Vonau: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022

O Vonau é um antiemético indicado para prevenção ou tratamento de náuseas ou vômitos, causados por quimioterapia, radioterapia ou cirurgias, pois contém ondansetrona na sua composição, que age bloqueando o efeito da serotonina, um tipo de neurotransmissor com ação no sistema gastrointestinal e no cérebro, que pode causar náuseas e vômitos.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 4 mg ou 8 mg, com o nome Vonau ou Vonau flash, e deve ser usado somente com indicação médica.

Além disso, o Vonau também pode ser encontrado na forma de injeção, sendo utilizado somente em hospitais, aplicado por um enfermeiro sob a supervisão médica.

Para que serve

O Vonau na forma de comprimidos é indicado para prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos causados por quimioterapia, radioterapia ou cirurgias, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade.

Já o Vonau injetável é indicado para controle de náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia em adultos e crianças a partir de 6 meses de idade, ou nos casos de prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos em cirurgias, podendo ser usado por adultos e crianças a partir de 1 mês de idade.

Além disso, o Vonau pode ser indicado para ser usado em associação com outros remédios, como corticóides ou anti-histamínicos, para a prevenção de náuseas e vômitos causados por quimioterapia.

O Vonau pode ser usado para enjoo na gravidez e amamentação?

O Vonau não tem indicação oficial e aprovada pela ANVISA para ser usado no tratamento ou prevenção de enjoos na gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Isto porque alguns estudos [1,2,3] mostraram que a ondansetrona, que é a substância ativa do Vonau, pode aumentar o risco de malformações no feto, como lábio leporino, fenda palatina ou problemas cardíacos.

Desta forma, o Vonau durante a gravidez deve ser usado somente se recomendado pelo obstetra, quando outros tratamentos não foram capazes de melhorar os sintomas da hiperemese gravídica, e após avaliação criteriosa dos benefícios para a mulher e dos potenciais riscos para o bebê.

Já outros estudos [4,5] mostraram que a aplicação do Vonau injetável durante ou após a cesaria, não afetou o início da amamentação, e não causou nenhum efeito colateral no bebê. No entanto, a ondansetrona pode passar em pequenas quantidades para o bebê através do leite materno, sendo que seu uso durante a amamentação também só deve ser feito se recomendado pelo médico.

Como usar

A forma de uso do Vonau depende da apresentação do remédio e inclui:

1. Vonau flash

O comprimido de Vonau flash deve ser tomado por via oral, antes ou após a refeição, nos horário, dose e pelo período de tratamento estabelecido pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar próxima dose. Não é recomendado dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

O Vonau flash deve ser removido da embalagem e colocado imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos e seja engolido, não sendo necessário ingerir o remédio com líquidos. É importante deixar o comprimido dissolver na boca sem mastigar, não devendo ser engolido inteiro.

As doses do Vonau flash variam de acordo com a indicação e a idade e inclui:

Prevenção da náusea e vômito em geral:

  • Adultos: a dose recomendada é de 2 comprimidos de 8 mg;
  • Crianças com com mais de 11 anos: a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 4 mg;
  • Crianças com idade entre 2 a 11 anos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 4 mg.

A dose do Vonau flash para prevenir náusea e vômito depende da orientação e indicação médica.

Prevenção da náusea e vômito pós-operatório:

A dose a utilizar deve ser a descrita anteriormente para cada idade, devendo ser tomada 1 hora antes da anestesia.

Prevenção da náusea e do vômito causada pela quimioterapia:

Em casos de quimioterapia que provoca vômito intenso a dose recomendada para adultos é de 24 mg de Vonau flash em dose única, o que equivale a 3 comprimidos de 8 mg, 30 minutos antes do início da quimioterapia.

Em casos de quimioterapia que provoca vômito moderado, a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 11 anos, é de 1 comprimido de 8 mg, 2 vezes ao dia, sendo que a primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes da quimioterapia , e a segunda dose, deve ser administrada 8 horas depois.

