Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Vonau: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Vonau é um remédio antiemético que contém ondansetrona na sua composição, indicado para prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos, pois age bloqueando o efeito da serotonina, um tipo de neurotransmissor com ação no sistema gastrointestinal e no cérebro, causando náuseas e vômitos, especialmente nos casos de quimioterapia ou radioterapia.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 4 mg ou 8 mg, com o nome Vonau ou Vonau flash, e deve ser usado somente com indicação médica. Além disso, o Vonau também pode ser encontrado na forma de injeção, sendo utilizado somente em hospitais, sob a supervisão de um profissional de saúde.

Vonau: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O Vonau na forma de comprimidos é indicado para prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos causados por quimioterapia, radioterapia ou cirurgias, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade. 

Já o Vonau injetável é indicado para controle de náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia em adultos e crianças a partir de 6 meses de idade, ou nos casos de prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos em cirurgias, podendo ser usado por adultos e crianças a partir de 1 mês de idade. 

Como usar

A forma de uso do Vonau depende da apresentação do remédio e inclui:

1. Vonau flash

O comprimido de Vonau flash deve ser tomado por via oral, antes ou após a refeição, nos horário, dose e pelo período de tratamento estabelecido pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar próxima dose. Não é recomendado dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

O Vonau flash deve ser removido da embalagem e colocado imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos e seja engolido, não sendo necessário ingerir o remédio com líquidos. É importante deixar o comprimido dissolver na boca sem mastigar, não devendo ser engolido inteiro. 

As doses do Vonau flash variam de acordo com a indicação e a idade e inclui:

Prevenção da náusea e vômito em geral:

  • Adultos: a dose recomendada é de 2 comprimidos de 8 mg;
  • Crianças com com mais de 11 anos: a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 4 mg;
  • Crianças com idade entre 2 a 11 anos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 4 mg.

A dose do Vonau flash para prevenir náusea e vômito depende da orientação e indicação médica.

Prevenção da náusea e vômito pós-operatório:

A dose a utilizar deve ser a descrita anteriormente para cada idade, devendo ser tomada 1 hora antes da anestesia.

Prevenção da náusea e do vômito causada pela quimioterapia:

Em casos de quimioterapia que provoca vômito intenso a dose recomendada para adultos é de 24 mg de Vonau flash em dose única, o que equivale a 3 comprimidos de 8 mg, 30 minutos antes do início da quimioterapia.

Em casos de quimioterapia que provoca vômito moderado, a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 11 anos, é de 1 comprimido de 8 mg, 2 vezes ao dia, sendo que a primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes da quimioterapia , e a segunda dose, deve ser administrada 8 horas depois.

Durante um ou dois dias após o término da quimioterapia, é recomendável tomar 1 comprimido de 8 mg de Vonau flash, 2 vezes ao dia, ou seja 1 comprimido a cada 12 horas.

Para crianças de 2 a 11 anos de idade, a dose recomendada é de 1 comprimido de 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 8 horas, durante 1 ou 2 dias após o término da quimioterapia, conforme orientação médica.

Prevenção de náusea e vômito associado a radioterapia:

Para irradiação total do corpo, a dose recomendada de Vonau flash para adultos é de 1 comprimido de 8 mg, 1 a 2 horas antes de cada dia da radioterapia.

Para radioterapia do abdômen em adultos, é recomendada a dose de 1 comprimido de 8 mg de Vonau flash, 1 a 2 horas antes da radioterapia, e depois uma dose a cada 8 horas após a primeira dose. Estas doses devem ser tomadas em todos os dias da radioterapia quando esse tratamento é feito em mais de um dia. Já no caso de fazer a radioterapia em apenas um dia em dose única de irradiação, deve-se tomar o Vonau flash durante 1 a 2 dias após o término da radioterapia, conforme orientação médica.

Para crianças com idade entre os 2 e 11 anos de idade, recomenda-se a dose de 1 comprimido de 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia. A primeira deve ser administrada 1 a 2 horas antes do início da radioterapia, e depois uma dose a cada 8 horas após a primeira dose. Recomenda-se administrar 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia durante 1 a 2 dias após término da radioterapia, conforme orientação médica.

2. Vonau injetável

O Vonau injetável deve ser aplicado diretamente na veia ou no músculo por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado, e a dose deve ser determinada pelo médico de acordo com a gravidade das náuseas e dos vômitos.

Geralmente, as doses recomendadas para o uso do Vonau injetável são:

  • Adultos: a dose intravenosa ou intramuscular recomendada é de 8 mg, administrada imediatamente antes do tratamento;
  • Crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos de idade: a dose em casos de náuseas e vômitos causados por quimioterapia deve ser calculada pelo médico baseada na área de superfície corporal ou peso da criança.

Esta dose pode ser alterada pelo médico, dependendo da gravidade da situação.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Vonau são diarréia ou prisão de ventre, dor de cabeça, tontura ou cansaço excessivo. 

No caso do uso do Vonau flash comprimidos, é importante procurar ajuda médica se surgirem sintomas como prisão de ventre severa, dor de estômago, inchaço, dor no peito, tontura intensa, desmaio, palpitação cardíaca, pele ou olhos amarelados, visão embaçada ou perda da visão temporária. 

Além disso, o Vonau flash pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, febre, calafrio, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

No caso do Vonau injetável, como o uso é feito em hospitais no caso de surgimento de reação alérgica, o tratamento é imediato. 

Quem não deve usar

O Vonau não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas em tratamento com apomorfina, um remédio indicado para disfunção erétil pois pode causar queda da pressão arterial e perda da consciência ou desmaios.

Além disso, o Vonau não deve ser usado por pessoas alérgicas à ondansetrona ou outros antieméticos como dolasetrona, granisetrona ou palonosetrona, por exemplo. 

Os comprimidos de Vonau flash podem conter fenilalanina e não devem ser usados por pessoas com fenilcetonúria e também não são indicados para uso em crianças com menos de 2 anos. Já o Vonau injetável não deve ser usado em bebês com menos de 6 mês de idade em tratamento com quimioterapia.

Deve-se também evitar o uso de Vonau em pessoas com síndrome do QT longo congênito e usar com precaução em pessoas com problemas no rim ou no fígado. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • GOODIN, Susan; CUNNINGHAM, Regina. 5-HT3-Receptor Antagonists for the Treatment of Nausea and Vomiting: A Reappraisal of Their Side-Effect Profile. The Oncologist. 7. 5; 424-436, 2002
  • SCHNELL, Frederick M. Chemotherapy-Induced Nausea and Vomiting: The Importance of Acute Antiemetic Control. The Oncologist. 8. 2; 187-198, 2003
  • DRUGS.COM. Ondansetron. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/ondansetron.html>. Acesso em 18 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...