Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

As plantas venosas, ou tóxicas, possuem elementos perigosos capazes de causarem graves intoxicações nos seres humanos. Essas plantas, caso sejam ingeridas ou estejam em contato com a pele podem causar problemas como irritações, ou intoxicações, sendo algumas vezes fatais.

Em caso de ingestão de algum tipo de planta venenosa é recomendado ir imediatamente ao hospital e levar uma foto da planta para identificar a espécie. Já no caso de contato da pele com a planta, é aconselhado lavar a região e evitar coçar. Caso os sintomas na pele piorem, deve ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado.

Veja alguns exemplos destas plantas venenosas, quais são os sintomas que elas causam e o tratamento.

1. Copo de leite 2. Comigo-ninguém-pode 3. Tinhorão

Estas plantas embora seja muito comuns em casa, são bastante tóxicas e, por isso, nunca devem ser consumidas. Além disso, é recomendado cuidar delas utilizando luvas, pois o pólen e a seiva das plantas podem provocar reações na pele.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: dor semelhante a queimadura, vermelhidão da pele, inchaço dos lábios e língua, salivação excessiva, dificuldade para respirar, enjoo, vômitos, diarreia, dificuldade em engolir.

Tratamento: Deve-se ir ao hospital para começar o tratamento com remédios analgésicos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e corticoides. Deve-se evitar vomitar, devendo-se ingerir alimentos como leite, clara de ovo, azeite de oliva ou fazer bochechos com hidróxido de alumínio porque ajudam no tratamento. Em caso de contato com os olhos, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos e consulta no oftalmologista.

4. Bico de papagaio

O Bico de papagaio, também conhecido como Poinsétia, é uma planta que produz uma seiva leitosa venenosa e, por isso, deve-se evitar entrar em contato direto ou ingerir alguma das suas partes.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: Irritação da pele, com o aparecimento de bolhas avermelhadas, pequenas elevações da pele com pus, coceira e dor semelhante a queimadura. Por ingestão, pode surgir excesso de saliva, dificuldade em engolir, inchaço dos lábios e língua, enjoos e vômitos.

Tratamento: Lavagem da pele com permanganato de potássio, pomadas corticoides e remédios anti-histamínicos para as lesões da pele. Em caso de ingestão, deve-se evitar vomitar e o tratamento deve ser feito com remédios analgésicos e antiespasmódicos. Alimentos protetores da mucosa gastrointestinal, como o leite e o óleo de oliva, podem ajudar. Se o contato com a planta for ocular, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios antissépticos e avaliação pelo oftalmologista.

5. Taioba-brava

Esta planta é bastante venenosa, sendo importante evitar a sua ingestão e o contato direto com a pele desprotegida ou os olhos.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: Quando se toca com a pele na planta é possível o surgimento de queimação e vermelhidão. Já no caso de ingestão, a planta pode causar inchaço dos lábios e língua, dificuldade para engolir, sensação de falta de ar, dor de barriga muito forte, náuseas, vômitos e diarreia.

Tratamento: Remédios analgésicos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e corticoides receitados por um médico. Deve-se evitar vomitar, preferindo ingerir alimentos como leite, clara de ovo, azeite de oliva para neutralizar o veneno da planta.. Em caso de contato com os olhos, o tratamento deve ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos e consulta no oftalmologista.

6. Espirradeira

A espirradeira é uma planta muito tóxica que pode provocar lesões muito graves com apenas 18 gramas, colocando em risco a vida de um adulto com 80 Kg.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: Excesso de salivação, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça intensa, tonturas, confusão, distúrbios visuais, diminuição dos batimentos cardíacas e redução acentuada da pressão arterial.

Tratamento: deve ser iniciado no hospital com remédios antiarrítmicos, antiespasmódicos, para enjoo, protetores de mucosa e adsorventes intestinais. O tratamento para o contato ocular pode ser feito com lavagem com água corrente, colírios anti-sépticos, analgésicos e avaliação pelo médico oftalmologista.

7. Dedaleira

As folhas de dedaleira contêm uma alta concentração de digitalina, uma substância que atua no coração, desregulando o batimento.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: náuseas, vômitos, dor de barriga forte, diarreia, tonturas, dor de cabeça, diminuição dos batimentos cardíacos e redução acentuada da pressão arterial.

Tratamento: deve ser iniciado no hospital com antirrítimicos, antiespasmódicos e analgésicos receitados por um médico. No caso de contato com os olhos, deve-se lavar com muita água e consultar um oftalmologista para aplicar pomadas anti-sépticas adequadas.

8. Mandioca-brava 9. Broto de bambu

Estas são duas plantas muito tóxicas que produzem um ácido capaz de destruir as células do organismo, especialmente no trato gastrointestinal.

9 Plantas venenosas que pode ter em casa

Sintomas: Enjoos, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, hálito de amêndoas amargas, sonolência, convulsões, coma, dificuldade em respirar, distúrbios cardíacos, diminuição da pressão arterial, aumento das pupilas ou paralisia da íris dos olhos e sangramentos.

Tratamento: deve ser iniciado rapidamente no hospital com remédios diretamente na veia e lavagem do estômago.

Saiba mais sobre o que fazer em caso de contato com plantas venenosas:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...