Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Narcan e Como usar

O Narcan é um remédio que contém Naloxona, uma substância que é capaz de anular os efeitos de drogas opioides, como Morfina, Metadona, Tramadol ou Heroína, no organismo, especialmente durante episódios de overdose.

Assim, o Narcan é muitas vezes usado como remédio de emergência em casos de overdose por opioides, evitando o surgimento de complicações graves, como a parada respiratória, que pode colocar a vida em risco em poucos minutos.

Embora este medicamento possa anular completamente o efeito da droga em casos de overdose e salvar a vida da pessoa, é muito importante ir no hospital para avaliar todos os sinais vitais e iniciar outro tipo de tratamento, caso seja necessário. Veja como é feito o tratamento em caso de overdose.

Para que serve o Narcan e Como usar

Como usar o Narcan

O Narcan deve, idealmente, ser administrado apenas por um profissional de saúde no hospital, mesmo em situações de overdose. A forma de administração que apresenta um resultado mais rápido é aplicando o remédio diretamente na veia, apresentando efeito em até 2 minutos.

Em alguns casos, o efeito da droga que causou a overdose pode ter uma duração superior ao do Narcan, que é de aproximadamente 2 horas e, por isso, pode ser necessário administrar várias doses durante o tratamento de uma overdose. Dessa forma, a pessoa precisa ficar internada por, pelo menos 2 ou 3 dias.

Em situações muito raras, o médico pode receitar o Narcan para uso pessoal, especialmente se existir um risco muito elevado de alguém sofrer uma overdose. No entanto, a forma de administração do medicamento deve ser indicada anteriormente pelo médico, e a dose deve ser adaptada de acordo com o peso e tipo de droga usada. A melhor forma de evitar as complicações de uma overdose sempre é evitar o uso da droga, por isso, veja como combater o uso de drogas.

Como usar o Narcan Spray

O Narcan spray nasal ainda não está à venda no Brasil, podendo apenas ser comprado nos Estados Unidos da América, com indicação médica.

Nesta forma, o medicamento deve ser pulverizado diretamente numa das narinas da pessoa que está tendo a overdose. Caso não exista melhora do quadro, pode-se voltar a fazer outra pulverização após 2 ou 3 minutos. As pulverizações podem ser feitas a cada 3 minutos caso não exista melhora e até à chegada da equipe médica.

Como funciona o Narcan

Ainda não se conhece completamente como surge o efeito da naloxona presente no Narcan, no entanto, essa substância parece ligar-se aos mesmos receptores utilizados pelas drogas opioides, diminuindo o seu efeito no corpo.

Devido aos seus efeitos, este medicamento também pode ser usado no pós-operatório de cirurgias, para reverter o efeito da anestesia, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais deste medicamento ainda não são totalmente conhecidos, porém alguns efeitos que podem estar relacionados com o seu uso incluem vômitos, náuseas, agitação, tremores, sensação de falta de ar, ou alterações na pressão arterial.

Quem não deve usar

O Narcan está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade à naloxona ou qualquer outro componente da fórmula. Além disso, só deve ser usado em grávidas ou mulheres a amamentar com indicação do obstetra.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar