As plantas venosas, ou tóxicas, possuem elementos perigosos capazes de causarem graves intoxicações nos seres humanos. Essas plantas, caso sejam ingeridas ou estejam em contato com a pele podem causar problemas como irritações, ou intoxicações, sendo algumas vezes fatais.
Em caso de ingestão de algum tipo de planta venenosa é recomendado ir imediatamente ao hospital e levar uma foto da planta para identificar a espécie. Já no caso de contato da pele com a planta, é aconselhado lavar a região e evitar coçar. Caso os sintomas na pele piorem, deve ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado.
Veja alguns exemplos destas plantas venenosas, quais são os sintomas que elas causam e o tratamento.
1. Copo de leite 2. Comigo-ninguém-pode 3. Tinhorão
Estas plantas embora seja muito comuns em casa, são bastante tóxicas e, por isso, nunca devem ser consumidas. Além disso, é recomendado cuidar delas utilizando luvas, pois o pólen e a seiva das plantas podem provocar reações na pele.

Sintomas: dor semelhante a queimadura, vermelhidão da pele, inchaço dos lábios e língua, salivação excessiva, dificuldade para respirar, enjoo, vômitos, diarreia, dificuldade em engolir.
Tratamento: Deve-se ir ao hospital para começar o tratamento com remédios analgésicos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e corticoides. Deve-se evitar vomitar, devendo-se ingerir alimentos como leite, clara de ovo, azeite de oliva ou fazer bochechos com hidróxido de alumínio porque ajudam no tratamento. Em caso de contato com os olhos, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos e consulta no oftalmologista.
4. Bico de papagaio
O Bico de papagaio, também conhecido como Poinsétia, é uma planta que produz uma seiva leitosa venenosa e, por isso, deve-se evitar entrar em contato direto ou ingerir alguma das suas partes.

Sintomas: Irritação da pele, com o aparecimento de bolhas avermelhadas, pequenas elevações da pele com pus, coceira e dor semelhante a queimadura. Por ingestão, pode surgir excesso de saliva, dificuldade em engolir, inchaço dos lábios e língua, enjoos e vômitos.
Tratamento: Lavagem da pele com permanganato de potássio, pomadas corticoides e remédios anti-histamínicos para as lesões da pele. Em caso de ingestão, deve-se evitar vomitar e o tratamento deve ser feito com remédios analgésicos e antiespasmódicos. Alimentos protetores da mucosa gastrointestinal, como o leite e o óleo de oliva, podem ajudar. Se o contato com a planta for ocular, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios antissépticos e avaliação pelo oftalmologista.
5. Taioba-brava
Esta planta é bastante venenosa, sendo importante evitar a sua ingestão e o contato direto com a pele desprotegida ou os olhos.

Sintomas: Quando se toca com a pele na planta é possível o surgimento de queimação e vermelhidão. Já no caso de ingestão, a planta pode causar inchaço dos lábios e língua, dificuldade para engolir, sensação de falta de ar, dor de barriga muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.
Tratamento: Remédios analgésicos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e corticoides receitados por um médico. Deve-se evitar vomitar, preferindo ingerir alimentos como leite, clara de ovo, azeite de oliva para neutralizar o veneno da planta.. Em caso de contato com os olhos, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos e consulta no oftalmologista.
6. Espirradeira
A espirradeira é uma planta muito tóxica que pode provocar lesões muito graves com apenas 18 gramas, colocando em risco a vida de um adulto com 80 Kg.

Sintomas: Excesso de salivação, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça intensa, tonturas, confusão, distúrbios visuais, diminuição dos batimentos cardíacas e redução acentuada da pressão arterial.
Tratamento: deve ser iniciado no hospital com remédios antiarrítmicos, antiespasmódicos, para enjoo, protetores de mucosa e adsorventes intestinais. O tratamento para o contato ocular pode ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos, analgésicos e avaliação pelo médico oftalmologista.
7. Dedaleira
As folhas de dedaleira contêm uma alta concentração de digitalina, uma substância que atua no coração, desregulando o batimento.

Sintomas: náuseas, vômitos, dor de barriga forte, diarreia, tonturas, dor de cabeça, diminuição dos batimentos cardíacos e redução acentuada da pressão arterial.
Tratamento: deve ser iniciado no hospital com antiarrítmicos, antiespasmódicos e analgésicos receitados por um médico. No caso de contato com os olhos, deve-se lavar com muita água e consultar um oftalmologista para aplicar pomadas anti-sépticas adequadas.
8. Mandioca-brava 9. Broto de bambu
Estas são duas plantas muito tóxicas que produzem um ácido capaz de destruir as células do organismo, especialmente no trato gastrointestinal.

Sintomas: Enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, hálito de amêndoas amargas, sonolência, convulsões, coma, dificuldade em respirar, distúrbios cardíacos, diminuição da pressão arterial, aumento das pupilas ou paralisia da íris dos olhos e sangramentos.
Tratamento: deve ser iniciado rapidamente no hospital com remédios diretamente na veia e lavagem do estômago.
Saiba mais sobre o que fazer em caso de contato com plantas venenosas: