrizes. 
  4. Deitar de barriga para cima dentro da câmara. Deve manter-se nesta posição durante todo o tempo, não se virando de barriga para baixo. No entanto, pode colocar os braços e pernas ao longo do corpo ligeiramente separando-os para que a cor da pele fique uniforme;
  5. Fechar a porta da máquina bronzeadora e ficar no interior da máquina durante o tempo indicado para o tipo de pele e respeitar a distância das barras que emitem as radiações;
  6. Limpar o corpo com uma toalha, pois é normal suar.

Já em casa, deve-se tomar banho de água morna e aplicar um creme hidratante para manter a pele hidratada e fresca, além de beber pelo menos 50 ml de água após cada sessão.

Quando voltar a fazer bronzeamento artificial?

Após cada sessão de bronzeamento, é importante dar descanso à pele e, por isso, a sessão seguinte só deve ser feita 48 horas depois. Além disso, o individuo deve evitar a exposição solar no mesmo dia que fez solário, evitando ir à praia.

Além disso, para manter a pele bronzeada, é necessário fazer uma sessão de solário pelo menos 1 vez por semana, pois ao fim de três ou quatro semanas a cor vai desaparecendo. No entanto, não se deve ultrapassar as 50 sessões por ano.

No entanto, a melhor forma de manter a pele bronzeada sem prejudicar a pele é aplicando autobronzeador. Veja mais em: Como usar o autobronzeador sem manchar a pele.

Quanto tempo se pode fazer bronzeamento artificial?

O tempo do bronzeamento artificial varia com o tipo de pele, sendo que, geralmente a pele mais clara deve estar menos tempo, no entanto, varia com a potencia da máquina.

Normalmente, cada sessão de solário varia entre 6 a 25 minutos, devendo ser gradual o aumento da sua duração para não queimar a pele.

Quem não pode fazer

As câmaras de bronzeamento artificial são absolutamente contraindicadas para menores de 18 anos, com a pele muito branca e sensível, que se queimam sem nunca bronzear após tomar sol, em caso de câncer na família, e pessoas que tomam remédios como ansiolíticos, antibióticos e antidepressivos uma vez que aumenta a sensibilidade da pele.

Sinais de alerta para ir no médico

O individuo deve ir no médico quando surgem:

  • Caroços que não desaparecem;
  • Feridas ao machas na pele após ir ao solário;
  • Pele muito vermelha ou queimada;
  • Dificuldades visuais ou dor de cabeça muito forte após a sessão.

O bronzeamento artificial aumenta a exposição a radiações que são prejudiciais a pele e, por isso, aumenta o risco de câncer de pele.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...