Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é overdose e quando acontece

A overdose é um conjunto de efeitos maléficos causados pelo consumo excessivo de drogas ou de medicamentos, podendo ocorrer repentinamente ou de forma lenta, a partir do uso constante dessas substâncias.

Ela acontece quando uma dose elevada de drogas ou medicamentos é tomada, não dando tempo para o corpo eliminar o excesso da droga antes que ela cause efeitos colaterais perigosos, como perda de consciência e morte. Veja quais os sintomas que ajudam a identificar uma possível overdose.

A overdose é uma condição clínica grave, e a pessoa deve ser levada para uma unidade de atendimento médico de urgência para evitar complicações como perda das funções de órgãos, mal funcionamento do cérebro ou morte.

O que é overdose e quando acontece

O que fazer em caso de overdose

Em caso de overdose, especialmente quando a vítima apresenta sinais de que vai desmaiar ou está perdendo de consciência, deve-se:

  1. Chamar a vítima pelo nome e tentar mantê-la acordada;
  2. Em caso de perda de consciência, deve-se deitar a vítima de lado, pois esta posição facilita a respiração e evita engasgos;
  3. Ligar para a emergência para chamar uma ambulância e receber orientações de primeiros socorros;
  4. Não induzir o vômito;
  5. Não oferecer bebidas ou alimentos;
  6. Manter-se atento à vítima até a ambulância chegar, verificando se ela continua respirando e se o seu estado em geral não piora.

Além disso, se possível deve-se levar a droga suspeita de causar a overdose para a emergência, para orientar o tratamento médico de acordo com a causa do problema.

Caso a pessoa pare de respirar, deve-se iniciar imediatamente a massagem cardíaca para manter o sangue circulando e aumentar as chances de a pessoa recuperar. Veja o passo-a-passo para fazer a massagem cardíaca corretamente, caso precise.

Como é feito o tratamento

O tratamento é feito de acordo com o tipo de droga utilizada, a quantidade, os efeitos apresentados pela vítima de overdose e o tempo em que a droga ou mistura de drogas foi tomada.

Para eliminar o máximo de droga do organismo, os médicos podem fazer tratamentos como lavagem gástrica e intestinal, usar carvão vegetal ativado para se ligar à droga no organismo e evitar sua absorção, usar um antídoto da droga ou administrar outros medicamentos para controlar os sintomas da overdose.

Como evitar uma overdose

A melhor forma de prevenção da overdose é evitar o uso de drogas, mesmo as que são permitidas, como álcool, cigarro e medicamentos, e tomar medicamentos apenas de acordo com orientação médica.

No entanto, em caso de uso regular de drogas, deve-se estar atento pois pausas no uso podem diminuir a tolerância do corpo à droga, sendo mais fácil chegar a uma overdose com pequenas porções do produto.

Além disso, nunca deve-se experimentar o uso de drogas desacompanhado, pois em caso de emergências, como a overdose, deve-se chamar ajuda com urgência.

Saiba quais são as complicações típicas dos usuários de drogas

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar