Orelha inflamada: 3 principais causas e o que fazer

Atualizado em dezembro 2023

A orelha inflamada pode ser causada por uma alergia ao material de um brinco, problemas na cicatrização do piercing, maus cuidados com o piercing ou ser devido à pericondrite, que é a inflamação do tecido que recobre a cartilagem e que pode ser causada por picada de inseto ou queimadura, por exemplo.

Em caso de orelha inflamada, é comum que a região fique mais vermelha, inchada e dolorida, além de que em alguns casos pode haver o acúmulo de secreções e presença de pus.

A orelha inflamada pode ser tratada de forma simples, na maioria dos casos, apenas com a limpeza adequada da região. No entanto, caso seja notada secreção e/ ou pus, é importante consultar o médico para que seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de pomadas antibióticas e/ ou de corticoides.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser a orelha inflamada

As principais causas de orelha inflamada são:

1. Alergia

A alergia ao material dos brincos é uma das principais causas de inflamação na orelha, podendo ser notada vermelhidão na orelha, aumento da temperatura local, acúmulo de secreção e dor na região.

O que fazer: caso a inflamação na orelha seja devido ao brinco, é importante retirar o brinco, limpar a região e, em alguns casos, pode ser indicado pelo dermatologista o uso de pomadas anti-inflamatórias. Além disso, é fundamental evitar o uso de brincos que contém a mesma composição para evitar que os sintomas voltem a aparecer.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Piercing na orelha inflamado

Em alguns casos, o piercing na orelha pode inflamar, provocando vermelhidão e dor no local, inchaço e presença de pus. O piercing pode inflamar devido a problemas na cicatrização e/ ou falta de higienização após a sua colocação.

O que fazer: em caso de piercing inflamado, é recomendado lavar bem o local com água e sabão neutro ou antibacteriano, manter a região bem seca e, em alguns casos, fazer uso de medicamentos e/ ou pomadas anti-inflamatórios e antibacterianas. Confira algumas dicas do que fazer para cuidar do piercing inflamado.

3. Pericondrite

A pericondrite é uma situação em que há a inflamação do tecido que recobre a cartilagem da orelha, o que pode ser causada por picadas de inseto, realização de cirurgias no local, queimaduras ou ser consequência de doenças crônicas. Em caso de pericondrite, podem ser notados alguns sintomas como vermelhidão, dor e inchaço do local. Conheça mais sobre a pericondrite.

O que fazer: é recomendado que o dermatologista ou otorrinolaringologista seja consultado para que seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos antibióticos e/ ou corticoesteroides.