Durante um ou dois dias após o término da quimioterapia, é recomendável tomar 1 comprimido de 8 mg de Vonau flash, 2 vezes ao dia, ou seja 1 comprimido a cada 12 horas.

Para crianças de 2 a 11 anos de idade, a dose recomendada é de 1 comprimido de 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 8 horas, durante 1 ou 2 dias após o término da quimioterapia, conforme orientação médica.

Prevenção de náusea e vômito associado a radioterapia:

Para irradiação total do corpo, a dose recomendada de Vonau flash para adultos é de 1 comprimido de 8 mg, 1 a 2 horas antes de cada dia da radioterapia.

Para radioterapia do abdômen em adultos, é recomendada a dose de 1 comprimido de 8 mg de Vonau flash, 1 a 2 horas antes da radioterapia, e depois uma dose a cada 8 horas após a primeira dose. Estas doses devem ser tomadas em todos os dias da radioterapia quando esse tratamento é feito em mais de um dia. Já no caso de fazer a radioterapia em apenas um dia em dose única de irradiação, deve-se tomar o Vonau flash durante 1 a 2 dias após o término da radioterapia, conforme orientação médica.

Para crianças com idade entre os 2 e 11 anos de idade, recomenda-se a dose de 1 comprimido de 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia. A primeira deve ser administrada 1 a 2 horas antes do início da radioterapia, e depois uma dose a cada 8 horas após a primeira dose. Recomenda-se administrar 4 mg de Vonau flash, 3 vezes ao dia durante 1 a 2 dias após término da radioterapia, conforme orientação médica.

2. Vonau injetável

O Vonau injetável deve ser aplicado diretamente na veia ou no músculo por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado, e a dose deve ser determinada pelo médico de acordo com a gravidade das náuseas e dos vômitos.

Geralmente, as doses recomendadas para o uso do Vonau injetável são:

  • Adultos: a dose intravenosa ou intramuscular recomendada é de 8 mg, administrada imediatamente antes do tratamento;
  • Crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos de idade: a dose em casos de náuseas e vômitos causados por quimioterapia deve ser calculada pelo médico baseada na área de superfície corporal ou peso da criança.

Esta dose pode ser alterada pelo médico, dependendo da gravidade dos sintomas. Além disso, o Vonau injetável para a prevenção de náuseas e vômitos causados pela quimioterapia, pode ser associado a outros remédios injetáveis, como a dexametasona ou a difenidramina, por exemplo, aplicados na veia pelo enfermeiro, para potencializar o efeito antiemético na prevenção de náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Vonau são diarréia ou prisão de ventre, dor de cabeça, tontura ou cansaço excessivo.

No caso do uso do Vonau flash comprimidos, é importante procurar ajuda médica se surgirem sintomas como prisão de ventre severa, dor de estômago, inchaço, dor no peito, tontura intensa, desmaio, palpitação cardíaca, pele ou olhos amarelados, visão embaçada ou perda da visão temporária.

Além disso, o Vonau flash pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, febre, calafrio, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

No caso do Vonau injetável, como o uso é feito em hospitais no caso de surgimento de reação alérgica, o tratamento é imediato.

Quem não deve usar

O Vonau não deve ser usado por pessoas em tratamento com apomorfina, um remédio indicado para disfunção erétil pois pode causar queda da pressão arterial e perda da consciência ou desmaios. Além disso, o Vonau não deve ser usado por pessoas alérgicas à ondansetrona ou outros antieméticos como dolasetrona, granisetrona ou palonosetrona, por exemplo.

Além disso, o Vonau não é recomendao durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, devendo seu uso ser feito somente se recomendado pelo obstetra após avaliação dos benefícios do tratamento para a mulher e riscos para o bebê. Durante a amamentação, o Vonau deve ser usado somente se recomendado pelo médico pois pode passar para o bebê em pequenas quantidades através do leite materno.

Os comprimidos de Vonau flash podem conter fenilalanina e não devem ser usados por pessoas com fenilcetonúria e também não são indicados para uso em crianças com menos de 2 anos. Já o Vonau injetável não deve ser usado em bebês com menos de 6 mês de idade em tratamento com quimioterapia.

Deve-se também evitar o uso de Vonau em pessoas com síndrome do QT longo congênito e usar com precaução em pessoas com problemas no rim ou no fígado.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • NATIONAL CANCER INSTITUTE. Nausea and Vomiting Related to Cancer Treatment (PDQ®)–Health Professional Version. 2022. Disponível em: <https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects/nausea/nausea-hp-pdq>. Acesso em 08 ago 2022
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Ondansetron. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK500798/#>. Acesso em 08 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • UERPAIROJKIT, K.; et al. Ondansetron for prophylaxis of spinal morphine induced nausea during early rooming in breastfeeding: A randomized placebo controlled trial. J Med Assoc Thai. 100. 1283–9, 2017
  • KIRBY, R. S. Ondansetron should never be used in pregnancy. BJOG. 128. 1; 113-113, 2021
  • ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. A Gerência de Farmacovigilância alerta para o risco de ocorrência de malformações congênitas com o uso do medicamento ondansetrona. 2019. Disponível em: <http://antigo.anvisa.gov.br/listagem-de-alertas/-/asset_publisher/R6VaZWsQDDzS/content/a-gerencia-de-farmacovigilancia-alerta-para-o-risco-de-ocorrencia-de-malformacoes-congenitas-com-o-uso-do-medicamento-ondansetrona-/33868?inheritRedirect=false>. Acesso em 08 ago 2022
  • JOB, K. M.; et al. Development of a Generic Physiologically-Based Pharmacokinetic Model for Lactation and Prediction of Maternal and Infant Exposure to Ondansetron via Breast Milk. Clin Pharmacol Ther. 111. 5; 1111-1120, 2022
  • RYAN, J. L. Treatment of Chemotherapy-Induced Nausea in Cancer Patients. Eur Oncol. 6. 2; 14–16, 2010
  • HUYBRECHTS, K. F.; et al. Association of Maternal First-Trimester Ondansetron Use With Cardiac Malformations and Oral Clefts in Offspring. JAMA. 320. 23; 2429-2437, 2018
  • AGENCIA ESPAÑOLA DE MEDICAMENTOS Y PRODUCTOS SANITARIOS. Ondansetrón: riesgo de defectos de cierre orofaciales (labio leporino, paladar hendido) tras su uso durante el primer trimestre del embarazo. 2019. Disponível em: <https://www.aemps.gob.es/informa/notasinformativas/medicamentosusohumano-3/seguridad-1/ondansetron-riesgo-de-defectos-de-cierre-orofaciales-labio-leporino-paladar-hendido-tras-su-uso-durante-el-primer-trimestre-del-embarazo/>. Acesso em 08 ago 2022
  • ZAMBELLI-WEINER, A.; et al. First trimester ondansetron exposure and risk of structural birth defects. Reproductive Toxicology. 83. 14-20, 2019
  • HUYBRECHTS, K. F.; et al. Intravenous Ondansetron in Pregnancy and Risk of Congenital Malformations. JAMA. 232. 4; 372–374, 2020
  • GOODIN, Susan; CUNNINGHAM, Regina. 5-HT3-Receptor Antagonists for the Treatment of Nausea and Vomiting: A Reappraisal of Their Side-Effect Profile. The Oncologist. 7. 5; 424-436, 2002
  • SCHNELL, Frederick M. Chemotherapy-Induced Nausea and Vomiting: The Importance of Acute Antiemetic Control. The Oncologist. 8. 2; 187-198, 2003
  • DRUGS.COM. Ondansetron. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/ondansetron.html>. Acesso em 18 jun 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

    14:07 | 82208 visualizações